Tendência nos anos 60, óculos de Rita Lee virou marca registrada da cantora; saiba mais sobre o acessório icônico
Uma das cantoras mais icônicas da música brasileira, Rita Lee morreu aos 75 anos nesta terça-feira (9). Com um estilo rebelde e único, a eterna Rainha do Rock brasileiro usava óculos como sua marca registrada.
“A primeira coisa que faço quando acordo é colocar meus óculos e enxergar o mundo”, disse a artista durante uma entrevista para a Revista Quem, em 2015.
Os óculos com lentes vermelhas e arredondadas completam o visual icônico de Rita Lee, combinados com o cabelo curto, vermelho e com franjinha. Grande sucesso nos anos 1960, o acessório se tornou tendência durante o movimento hippie, sendo associado a outros grandes nomes como John Lennon e Ozzy Osbourne.
Apesar da febre dos óculos redondos ter sido na década de 60, eles existem há muitos anos. O acessório surgiu no século XIII, mas não era usado da forma convencional que conhecemos atualmente. Na época, a maioria dos óculos não contavam com hastes ou armações para segurar as lentes, sendo utilizados, portanto, com o apoio das mãos.
Com o passar dos anos, os óculos redondos continuam em alta e podem ser usados em vários estilos. Nos anos 2000, eles também viraram símbolos de grandes nomes da cultura pop, como o personagem Harry Potter (interpretado por Daniel Radcliffe) nos filmes da saga Harry Potter, e até mesmo como acessório usado pelo magnata da informática Steve Jobs.
Além de seus visuais icônicos e grande trabalho na música, a lendária Rita Lee também é uma referência por ter falado sobre temas tabus na sociedade, como sexo e drogas. Desde 2021, ela lutava contra um câncer descoberto em seu pulmão, e vivia reclusa ao lado de Roberto de Carvalho, compositor e seu marido.
Marido de Rita Lee emociona os internautas ao publicar homenagem para a cantora: “Até amanhã”
Após o anuncio oficial da morte de nossa eterna rainha do rock, Rita Lee, seu marido, Roberto de Carvalho, usou suas redes sociais para prestar uma homenagem à cantora. No registro, a artista surge gesticulando em um sinal de adeus. O multi-instrumentista utilizou a canção “Menino de Braçanã” para exaltá-la na publicação.
“É tarde, já vou indo. Preciso ir embora, até amanhã…”, escreveu Roberto na legenda do post. No campo de comentários, o marido de Rita recebeu o apoio de diversos famosos. “Sinto muito”, escreveu Eliana. “Um beijo com todo meu amor pra vocês”, comentou o artista Evandro Mesquita. “Você é pra sempre. Te amo”, disparou a cantora Ana Vilela.
Ver essa foto no Instagram
Acompanhe a cobertura sobre Rita Lee:
+ Presidente Lula decreta luto oficial de três dias após morte de Rita Lee: “Enfrentou o machismo”
+ Durante luta contra o câncer, Rita Lee havia apelidado tumor com nome de político: “Bom humor”
+ Luto nacional! Famosos lamentam morte de Rita Lee nas redes sociais