Rita Lee: relembre a trajetória musical da cantora que marcou a cena roqueira brasileira

Rita Lee: relembre a trajetória musical da cantora que marcou a cena roqueira brasileira - Metropolitana FM

O mundo da música perdeu mais uma grande artista! A eterna Rita Lee (1947 – 2023), a Rainha do rock brasileiro, uma das artistas mais revolucionárias da história da música, nos deixou na noite desta segunda-feira (8). A confirmação foi compartilhada nas contas de Instagram da cantora e do marido, o músico Roberto de Carvalho, na manhã desta terça-feira (9).

+ URGENTE! Morre Rita Lee, aos 75 anos, após complicações em seu estado de saúde

Rita foi diagnosticada com um câncer de pulmão em 2021 e vinha fazendo tratamentos contra a doença. No entanto, infelizmente, a cantora acabou tendo complicações em seu estado de saúde e faleceu aos 75 anos.

Com músicas que falam sobre a independência feminina e marcadas por sua forte ironia, a musa do rock nacional é lembrada por sua voz ativa em movimentos revolucionários. Por toda a grande importância da trajetória de Rita no mundo da música, a redação Metropolitana FM relembra o legado musical que sempre será eterno da Rainha do rock brasileiro!

Começo da carreira musical de Rita Lee

Nascida em uma véspera de Ano Novo, em 31 de dezembro de 1947, Rita Lee manteve relação próxima com o universo musical desde criança. Suas primeiras composições e apresentações foram feitas durante a adolescência.

Ela começou sua trajetória artística ainda nos anos 1960. A primeira experiência da cantora foi com o grupo musical feminino Teenage Singers, em 1963. O grupo, formado com amigas, se juntou ao trio masculino Wooden Faces. A junção dos grupos foi a gênese da banda Os Mutantes, formada por além de Rita, com Arnaldo Baptista e Sérgio Dias, que marcou o início do renome da musa do rock nacional.

O grupo marcou a música brasileira com canções como “A Minha Menina” e “Ando Meio Desligado”, essa última composta por Rita e os parceiros. Já nos anos 1970, ao lado da banda Tutti Frutti, Rita lançou algumas das principais canções da carreira, como “Agora só Falta Você” e “Fruto Proibido”.

A cantora foi casada com Arnaldo enquanto ainda integrava Os Mutantes, mas se separaram, e em 1977 assinaram o divórcio. Após o fim do relacionamento, Rita foi expulsa da banda pelo ex-marido, e segundo ela própria, outro motivo de sua saída também foi por incompatibilidades, pois ela não tinha o necessário para seguir o novo interesse musical do grupo: o rock progressista.

Este período ficou marcado pelo início da relação amorosa entre Rita e Roberto de Carvalho, além de problemas enfrentados por ela em meio à ditadura militar. A cantora chegou a ser presa por porte de maconha na época, o que afetou sua carreira musical. Ainda nos anos 1970, a artista retorna à música em turnê com Gilberto Gil, intitulada “Refestança”, e lança com a Tutti Frutti o álbum “Babilônia”.

Da vertente do rock e da experimentação, Rita foi se aproximando de uma linguagem mais pop, inaugurada pelo álbum “Rita Lee” (1979) e traz sucessos reconhecidos até hoje, como “Mania de Você”, “Chega Mais” e “Doce Vampiro”.

Os anos 1980 seguiram marcados por músicas populares na carreira de Rita, incluindo hits como “Lança Perfume”, “Baila Comigo”, “Mutante”, “Desculpe o Auê”, “Flagra” e “Flerte Fatal”. Já nos anos 1990, a artista teve série de canções em novelas da TV Globo. “Vítima” foi tema de abertura de ‘A Próxima Vítima’ (1995), enquanto “Dona Doida” foi usada em ‘Zazá’ (1997).

Ainda no final dos anos 1990, foi lançado o “Acústico MTV – Rita Lee” (1998). Já no começo dos anos 2000, o disco “3001” (2000) ficou marcado pelos hits “Erva Venenosa” e “Pagu”. Outro sucesso da época foi “Amor e Sexo”, do álbum “Balacobaco” (2003).

O último disco de Rita Lee foi “Reza”, lançado em 2012, reconhecido pela música-título e presente na trilha sonora da novela ‘Avenida Brasil’ (2012). Já a última canção lançada pela artista foi “Change”,  em 2021.

Cantoras se manifestam sobre morte de Rita Lee

Minutos após o anúncio da morte de Rita Lee, várias cantoras influenciadas pela musa do rock nacional compartilharam postagens especiais sobre a artista. Confira algumas delas:

  • Pitty

  • Preta Gil

  • Vanessa da Mata

SAIBA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS SOBRE A MORTE DE RITA LEE:

+ Luto nacional! Famosos lamentam morte de Rita Lee nas redes sociais

+ LUTO! Família de Rita Lee anuncia cerimônia de despedida da cantora: “Aberto ao público”

+ Homenagem! Carreira de Rita Lee é celebrada por Grammy Latino e comove fãs: “Artista visionária”