Isa Scherer assusta seguidores com novo resultado de ultrassom: “Advinha o que tem no meu útero?”
Isa Scherer pegou todos desprevenidos na manhã desta quinta-feira (27) após mostrar os resultados de um novo exame de ultrassom realizado. Quem não acompanha a atriz ficou até assustado com uma nova gravidez em menos de dois meses do nascimento dos gêmeos Bento e Mel, frutos do seu relacionamento com Rodrigo Calazans.
+ Isa Scherer compartilha detalhes da sua ida à maternidade e seus primeiros dias com os gêmeos
Ao lado de Rodrigo Calazans, Scherer estava voltando para a casa quando mostrou o resultado de imagens para os seus seguidores após uma consulta com seu ginecologia. “Sabe o que é isso aqui? No meu útero?”, questionou. “Neném!”, brandou Rodrigo Calazans enquanto dirigia. Há algumas semanas, a atriz estava animada com opções de método contraceptivo para evitar uma nova gestação surpresa.
Mas, calma! A atriz realmente mostrou que existe algo no seu útero, porém não são novos “pequenúsculos”. Para evitar uma nova gestação, a atriz optou pelo DIU de cobre como método contraceptivo. Isa Scherer explicou que realizou o procedimento acordada, mas se rendeu a alguns remédios. “Gente, foi de boa. Eu tomei uns remédios antes de vir. Não sei o quanto influenciou ou não. Mas, foi muito suave Foi a melhor decisão que eu fiz. Eu não estou sentindo cólica”, relatou.
Em seguida, Scherer explicou aos seus seguidores que após ter se tornado mãe, o seu corpo mudou muito. “É literalmente cinco segundos de dor e passa. Lógico é muito relativo e eu tive gêmeos. Eu tive aquele problema que meu colo de útero encurtou, eu tava com ‘dedo de luva’. Isso ajuda a não doer muito”, explicou.
Dificuldades na gestação
Durante a gravidez, Isa Scherer sofreu algumas dificuldades como a diminuição do seu colo do útero de 44 milímetros para 23,5 mm. A atriz precisou tomar progesterona à noite e colocar um pessário, uma estrutura de silicone acoplada no colo do útero para dar sustentação.
A progesterona foi indicada pela equipe médica da atriz para reduz em 45% o risco de o bebê nascer antes das 34 semanas. No entanto, como o colo do útero continuou diminuindo, Scherer precisou recorrer à estrutura de silicone para diminuir a pressão que os bebês faziam. Pesquisas recentes mostraram que apenas 6% das mulheres que usam o pessário deram à luz antes da hora, contra 27% das que não usaram.
Afinal, o que é colo do útero baixo?
“Redução do colo do útero” ou “colo do útero baixo” significa que a distância entre o útero e o canal vaginal diminuiu. A condição pode se manifestar em quatro níveis: o colo do útero desce até a vagina, o útero alcança a saída da vagina, o colo do útero fica parcialmente exposto e, por fim, o útero pode sair por inteiro. Há mulheres que têm a tendência de ter o colo do útero mais baixo, por questões genéticas. Porém, a idade avançada, obesidade, constipação intestinal podem também contribuir.
Dentre os sintomas, as mulheres diagnosticadas com a condição possuem dor durante as relações sexuais, dificuldade em usar coletores menstruais, incômodos vaginais e maiores riscos de infecções. No caso das grávidas, essa condição ainda aumenta os riscos de um parto prematuro.
Para o tratamento, é importante o acompanhamento de uma fisioterapeuta pélvica para indicar exercícios de fortalecimento da região como os de Kegel. Há também lasers ginecológicos disponíveis para melhorar a sustentação das paredes vaginais e do assoalho pélvico, assim como cremes ou dispositivos com hormônio para ajudar a restaurar o tecido desta região.
Fique por dentro de tudo o que acontece na vida dos famosos:
+ Em conversa com Leda Nagle, Cássia Kis revela que a pandemia do Covid-19 foi “maravilhosa”
+ Internautas reparam em “climão” entre Fátima Bernardes e Patrícia Poeta durante “Encontro”
+ Linn da Quebrada desabafa após comentários transfóbicos por prêmio “Mulher do Ano”