Cabelo no verão: 7 dicas indispensáveis para cuidar dos fios na praia e na piscina
Calor, praia, piscina, brisa de fim de tarde… No verão tem tudo isso, e não é à toa que é uma das melhores estações do ano. Embora seja delicioso, é necessário ter alguns cuidados com os cabelos, afinal, o combo sol + água do mar + cloro + vento pode prejudicar os fios.
É comum voltarmos para casa depois de uns dias na praia e perceber que os fios estão mais ressecados, quebradiços e sem brilho. Mas, como para tudo há um jeito de resolver, é possível curtir o verão e manter a saúde das madeixas em dia.
Confira as dicas a seguir e coloque em prática!
1. Hidratação em dia, sempre!
O sol resseca os cabelos e a água do mar e da piscina contribuem ainda mais para esse efeito. Por isso, é muito importante manter os fios hidratados antes e depois de dar aquele mergulho. Inclusive, hidratar o cabelo previamente ajuda a blindá-lo de agentes externos. Então, coloque na sua mala de viagem uma boa máscara de hidratação para usar no banho, depois do shampoo e antes do condicionador.
2. Use protetor térmico
A pele precisa de protetor solar, certo? E com o cabelo não é diferente, os fios também precisam de proteção para se manterem saudáveis. Há produtos especiais que protegem as madeixas contra a ação dos raios ultravioleta, como protetor térmico, leave-in e finalizadores.
3. Água doce ajuda (e muito!)
Molhar os fios com água doce é sempre uma boa ideia. O cabelo molhado absorve menos sal do mar e cloro da piscina – duas substâncias que abrem as cutículas das fibras capilares, deixando-as mais vulneráveis. A água doce ajuda a retirar o acúmulo de elementos que atingem e prejudicam os fios, portanto, a dica é borrifar água antes e depois do mergulho no mar ou na piscina.
4. Invista em acessórios
Chapéus e bonés, além de serem acessórios lindos, protegem o seu couro cabeludo. Ou seja: é um ótimo aliado enquanto você estiver se bronzeando ou caminhando na praia. Apenas evite usá-los após um mergulho, pois eles podem abafar a região e facilitar a proliferação de fungos, ok?
5. Prenda os cabelos
Não é só o cloro e o sol que prejudicam os fios, viu? O vento pode espalhar areia nos seus cabelos e ainda deixar todo embaraçado. Então, quando a corrente de ar estiver muito forte, faça um penteado. Pode ser um coque, um rabo de cavalo ou uma trança. Outra dica é dar preferência para acessórios feitos de tecido e que não prendam o cabelo com muita força, assim você evita a quebra dos fios.
6. Evite usar fontes de calor
Depois de dias inteiros tomando sol, os cabelos ficam “cansados” de tanto calor. Portanto, evite usar aparelhos como secador, chapinha e babyliss que esquentam e ressecam ainda mais os fios. Aproveite seus dias de folga e dê também uma folga para o seu cabelo!
7. Nutrição é a palavra-chave
Assim como o seu corpo precisa estar bem nutrido, os seus cabelos também precisam. Porém, é comum que o excesso de sol retire os nutrientes do fio. Para recuperar a saúde das suas madeixas, reparar os danos e diminuir o ressecamento, invista em uma máscara de nutrição capilar, para intercalar com a máscara de hidratação. Além de repor os nutrientes perdidos, a máscara de nutrição fortalece o seu cabelo e ainda protege de futuros danos.
Fique por dentro de todas as notícias sobre famosos, beleza e estilo:
+ Deborah Secco revela que não faz dieta e nem exercícios físicos; confira o cardápio da atriz
+ Adriane Galisteu ousa com look decotado e marca presença em ensaio da Portela
+ Preparação intensa! Juju Salimeni foca em dieta pré-Carnaval para emagrecer; saiba mais detalhes