Rita Lee: confira o legado musical da cantora nas trilhas sonoras das principais novelas brasileiras
O mundo da música perdeu mais uma grande artista! Rita Lee (1947 – 2023), a Rainha do rock brasileiro, uma das artistas mais revolucionárias da história da música, nos deixou na noite desta segunda-feira (8). A confirmação foi compartilhada nas contas de Instagram do marido da musa do rock nacional, o músico Roberto de Carvalho, na manhã desta terça-feira (9).
+ URGENTE! Morre Rita Lee, aos 75 anos, após complicações em seu estado de saúde
Rita foi diagnosticada com um câncer de pulmão em 2021 e vinha fazendo tratamentos contra a doença. Infelizmente, a dona do hit “Obrigado Não” acabou tendo complicações em seu estado de saúde e faleceu aos 75 anos.
Rita ficou conhecida como “rainha do rock brasileiro”, mas trabalhou com diversos outros gêneros como pop rock, MPB, new wave e disco. Durante o movimento Tropicália no País, a cantora trabalhou com o rock psicodélico. E as músicas da artista ficaram em evidência também nas trilhas sonoras das principais novelas da TV brasileira! Relembre:
Músicas de Rita Lee nas trilhas sonoras das principais novelas brasileiras
A entrada de Rita Lee com suas músicas em trilhas sonoras de novelas aconteceu em 1970, com “Sucesso, Aqui Vou Eu”, tema da novela ‘A Próxima Atração’. Depois, vieram “Lá Vou Eu”, do folhetim ‘O Grito’; “Esse Tal de Roque Enrow” e “Agora Só Falta Você”, de ‘Bravo’.
“Coisas da Vida” fez parte da trilha das tramas ‘Casarão” e “Boogie Oogie’; “Ambição”, da primeira versão de ‘O Astro’; “Eu e Meu Gato”, de ‘O Pulo do Gato’; “Agora é Moda”, de ‘Dancin’ Days’.
Na década de 1980, a musa do rock nacional emplacou outros sucessos. “Chega Mais”, tema de abertura da novela homônima, além de “Sassaricando” e “Baila Comigo”. “Flagra” foi o tema de abertura de ‘Final Feliz’.
Ainda nessa década, tiveram “Atlântida”, de ‘Sétimo Sentido’; “Só de Você”, de ‘Louco Amor’; “Raio X”, de ‘Champanhe’; “Bobos da Corte”, de ‘Partido Alto’; “Pega Rapaz”, de ‘Brega & Chique’; e “Independência e Vida”, de ‘Top Model’.
Os anos 1990 seguiram marcados por músicas populares na carreira de Rita Lee. Na telenovela ‘Lua Cheia de Amor’, com a canção “La Miranda”. “Dias Melhores Virão” foi tema de ‘Mico Preto’ e, posteriormente, de ‘Sangue Bom’. “Mon Amour” veio na trilha de ‘Fera Ferida’. “Vítima” foi tema de abertura de ‘A Próxima Vítima’, enquanto “Dona Doida” foi usada na icônica abertura de ‘Zazá’.
“O que Você Quer” foi tema de ‘Corpo Dourado’ e “O Gosto do Azedo” esteve na trilha da segunda versão de ‘Pecado Capital’.
“Erva Venenosa” foi o hit do álbum “3001” (2000) que emplacou nas paradas musicais de todo o Brasil. Com o grande reconhecimento e sucesso, a música foi incluída nas trilhas sonoras de ‘Um Anjo Caiu do Céu’, ‘Cobras e Lagartos’ e ‘Escrito nas Estrelas’.
Em 2001, Rita Lee gravou um CD com releituras de alguns clássicos dos Beatles. O disco é lançado com o título “Aqui, Ali, Em Qualquer Lugar”. O álbum também teve muita repercussão, tanto que a faixa-título foi tema da novela ‘Agora É Que São Elas’.
O mesmo se repetiu com a música “Minha Vida” que foi tema de duas novelas: ‘Desejos de Mulher’ e ‘Espelho da Vida’.
“Pra Você Eu Digo Sim” foi tema de ‘As Filhas da Mãe’. Já o hit “Amor e Sexo” esteve na trilha de ‘Celebridade’. “Tudo Vira Bosta” embalou a novela ‘Senhora do Destino’ e ‘O Sétimo Guardião’; “Cecy Bom” compôs a trilha de ‘Caras & Bocas’.
Em 2010, foi convidada pelo diretor Jorge Fernando para regravar seu sucesso de 1985, “Ti Ti Ti”. A música foi usada na abertura do remake da novela ‘Ti Ti Ti’ , novela das 19 horas.
Rita continua em plena ascensão com a dobradinha musical da cantora e temas de novelas. “Rapaz”, da segunda versão de ‘Guerra dos Sexos’; “Ovelha Negra” de ‘A Vida da Gente’ e ‘Mulheres de Areia’; “Felicidade”, de ‘Êta, Mundo Bom’; e “As Mina de Sampa”, de ‘Órfãos da Terra’.
SAIBA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS SOBRE A MORTE DE RITA LEE:
+ Rita Lee: relembre a trajetória musical da cantora que marcou a cena roqueira brasileira
+ Durante luta contra o câncer, Rita Lee havia apelidado tumor com nome de político: “Jair”
+ Rita Lee fez ‘profecia’ sobre sua morte em trecho de livro autobiográfico: “Posso imaginar”