Reviravolta no PIX! Cancelamento após depósito por engano gera tumulto entre consumidores
Com a nova tecnologia de pagamentos instantâneos por PIX, os clientes dos bancos devem redobrar a atenção no momento de fazer uma transação bancária.
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Isto porque, caso um pix seja realizado por engano, o cancelamento só poderá ser feito caso a transação tenha sido agendada, isto é, caso o valor ainda não tenha sido entregue em outra conta.
No entanto, caso o valor já tenha sido depositado, a primeira opção é entrar em contato com o recebedor e pedir a devolução da quantia.
E se o recebedor se recusar a devolver o dinheiro?
Segundo o consultor do Banco Central do Brasil, Breno Lobo, caso o recebedor da transação por engano não queira devolver o dinheiro por livre e espontânea vontade, um processo deverá ser iniciado e o primeiro passo é entrar em c
“Se não resolver de boa-fé, a pessoa que fez o PIX deve acionar o banco, porque ele tem todos os dados da pessoa que recebeu e pode entrar em contato com a instituição na qual o recebedor tem conta, para que haja a devolução dos recursos”, disse.
Se mesmo após o contato, o responsável não devolver o valor, a Justiça deve ser acionada: “Ela vai entrar com um processo falando que cometeu um erro e aí tem que esperar o juiz reconhecer o erro e obrigar quem recebeu errado a devolver […] a parte que recebeu vai ter que explicar a origem do dinheiro, se defender. Se for caso de erro, não tem jeito, ela vai acabar tendo que devolver”, finalizou.
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