Figurantes de novela infantil do SBT denunciam emissora após descaso nos bastidores

Os figurantes de “A Infância de Romeu e Julieta” estão revoltados os produtores da novela. Isso porque, segundo uma denúncia realizada no Sindicato dos Artistas e Técnicos de Espetáculos de Diversões do Estado de São Paulo, eles estão passando fome nos bastidores de gravações.
De acordo com o portal Notícias da TV, o caso piorou ainda mais após a realização de uma gravação externa, na cidade de Cajamar, na Grande São Paulo. Cerca de 60 atores que haviam sido contratados para a gravação alegam que foi prometido a eles um almoço, mas ao chegar a sede da emissora, eles receberam apenas quatro esfihas e nenhuma bebida.
Segundo fontes do portal de notícias, teve uma senhora que chegou a passar mal de fome e outro figurante garantiu que a situação piorou neste ano, já que em 2022 era mais tranquilo realizar os trabalhos. Os profissionais também afirmam que em todas as outras emissoras que já trabalharam tem lanche, água e café a disposição durante toda a diária, algo muito diferente do visto na emissora de Silvio Santos.
Além da falta de comida, os figurantes também afirmam que, em certas situações, nem mesmo um figurino é recebido e eles precisam usar as próprias roupas na gravação. Segundo eles, o pagamento também é abaixo do mercado. Enquanto durante uma diária de gravação em filmes ou séries eles chegam a ganhar com R$ 300, no SBT o pagamento não passa de R$ 100.
Figurantes acusam SBT de empobrecer a alimentação oferecida a eles nas gravações de A Infância de Romeu e Julieta. Uma externa em Cajamar, no último dia 11, foi o estopim para que alguns deles desistissem do trabalho e denunciassem o caso ao Sated.
⌨️ Notícias da TV pic.twitter.com/99xLPxK6ai
— eplay (@forumeplay) September 4, 2023
SBT nega as acusações
O portal Notícias da TV decidiu então apurar o caso e procurou o SBT para esclarecimentos. Por meio de uma nota, a emissora negou a falta de cuidado e garantiu que trata os trabalhadores com dignidade.
“Esclarecemos que o SBT não cometeu nenhuma irregularidade em relação à alimentação dos figurantes contratados. Há estrita observância às normas legais e, acima de tudo, às questões éticas que governam todas as nossas relações e operações, inclusive e não menos importante, o fornecimento de alimentação aos profissionais contratados via agências”, iniciava o texto.
A empresa alegou que pediu para que os figurantes chegassem alimentados para a gravação: “As acusações são infundadas e não condizem com a realidade dos fatos. O SBT, de forma bastante diligente, comunicou previamente à empresa contratada sobre horários para a refeição/almoço, sobretudo, de antemão, considerando que as gravações estavam programadas para início a partir das 15h. O SBT comunicou e alertou que os figurantes deveriam ter comparecido às gravações devidamente alimentados”.
“Nesse contexto, o SBT adotou as providências imediatas e possíveis para o momento de forma a buscar alternativas satisfatórias. Há, em nossas dependências, restaurantes independentes que têm limitação no que se refere à quantidade de refeição fornecida e, o mais gravoso, horários fixos para atendimento, razão pela qual a alternativa viável encontrada foi a disponibilização de pizzas/esfihas e bebidas”, seguia.
“Certos de que o SBT é uma empresa séria, comprometida e idônea, cumpridora de suas obrigações, informamos que nunca existiu qualquer reclamação similar atribuindo ao SBT negligência em relação ao assunto alimentação. Esperamos ter esclarecido os fatos, afastadas quaisquer dúvidas sobre a conduta da empresa”, finalizava o texto.
FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MUNDO DA TV E DOS FAMOSOS:
+ Anne Lottermann expõe conversas íntimas com Faustão e revela futuro após demissão da Band
+ Aclamada no ‘Lip Sync’, Tati Machado é a queridinha do público e chama a atenção na competição
+ Bruno Mars entra no palco com microfone desligado em transmissão na TV e irrita telespectadores