Programa substituto de Faustão faz apelo por estado de saúde frágil do apresentador e pede doação de órgãos ao vivo
Glenda Kozlowski e Zeca Camargo estrearam no ‘Melhor da Noite‘, programa que vai substituir ‘Faustão na Band‘ na última segunda-feira (21). No entanto, como Faustão está internado a espera de um transplante cardíaco, os apresentadores usaram o programa para incentivar o público sobre a doação de órgãos. O incentivo aconteceu quando os comunicadores falaram sobre a importância que Fausto Silva tem na história da televisão brasileiro.
+ Esperando por um transplante cardíaco no SUS, Faustão pode ficar na fila por até 18 meses
Foi Zeca que deu início ao assunto assim que o programa começou nesta segunda (21): “A gente tem a honra de ocupar esse horário que era dele, é uma grande responsabilidade e, sobretudo, uma honra, essa passagem de bastão”, comentou o jornalista. Em seguida, Glenda deu detalhes sobre o estado de saúde de Faustão: “O Fausto é o paizão deste Brasil. Todo mundo cresceu assistindo a ele. Todos, de uma certa forma, temos um pouco do Fausto dentro da gente. Todos nós, ao longo desses anos, aprendemos a ter um olhar mais otimista, mais esperançoso, mais amoroso, mais divertido com Faustão. O homem com o maior coração do Brasil precisa de um novo coração”, afirmou ela.
“Doe Órgãos, Doe Vida.” Essa é a nova campanha da BandTV.#MelhorDaNoiteNaBand #MelhorDaNoite
pic.twitter.com/esZiAvIr42— Brenno De Moura (@mbrenno_) August 21, 2023
Na sequência à fala, alguns artistas surgiram no telão no programa e incentivaram a doação de órgãos: “Minhas orações vão para o meu grande amigo Fausto, que sempre esteve ao meu lado e da minha família. Estamos emanando muitas energias positivas. Eu deixo minha mensagem sobre o quanto é importante a doação de órgãos, seja um doador de órgãos você também”, pediu Cleo, que foi seguida por Felipe Massa: “Estou rezando muito pelo nosso amigo Fausto Silva. Tenho certeza que tudo vai dar certo, você vai receber um coração novo. É muito importante a doação de órgãos”.
Aguardando pelo SUS, Faustão pode levar mais de 18 meses para conseguir um novo coração
Faustão se tornou candidato ao transplante cardíaco pelo SUS após ficar internado por um insuficiência cardíaca e desde então, o apresentador está na fila para receber um novo órgão. No entanto, ele pode chegar a ter que esperar de 12 a 18 meses e todas essas informações são do Hospital do Coração (HCor).
O transplante acontece apenas pelo SUS e a fila é gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, no entanto, o tempo de espera pode variar de acordo com o tipo sanguíneo e a gravidade do caso, que pode levar ou não, a uma definição de prioridade. Além disso, outro fator bastante determinante é a a localização, pois é necessário entender o tempo de duração do órgão fora do corpo.
Faustão está internado em hospital particular, mas espera um transplante pelo SUS. Como assim? É isso mesmo! Apenas o SUS realiza e controla transplantes de órgãos e tecidos (incluindo transfusão de sangue!). O SUS é de todos e para todos.
— João Alho (@reumalho) August 21, 2023
Fique por dentro de todas as notícias da TV e dos famosos:
+ Repercutindo o caso de Larissa Manoela, Patrícia Poeta usa espaço no ‘Encontro’ para dar opinião