Carnaval 2024: médica especialista revela como manter os cuidados com a pele durante a folia
É Carnaval! Considerada a melhor época do ano para muitos brasileiros, o feriadão é marcado pela extravagância nos looks, maquiagens coloridas e muito glitter, além de ocorrer em locais abertos e com alta exposição solar, no auge do verão.
+ Cabelo no verão: 7 dicas indispensáveis para cuidar dos fios na praia e na piscina
Portanto, é indispensável caprichar nos cuidados com a pele para evitar danos à saúde cutânea e manter a beleza durante e após o Carnaval.
Para te ajudar nessa missão, a Metropolitana FM conversou com a Dra. Fernanda Nichelle, médica que atua exclusivamente na área estética.
Confira a entrevista abaixo!
Metropolitana FM: No Carnaval, quais são os cuidados básicos que devemos ter com a pele antes de sair de casa e curtir a folia nas ruas?
Dra. Fernanda Nichelle: É indispensável o uso do filtro solar diariamente, e a aplicação não deve ser só no rosto, mas em todas as áreas expostas, como pescoço, braços, pernas, orelhas e mãos. O correto é aplicar o filtro solar de 3 em 3 horas, mas como sabemos que muito esquecem, sugiro que passe o de maior fator.
Metropolitana FM: Quais as indicações para peles oleosas, mistas e sensíveis?
Dra. Fernanda Nichelle: Oleosas: usar hidratantes e filtro solar oil free (‘livre de óleo’, em tradução livre para o português). Caprichar na higiene com sabonetes específicos para este tipo de pele.
Mistas: usar sérum e hidratante logo em seguida. Realizar limpezas de pele com maior frequência.
Sensível: utilizar produtos específicos para peles sensíveis que não contenham ativos irritativos, como álcool na composição, por exemplo. Evitar se expor ao sol e ao calor por muito tempo. Aposte em chapéus, bonés ou outros acessórios de cabeça que ajudam a proteger o rosto.
Metropolitana FM: Sabemos que muitas pessoas gostam de usar glitter e tintas coloridas no rosto para se fantasiar no Carnaval. As tintas coloridas são prejudiciais à pele? Se sim, há alguma outra alternativa?
Dra. Fernanda Nichelle: Sim, elas podem conter ativos que causam alergias. Opte por produtos hipoalergênicos e faça um teste de alergia antes: aplique em uma pequena quantidade na região do antebraço e observe se ocorreu alguma reação como vermelhidão ou coceira nas 24h seguintes. Caso haja, suspenda o uso.
Metropolitana FM: Ao chegar em casa, é fato devemos remover as impurezas do rosto antes de dormir. Qual é o modo mais eficaz de tirar adequadamente a maquiagem e o glitter da face?
Dra. Fernanda Nichelle: Eu indico usar solução micelar, bálsamo demaquilante ou óleo de coco extra virgem, que também ajuda ao mesmo tempo a hidratar a pele. Como a maquiagem do Carnaval é mais pesada, deve-se lavar o rosto com água morna, sabonete próprio para o seu tipo de pele e movimentos leves para não machucar. Isso ajuda bastante.
Fique por dentro de todas as notícias sobre famosos, beleza e estilo:
+ Efeito Mermaidcore: saiba como aderir à tendência sereia que é queridinha de Yasmin Brunet
+ Adriane Galisteu ousa com look decotado e marca presença em ensaio da Portela
+ Preparação intensa! Juju Salimeni foca em dieta pré-Carnaval para emagrecer; saiba mais detalhes
Hidrate-se!
Lembre-se que manter a hidratação durante todo esse período de alta exposição solar é fundamental para manter o organismo funcionando, evitando, inclusive, o ressecamento da pele e a perda de viço. Por isso, beba água em abundância, tenha sempre uma garrafinha com você.
Se for consumir bebida alcóolica, não se esqueça de alternar sua ingestão com a água. Além de evitar a ressaca, a saúde da sua pele agradece. Outras boas opções para este momento são água de coco e sucos naturais, além de verduras, frutas e carboidratos leves.