Hair X Profissão: visagista explica o que cada corte de cabelo transmite no ambiente de trabalho

Por: Rosy Canci | 03/08/22 - 22:53

Não deveria ser assim, mas as mulheres ainda estão na eterna e incansável busca por igualdade e respeito. O que mais elas desejam, é que a valorização e o reconhecimento, venha pelo profissionalismo e não pela sexualidade e aparência.

+ Vestido molhado que Luísa Sonza usou é tendência entre famosas no mundo todo

Nessa eterna busca por afirmação no mercado de trabalho, principalmente no corporativo, ainda dominado por homens, as mulheres se preocupam muito com a vestimenta, o estilo de cabelo e o tipo de maquiagem que devem usar no ambiente profissional. Para não serem julgadas, elas buscam cada dia mais, as orientações dos visagista, que são profissionais que ajudam a alinhar os objetivos da carreira à aparência física. “A imagem diz tudo sobre o momento de vida que estamos passando e quais objetivos queremos atingir”, afirma Fabio Oliver, visagista, hair designer e proprietário do salão de beleza, The Blonde Concept, em Belo Horizonte (MG).

Recentemente um levantamento feito pelo Linkedin, uma rede social de negócios, mostrou que 48% das mulheres brasileiras acreditam que são mais julgadas pelo que vestem no trabalho, do que os homens. Isso demonstra preocupação com a imagem e a postura no ambiente profissional.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Fabio Oliver (@fabiooliver.oficial)

O cabelo fala muito sobre a pessoa, e é uma forma dela se posicionar profissionalmente, o hair é extremamente importante na construção estratégica da imagem, explica Fabio Oliver: “Uma CEO de uma empresa, por exemplo, tem que passar uma imagem forte, de segurança, e ao mesmo tempo mostrar que está aberta a opiniões. Neste caso, não é indicado um corte longo ou um cabelo longo. Esse estilo acentua a silhueta da mulher e é visto de uma forma muito sexy ou indica período de fertilidade”.

Confira algumas características de cortes e estilos de cabelo e o que eles transmitem, segundo o especialista:

Cabelos médios e long bobs

Fabio Oliver: “Os cabelos médios e bobs, têm uma base reta com movimento interno, mais conhecida como camada invisível, e é uma ótima opção para uma mulher que quer uma posição de liderança”. Uma inspiração é o corte da apresentadora e empresária, Ana Hickmann.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Ana Hickmann (@ahickmann)

Hairs com franjas

Franja é um tipo de corte muito popular entre as mulheres, porém é preciso alinhar o estilo ao tipo de mensagem que se quer transmitir. Uma apaixonada pelo estilo de hair, é a ex-BBB, Thais Braz, ela usa a franja mais comprida, cobrindo a sobrancelha, assim a influencer consegue fazer vários tipos de penteados, conforme o estilo de roupa e evento que participa.

Fabio Oliver: “A franja demonstra delicadeza, sutileza. Pode ser usada em todos os tipos de rostos. Porém, é preciso trabalhar o corte de forma mais alongada para passar uma imagem mais profissional. A franja pode também remeter um pouco à infância. Além disso, esse tipo de corte abre o rosto e comunica que a pessoa está aberta para experimentar mudanças e viver nova fase”, explica o visagista.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por THAIS BRAZ (@thaisbraz)

Cabelos retos, longos e sem camadas

O corte reto conquistou boa parte do público feminino depois que algumas celebridades, como Kim Kardashian, fizeram do estilo a sua marca registrada. O hair designer, alerta que é necessário ter cautela ao adotar um visual como esse, dependendo da área em que a mulher atua.

Fabio Oliver: “O corte reto não é indicado para pessoas que trabalham diretamente com público, vendas, atendimento, etc. Ele passa uma imagem de desconexão com a atualidade e a modernidade, podendo dar a impressão de que a pessoa é mais fechada”.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Kim Kardashian (@kimkardashian)

Quer saber tudo sobre a vida dos famosos, fique ligado aqui na Metropolitana FM:

+ Para entrar no ‘De Férias com o Ex’, Mirella toma atitude inusitada sobre Dynho Alves

+ Celso Portiolli desmente boato e afirma que declaração foi destorcida; Saiba o que rolou

+ Crise no casamento? Amigos de Maira Cardi se preocupam com o afastamento do casal