Dívidas perdoadas? Governo choca o país ao anunciar medida avassaladora sobre pessoas endividadas

Dívidas perdoadas? Governo choca o país ao anunciar medida avassaladora sobre pessoas endividadas - Metropolitana FM

Segundo informações divulgadas pela empresa ‘Serasa’, responsável por analisar e decidir informações sobre créditos, um novo programa lançado pelo Governo Federal de Lula Inácio poderá ajudar a diminuir o número de endividados no Brasil.

+ Nova era! Pela primeira vez, Whatsapp anuncia ferramenta que causará mudança drástica para usuários

A iniciativa está ligada ao ‘Ministério da Fazenda’ e recebeu o nome ‘Desenrola Brasil’. Ela funcionará através da Medida Provisória nº 1.176, de 5 de junho de 2023, que permitiu o anúncio do ‘Programa Emergencial de Renegociação de Dívidas de Pessoas Físicas Inadimplentes’.

Isso significa que os bancos inclusos no programa, deverão excluir dívidas de até R$100 dos cadastros de pessoas devedoras. No entanto, vale lembrar que as dívidas não serão ‘perdoadas’, mas em compensação, não poderão ‘negativar’ os consumidores, nem gerar restrições em seus nomes.

Dinheiro

Foto: Reprodução

Quem poderá usufruir desse direito?

Segundo informações do Governo, terão o direito de usufruir do programa somente as famílias que tenham dívidas computadas até o dia 31 de dezembro de 2022 e que ganhem, no máximo, dois salários mínimos.

No entanto, vale lembrar que além desta regra, há outra condição. Considerando que a ideia pertence a uma iniciativa privada, é preciso que os cobradores – isto é, empresas, bancos e demais instituições – aceitem fazer parte do programa.

Contudo, segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o programa também será positivo para as empresas: “O programa depende da adesão dos credores, uma vez que a dívida é privada, mas entendemos que muitos vão querer participar do programa, dando bons descontos, justamente em virtude da liquidez que vão ter, porque vai ter garantia do Tesouro”, disse.

Fique por dentro de TUDO que está rolando no cotidiano:

+ Fim de uma era! Apple deve abandonar atualizações de iPhones e gera revolta entre clientes

+ Caos nas concessionárias! Queda histórica nos preços dos carros causa pânico entre consumidores

+ Você informa o CPF na hora de fazer compras? Saiba de uma vez por todas como proteger seus dados