Fernanda Motta recorda luta contra câncer de mama: “Me deixou abatida de várias formas”
Fernanda Motta foi a convidada do podcast “Sala de Espera”, comandado por Yan Acioli e Daniel Diabas, para falar mais sobre a sua vida pessoal e projetos. Diagnosticada com a doença em 2019, a atriz sobre como esse momento da sua vida mudou a forma que enxerga o mundo.
+ Aline Gotschalg perde completamente a voz após cirurgia na tireoide para remoção de tumor
“Passar por um tratamento – ou ter um diagnóstico – que é associado a algo tão pesado na nossa visão, tem, sim, o poder de moldar como vemos a vida e nós mesmos. O tratamento me deixou abatida de várias formas, obviamente, não é um processo leve, mas ele não me derrubou. Eu não me deixei cair, muito pela minha fé, minha filha, as pessoas mais próximas e por mim.”, afirmou.
Motta afirmou que o tratamento a deixou abatida, mas, mesmo assim, não quis deixar o trabalho de lado. A atriz recebeu o diagnostico quando estava no meio das gravações da novela “Bom Sucesso“, na TV Globo. “Na época, eu optei por continuar trabalhando e tendo uma rotina além do tratamento – isso foi algo possível na minha realidade. Isso me fez ficar cara a cara com a minha força e com a minha fé. Acho que hoje me vejo como uma mulher mais forte”, relembrou.
Além das sessões de quimioterapia, a modelo também foi submetida a mastectomia, que é a retirada completa de suas mamas. “Houve momentos delicados em todo o processo, mas nunca deixei que a doença me tomasse completamente. Foi o mesmo com a minha autoestima. A cirurgia abala, claro, e se você deixar se torna um fluxo muito delicado de pensamentos e baixa autoestima”.
Por fim, Fernanda Motta revelou como lidou com o processo, optando por acessórios que a deixassem ainda mais bonita. “Eu procurei através de outros recursos me ver linda, sabe? Acessórios que eu amo e um poderoso batom vermelho. Tentei seguir sendo a mulher que já era, com minhas vaidades e desejos”, finalizou.
Em suas redes sociais, a modelo revelou que o bate-papo no podcast foi muito importante por estamos em campanha para o Outubro Rosa, projeto mundial para a conscientização do diagnostico precoce do câncer de mama.
Ver essa foto no Instagram
Como Fernanda Motta descobriu o câncer?
A descoberta precoce do câncer de mama é fundamental para o sucesso maior do tratamento. Fernanda Motta contou que, a partir de um autoexame durante um banho, percebeu um caroço em um de seus seios.
“Percebi que estava diferente, no outro dia procurei um médico e dez dias depois já estava fazendo a primeira sessão de quimioterapia. Descobrir no início, e isso fez toda diferença no meu diagnóstico. Fiquei triste, obviamente, mas sempre acreditei que ia dar certo”, contou.
Conforme o Instituto de Oncoguia, diagnosticar o câncer em seus estágios iniciais garante a cura total do paciente em 95% dos casos. É importante que as mulheres mantenham uma rotina de exames médicos para o reconhecimento dos sinais e sintomas, assim como o autoexame das mamas.
Fique por dentro de tudo o que acontece no mundo dos famosos:
+ Sarah Poncio viraliza nas redes sociais após não ser eleita: “Abraçou pobre à toa”
+Amigo de Paulo Gustavo emociona com últimas mensagens enviadas pelo humorista
+ Autor da TV Globo abre processo contra emissora no valor de R$ 3.5 milhões