Teoria da Pixar: Como ‘Elementos’ se encaixa na famosa teoria dos fãs?
Elementos é a mais nova animação da Pixar Animation Studios e uma pergunta que ficou no ar é como a animação se encaixa na Teoria da Pixar. Criada por Jon Negrini em 2013, a teoria diz que todos os filmes do estúdio compõem o mesmo universo e revelam a história da Terra.
+ Elementos: Crítica | “Você sempre foi o meu maior sonho”
Segundo a Teoria da Pixar, o ponto inicial do universo das animações seria O Bom Dinossauro (2015). Na animação de Peter Sohn, os animais são muito mais inteligentes do que os humanos imaginam. Isso acontece novamente em Valente (2012), Procurando Nemo (2003), Ratatouille (2007) e Up – Altas Aventuras (2009).
Conforme a evolução ocorre, a tecnologia também evolui como é mostrado com o vilão Síndrome em Os Incríveis (2004), que acabou evoluindo nos brinquedos da franquia Toy Story e os robôs de WALL-E (2008).
Com a poluição do meio ambiente, os animais acabam se revoltando contra os humanos após os acontecimentos de Up – Altas Aventuras. As máquinas, no começo, ajudam os humanos sobreviventes a fugir para o espaço nas naves Axiom que aparecem em WALL-E. Como alguns robôs continuaram na Terra e os humanos a abandonaram, é a explicação do porquê dos veículos de Carros (2006) estarem sozinhas.
Após um tempo, as máquinas deixam de funcionar e os humanos acabam voltando à Terra e a planta do final de Up – Altas Aventuras acaba florescendo e se tornando a árvore onde as formigas de Vida de Inseto (1998) vivem.
Devido à radiação das baterias de BnL, os insetos evoluem para os monstros de Monstros S. A. (2001). Evoluídos, os monstros percebem que os humanos são a melhor fonte de energia “limpa” e criam as portas para viajar no tempo para conseguir a fonte. Com a confusão causada em Monstros S. A., Boo fica determinada a encontrar Sully.
Boo então descobre que a porta de seu armário é a chave para a viagem no tempo. Ela viaja e acaba no tempo de Valente onde se torna a Bruxa e aprende a usar a magia das luzes e continua tentando decifrar como funciona a viagem no tempo.
Em sua eterna busca por Sully, Boo acaba em algum momento nos universos de Viva – A Vida é Uma Festa (2017), Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica (2020), Soul (2020), Luca (2021) e Red: Crescer É uma Fera (2022) e espalha a magia.
Como Elementos se encaixa na Teoria da Pixar?
Em Elementos, há diversas referências as animações anteriores da Pixar: há o caminhão do Pizza Planet — uma referência de que Boo visitou o local em algum momento — e um pôster de Elio (futura animação), dando a entender que os universos das animações podem estar conectados.
Uma das opções de como Elementos se encaixa na Teoria é que a animação de Peter Sohn ocorre ou muitos anos depois do final de Monstros S.A., ou muitos anos antes de O Bom Dinossauro.
A Teoria da Pixar não foi oficializada pelo estúdio.
Todas as animações da Pixar estão disponíveis na Disney+ e Elementos continua em exibição nos cinemas.
Saiba mais sobre Séries e Filmes:
+ Sex Education: Netflix divulga trailer emocionante de quarta temporada; confira
+ As Crônicas de Nárnia: Greta Gerwig irá dirigir filmes do clássico de C.S. Lewis da Netflix