Travessia: Brisa é acusada de sequestrar Tonho após não ser reconhecida como mãe biológica
Brisa (Lucy Alves) não tem um dia de paz em “Travessia“, escrita por Glória Perez. Após ser acusada por Núbia (Drica Moraes) de trair Ari (Chay Suede), a maranhense exige que seja feito um teste de DNA em Tonho para comprovar a paternidade do arquiteto.
+ Chiara enfrenta diagnóstico de Síndrome de Munchaüsen após descobrir segredo de Guerra
No entanto, para a surpresa de todos, o teste mostrou que Brisa não é a mãe da criança. A situação traz a tona o antigo vídeo falso de “sequestradora de criança”. Moradores de Mandacaru vão afirmar terem sempre desconfiado que a jovem roubavam crianças.
Dante (Marcos Caruso) será um dos únicos que acreditará na versa de Brisa. O professor pesquisará respostas na ciência para entender o resultado dos exames. Por fim, descobre que Brisa é portadora de uma condição genética conhecida como quimerismo. No entanto, até lá, a jovem perde a guarda do filho para Ari.
Quimera: como funciona essa condição?
O quimerismo é um termo de origem mitológica que caracterizava um monstro que tinha partes de um leão, cabra e dragão. A ciência se apossou da palavra para se referir às pessoas com um ou mais tipos distintos de DNA. Este é um fenômeno raríssimo, com apenas 40 casos em todo o mundo. As quimeras humanas surgem de forma natural antes mesmo do nascimento.
A condição pode acontecer quando um óvulo é formado por dois espermatozoides, quando dois embriões se fundem para formar uma única pessoa – no caso de gêmeos – e quando a mãe grávida pode absorver parte da carga genética do primeiro filho e passar para as próximas gestações.
Fique por dentro de tudo o que acontece em “Travessia”:
+ Helô fala para Dante o seu pior pesadelo: “Mudou para pior”
+ Após discutirem por causa de Stenio, Helô prende Creusa
+ Brisa fica completamente chocada com revelação de Oto