Marco na medicina! Anvisa aprova novidade histórica no tratamento preventivo contra o HIV
Segundo informações do G1, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), autorizou um medicamento inédito no tratamento contra a HIV no Brasil. Esta é a primeira medicação injetável contra a doença.
+ Barraco em avião! Passageiros encrenqueiros devem sofrer punições graves após mudança de lei
Intitulada cabotegravir, a substância tem o intuito de prevenir eventuais infecções pelo vírus causador da Aids e recebeu autorização para ser usada no país. Considerando a ausência de vacina contra o HIV, a novidade está sendo considerada uma inovação em busca da prevenção.
No dia 5 de junho deste ano, o remédio foi registrado na publicação do Diário Oficial da União (DOU). No entanto, ainda não há informações sobre a data de comercialização.
Qual a diferença entre os medicamentos atuais e a nova substância?
Atualmente, a prevenção do HIV no Brasil é feita com medicamentos via oral, através de dois comprimidos (tenofovir/entricitabina), que são disponibilizados gratuitamente à população, através do SUS.
Segundo os profissionais da saúde, o novo medicamento é injetável e de ação prolongada. Isso significa que o tratamento responde melhor, além dos pacientes ganharem a comodidade de tomar um remédio com menor frequência.
Fique por dentro de TUDO que está rolando no cotidiano:
+ Gás gratuito! Governo promove iniciativa histórica e recursos geram impacto na vida financeira
+ Caos nas concessionárias! Queda histórica nos preços dos carros causa pânico entre consumidores
+ Você informa o CPF na hora de fazer compras? Saiba de uma vez por todas como proteger seus dados