Greve dos Atores: Por que a segunda temporada de ‘A Casa do Dragão’ continuará sendo gravada?
Apesar da Greve dos Atores de Hollywood, tem um motivo simples para que a segunda temporada de A Casa do Dragão continue sendo gravada: leis sindicais. Além dos contratos assinados pelo elenco da série da HBO serem redigidos pelo Equity e não pelo sindicato dos EUA, a série está sendo gravada no Reino Unido.
+ Greve dos Atores: Hollywood parou! Entenda as principais motivações da SAG-AFTRA
A orientação do Equity é que os artistas continuem trabalhando normalmente em suas produções gravadas no Reino Unido, pois, a lei sindical local não protegerá os artistas em caso de greve. Entretanto, o sindicato do Reino Unido apoia integralmente as reivindicações do SAG-AFTRA.
“Consequentemente, um artista que se junte à greve (ou se recuse a cruzar uma linha de piquete) no Reino Unido não terá proteção contra ser demitido ou processado por quebra de contrato pelo produtor ou contratante”, explicou o comunicado do Equity. “Da mesma forma, se o Equity encorajar alguém a aderir à greve ou não cruzar uma linha de piquete, o próprio Equity estará agindo ilegalmente e, portanto, responsável por danos ou uma liminar. O que se segue é baseado no conselho do SAG-AFTRA e de nossos advogados.”
“A reivindicação do SAG-AFTRA aos produtores contém muitos elementos críticos para os artistas em seus acordos. Os elementos-chave da reivindicação são lutas compartilhadas de longa data por nossos sindicatos — questões como pagamento e pagamentos residuais. Mas o SAG-AFTRA, como Equity, também está enfrentando corajosamente questões existenciais em questões como Inteligência Artificial (IA) e o aumento de audições virtuais e autogravações”, escreveu o Equity em apoio as reivindicações do SAG-AFTRA. “Garantir a justiça no pagamento, termos e condições é fundamental, seja com produtores tradicionais ou novos streamers globais, e com novos modos de fazer e distribuir trabalhos para um público global.”
“O Equity apoia totalmente nosso sindicato irmão em sua reivindicação e a ação que seu Conselho concordou em tomar. A Equity também está enfrentando engajadores otimistas que tentam minar seus acordos negociados coletivamente. SAG-AFTRA tem nossa total solidariedade nesta luta”, disse o comunicado do Equity. “Dizemos claramente ao AMPTP e seus membros que eles precisam agir de forma significativa e rápida para atender às aspirações razoáveis dos membros do SAG-AFTRA. Os membros de nossos sindicatos e todos os sindicatos de entretenimento em todo o mundo criam a vasta riqueza em nossa indústria — é certo e justo que tenham salários e condições decentes e modernas.”
Saiba mais sobre Séries e Filmes:
+ Greve de Atores: Com decisão confirmada, elenco de ‘Oppenheimer’ se retira de evento oficial
+ Barbie: Greta Gerwig confirma lista de filmes que influenciaram a comédia; confira