Pantanal - Últimas Notícias, Curiosidades, Elenco e muito mais!

A primeira versão da novela Pantanal foi criada e escrita por Benedito Ruy Barbosa, e exibida na Rede Manchete no ano de 1990. Em 2022, a Rede Globo lançou o remake desse sucesso e, como nos anos 90, a adaptação conquistou o público.

Enredo

José Leôncio é um jovem peão que se muda com seu pai Joventino para o Pantanal, um dia Joventino sai para caçar sozinho e desaparece sem deixar rastros. Com o passar dos anos José Leôncio se torna um fazendeiro rico e se casa com Madeleine, moça da cidade grande que ele conheceu em uma de suas viagens.

Madeleine e José tem um filho chamado Jove, a moça por não se acostumar a morar no Pantanal foge com a criança de volta para sua cidade no Rio de Janeiro. Após crescer Jove (Joventino Neto) retorna para o Pantanal com o intuito de conhecer seu pai, mas devido as visões de mundo diferentes, os dois não conseguem se entender.

Joventino então decide voltar para o Rio de Janeiro, mas conhece Juma e acaba se apaixonando por essa moça criada como selvagem pela mãe, apesar das diferenças eles vivem uma paixão intensa e Joventino decide levá-la consigo para o Rio de Janeiro.

Saiba quem é quem em Pantanal (1ª versão x 2ª versão)

Jove e Juma

Juma é uma jovem que foi criada por sua mãe, ela tem uma forte ligação com a natureza e acaba se apaixonando por Jove que veio da cidade grande para o Pantanal com o intuito de conhecer seu pai. Os personagens que antes eram interpretados por Marcos Winter e Cristiana Oliveira, atualmente são interpretados por Jesuíta Barbosa e Alanis Guillen.

Juma e Jove

Guta

A jovem Guta aproveita sua vida intensamente em Pantanal, entre seus relacionamentos ela passa por um grande conflito ao se apaixonar por seu possível meio-irmão Marcelo. Na versão de 1990 quem dava vida a personagem era a atriz Luciene Adami, agora no remake é a Julia Dalavia.

Guta

Alcides e Maria Bruaca

Maria Bruaca se apaixona por Alcides, que era peão de seu marido Tenório. Na versão original o casal foi interpretado por Ângelo Antônio e Ângela Leal. Agora, são interpretados por Juliano Cazarré e Isabel Teixeira.

Alcides e Maria Bruaca

José Leôncio e José Lucas

José Leôncio convida José Lucas para trabalhar como peão em sua comitiva, mas o dois se chocam ao descobrir que são pai e filho. Quem deu vida aos personagens na versão original foram Claudio Marzo e Paulo Gorgulho, no remake  Marcos Palmeira e Irandhir Santos que vestem os papeis.

José Leôncio e José Lucas de Nada

Tadeu

Tadeu é um homem simples e sem grandes ambições, anteriormente interpretado por Marcos Palmeira, agora é a vez do ator José Loreto.

Tadeu

Tenório

Tenório é um fazendeiro extremamente racional e conservador com a família, choca sua filha Guta quando ela descobre que o pai tem outra família em São Paulo. Antônio Petrin foi quem interpretou o personagem em 1990, atualmente é o Murilo Benício.

Tenório

Velho do Rio

O Velho do Rio é uma das figuras mais emblemáticas, o personagem místico antes interpretado por Cláudio Marzo, atualmente é vivido por Osmar Prado.

Velho do Rio

Maria Marruá

Maria Marruá é a mãe de Juma, a protagonista da novela. A mulher mais isolada e amargurada é interpretada atualmente por Juliana Paes, mas na primeira versão era Cassia Kis.

Maria Marruá

Elenco

Alanis Guillen – Juma Marruá

Jesuíta Barbosa – Jove

Julia Dalavia – Guta

Irandhir Santos – José Lucas

Malu Rodrigues- Irma Jovem

Almir Sater – Eugênio

Gabriel Sater – Trindade

Guito – Tibério

Renato Góes – José Leôncio

Camila Morgado – Irma Braga Novaes

Marcos Palmeira – Tadeu

Karine Teles – Madeleine

Leandro Lima – Levi

Bruna Linzmeyer – Madeleine Jovem

Juliana Paes – Maria Marruá

José Loreto – Tadeu

Juliano Cazarré – Alcides

Murilo Benício – Tenório

Dira Paes – atriz

Selma Egrei – Mariana Braga Novaes

Valentina Oliveira – Juma Marruá Criança

Osmar Prado – Velho do Rio

Silvero Pereira – Zaqueu

Isabel Teixeira – Maria Bruaca

Lucas Leto – Marcelo Gonçalves Nogueira

Victoria Rossetti -Nayara

Gabriel Stauffer – Gustavo Jovem

Aline Borges – Zuleica Gonçalves

Enrique Diaz – Gil

Paula Barbosa – Zefa

Caco Ciocler – Gustavo

Chico Teixeira – Quim

Tulio Starling – Marruá

Cauê Campos – Gonçalves Nogueira

Guilherme Tavares – Jove Criança