Elementos: Crítica | “Você sempre foi o meu maior sonho”

Elementos: Crítica | “Você sempre foi o meu maior sonho” - Metropolitana FM

Apesar do receio de certas pessoas, Elementos é bom, na verdade, a primeira comédia romântica da Pixar é realmente ótima. A animação transporta o expectador para uma verdadeira comédia romântica, resumindo, você vai rir, mas também vai chorar.

+ Elementos: Leah Lewis e Mamoudou Athie dão detalhes da comédia romântica em novo spot

A trama da animação é inspirada na vida de Peter Sohn, o diretor é filho de imigrantes coreanos e, durante todo o filme, ele nos insere na realidade de uma família que deixou sua terra natal para começar algo novo em um ambiente completamente diferente.

Sohn nos apresenta a euforia, o medo, a ansiedade, a determinação, o preconceito, a expectativa e a esperança. Essas emoções são mostradas através dos pais de Faísca, eles chegam a Cidade Elementos querendo uma vida melhor, mas por serem Fogo e por falarem outro idioma, eles são obrigados a lidar com o preconceito e com uma cidade que não era adaptada para eles.

Faísca foi criada para assumir a loja da família, para evitar o contato com outros elementos e com a determinação de fazer todo o possível para honrar os sacrifícios de seus pais. Nesse contexto, a jovem com um temperamento explosivo só poderá assumir a loja quando tiver autocontrole e é aí que conhecemos Gota. Ao contrário de Faísca, o jovem d’água foi criado com todos os privilégios da Cidade Elementos.

Faísca e Gota em uma cena de "Elementos" (Foto: Reprodução/Pixar)

Faísca e Gota em uma cena de “Elementos” (Foto: Reprodução/Pixar)

Quando os protagonistas se encontram chegamos ao momento comédia romântica clássica dos anos 2000: a mocinha não suporta o mocinho e ele quer mostrar a ela um mundo completamente novo. Dessa forma, Gota vai conquistando Faísca e nos conquistando rapidamente.

Os protagonistas são obrigados a encarar uma nova realidade: Faísca precisa sair de sua zona de conforto para salvar o sonho de seus pais e Gota precisa entender que a experiência que ele viveu não é a mesma que a de todos. O desenvolvimento do casal improvável criado por Sohn nos faz torcer para que eles deem certo desde a primeira interação deles.

Apesar do romance, Elementos é uma metáfora para a realidade que nos cerca. A Cidade Elementos não difere de qualquer cidade: tem burocracia, fãs de esporte e a felicidade nos mínimos detalhes. A animação é sobre descobrir seu sonho e ter a coragem para segui-lo e, acima de tudo, a animação é sobre amor e sacrifício, sobre respeitar as diferenças e honrar as suas tradições.

Faísca na imagem promocional de "Elementos" (Foto: Reprodução/Pixar)

Faísca na imagem promocional de “Elementos” (Foto: Reprodução/Pixar)

O design de Elementos é inovador e belíssimo, a animação não deve em nada para Gato de Botas 2 ou Aranhaverso, ela é única e detalhada para representar cada elemento. A dublagem brasileira está de parabéns, os dubladores conseguiram trazer expressões que conhecemos para o filme sem perder nenhum traço de emoção.

Elementos pode ser considerado um novo clássico da Pixar, é uma animação que você vai querer ver de novo e de novo. Sohn provou que o estúdio não perdeu o jeito para fazer filmes de sucesso, Elementos tem uma trama madura e, mesmo assim, é um filme para todas as famílias.

NOTA: 9,8

Elementos estreia na próxima quinta-feira, 22, nos cinemas brasileiros.

Saiba mais sobre Elementos:

+ Elementos: Gota conhece Bernie Lumen, pai de Faísca, em novo spot; confira

+ Elementos: Novo teaser mostra Faísca e Gota explorando suas diferenças

+ Elementos: Pixar lança trailer de animação protagonizada por Leah Lewis e Mamoudou Athie