Barbie: Greta Gerwig confirma lista de filmes que influenciaram a comédia; confira
Em entrevista para Letterboxd, Greta Gerwig confirmou os filmes que a influenciaram no processo de criação de Barbie. Com musicais dos anos 30, 40 e 50 e o aclamado O Show de Truman – O Show da Vida (1998), confira os 33 filmes:
+ Barbie: Primeira imagem de John Cena caracterizado como Ken viraliza
O Mágico de Oz (1939)
“O Mágico de Oz, obviamente é um filme extraordinário, lindo e amado”, disse Gerwig sobre o musical protagonizado por Judy Garland. “A sensação de… ‘autenticamente artificial’, que acho muito bonito e emocionante. Penso no cenário pintado da Cidade das Esmeraldas enquanto eles se dirigem para ela. Em nosso filme, temos a Pink Brick Road em vez da Yellow Brick Road. Também temos belos cenários pintados de horizontes.”
Em O Mágico de Oz, “Dorothy e seu cachorro Totó são levados para a terra mágica de Oz quando um ciclone passa pela fazenda de seus avós no Kansas. Eles viajam em direção à Cidade Esmeralda para encontrar o Mago Oz e no caminho encontram um Espantalho, que precisa de um cérebro, um Homem de Lata sem um coração e um Leão Covarde que quer coragem. O Mago pede ao grupo que tragam a vassoura da Bruxa Malvada do Oeste a fim de ganharem sua ajuda.”
O Mágico de Oz está disponível na HBO Max.
Os Guarda-Chuvas do Amor (1964)
“É um filme incrível e incrivelmente bonito. Adorei o uso da cor e o surrealismo”, disse a diretora de Barbie sobre o musical de Jacques Demy. “Isso [cabelo da Barbie de Margot Robbie] foi definitivamente um aceno para aquele cabelo de Catherine Deneuve.”
Em Os Guarda-Chuvas do Amor, “Geneviève Emery, cuja mãe é dona de uma loja de guarda-chuvas, ama Guy Foucher, um jovem mecânico. A mãe de Geneviève não vê com bons olhos o romance e preferiria casar sua filha com Roland Cassard, um rico comerciante de diamantes. Guy é convocado para a guerra da Argélia. Geneviève se entrega a ele antes de sua partida.”
Os Guarda-Chuvas do Amor está disponível na Prime Video e TeleCine.
Duas Garotas Românticas (1967) e O Segredo Íntimo de Lola (1969)
“Sim, tínhamos um de seus chapéus! Tentei, na minha lista, não fazer todos os filmes de Jacques Demy”, confessou Gerwig em relação ao diretor francês. “O mesmo com ‘O Segredo Íntimo de Lola’, outro onde ele faz esses mundos construídos incríveis que operam em suas próprias regras, que é parte do que eu estava tão interessado.”
Duas Garotas Românticas acompanha “duas irmãs que saem de uma cidade pequena em busca de amor em Rochefort.”
Em O Segredo Íntimo de Lola, “enquanto tenta levantar dinheiro para recuperar seu carro, George é atraído por Lola, uma francesa que trabalha em um estabelecimento que oferece o serviço de belas modelos para fotógrafos. Sua breve noite de amor dá a ambos a vontade de lidar com seus problemas individuais.”
Duas Garotas Românticas e O Segredo Íntimo de Lola só estão disponíveis na mídia física.
An American in Paris (1951)
“Gene Kelly era o meu favorito, devo dizer. Quando eu era criança, Gene Kelly era minha paixão”, disse Greta Gerwig sobre o renomado ator. “Escolhi ‘An American in Paris’ por várias razões, mas a abertura: ele mora neste minúsculo apartamento e tudo se encaixa em tudo. Havia algo tão satisfatório em vê-lo fazer sua rotina matinal — essa era uma das rotinas matinais que eu adorava.”
Em An American in Paris, “após a Segunda Guerra, um soldado americano resolve tentar a sorte como pintor em Paris. Ele é descoberto por uma mulher rica, que tem outros interesses além de seus quadros, mas se apaixona por Lise, que está noiva de outro homem.”
An American in Paris está disponível para aluguel digital.
Cantando na Chuva (1952)
“Então eu também escolhi ‘Cantando na Chuva’, que é meu filme favorito. Há tantas coisas boas em ‘Cantando na Chuva’, mas o balé dos sonhos dentro do balé dos sonhos é uma das coisas mais incríveis, lindas e completamente desequilibradas”, explicou Gerwig sobre a influência do musical de Gene Kelly e Stanley Donen. “Quando ele [Don Lockwood] está dançando com Cyd Charisse com as escadas, e ela tem aquele longo cachecol branco que flutua — era assim que queríamos modelar um certo balé de Ken.”
Em Cantando na Chuva, “Don Lockwood e Lina Lamont são dois dos astros mais famosos da época do cinema mudo em Hollywood. Seus filmes são um verdadeiro sucesso e as revistas apostam num relacionamento mais íntimo entre os dois, o que não existe. Porém o cinema falado chega para mudar totalmente a situação de ambos no mundo da fama. Decidido a produzir um filme falado com o casal mais famoso do momento, Don e Lina precisam, entretanto, superar as dificuldades do novo método para conseguir manter a fama conquistada.”
Cantando na Chuva está disponível na HBO Max.
Oklahoma! (1955) e Mordedoras de 1935 (1935)
“O balé dos sonhos em ‘Oklahoma!’ é também um extraordinário balé dos sonhos, com coreografia de Agnes de Mille”, complementou Gerwig. “‘Mordedoras de 1935’… tem um número de dança realmente surreal com vários passos. Há, tipo, um milhão de sapateadores que passam uns pelos outros. É meio irreal.”
Em Oklahoma!, “fazendeiros, caubóis e um vendedor ambulante competem pela atenção das mulheres locais.”
Em Mordedoras de 1935, “romance entre os hóspedes de um hotel de luxo, incluindo um diretor de palco, um milionário excêntrico e a filha de um banqueiro.”
Oklahoma! e Mordedoras de 1935 estão disponíveis somente em mídia física.
Os Sapatinhos Vermelhos (1948) e Neste Mundo e no Outro (1946)
“Pensei muito na iluminação de ‘Neste Mundo e no Outro’: no começo quando ela está falando com o piloto, tem toda essa luz que pisca em seu rosto de cores diferentes”, explicou Gerwig. “‘Os Sapatinhos Vermelhos’ [está] em todo o filme. Há uma cena dela caminhando até aquela casa, que eu queria que parecesse quando a Barbie chegasse na casa [da Barbie estranha].”
Em Os Sapatinhos Vermelhos, “Vicky Page é uma aspirante a bailarina dividida entre a dedicação à dança e a vontade de amar. Seu empresário exige dedicação exclusiva ao balé, mas Vicky se apaixona por Julian Craster e acaba tendo que escolher entre sua carreira e o romance.”
Em Neste Mundo e no Outro, “durante a Segunda Guerra Mundial, o avião do piloto inglês Peter Carter é abatido. Antes de cair ele faz contato com June, operadora de rádio da Força Aérea norte-americana, por quem se apaixona. Ele salta para a morte, mas esta misteriosamente não chega.”
Os Sapatinhos Vermelhos e Neste Mundo e no Outro estão disponíveis somente em mídia física.
All That Jazz – O Show Deve Continuar (1979)
“Sim, ‘All That Jazz’ é uma obra-prima. Acho incrível”, explicou Gerwig. “Toda a sequência de audições no início, que é uma das minhas sequências favoritas, onde todos os dançarinos estão fazendo audições, mas então todas essas coisas com Jessica Lange e os Deuses, e então você vê que eles estão em um set e ela está falando sobre a vida dele. É extraordinário.”
Em All That Jazz – O Show Deve Continuar, “quando não está planejando seu novo musical ou trabalhando na produção de seu filme, o coreógrafo e diretor Joe Gideon está tomando pílulas e dormindo com uma fila infinita de mulheres. O stress mental e físico começa a afetar Joe, que agora tem que tomar uma decisão sobre o seu arriscado estilo de vida.”
All That Jazz – O Show Deve Continuar está disponível na Prime Video.
O Céu Pode Esperar (1978)
“Sim, claro, ‘acho que vou morrer’. [Risos] Eu nem pensei nisso. Isso é verdade”, disse Gerwig. “Uma coisa que adoro em ‘O Céu Pode Esperar’ é seu conceito extremamente elevado, mas sempre humano. Não há nada nele que faça você se sentir distanciado dele. Funciona totalmente, embora de certa forma pareça meio maluco, mas quando você está assistindo, é tão bonito.”
Em O Céu Pode Esperar, “Joe Pendleton, jogador do time de futebol americano Los Angeles Rams, morre em um acidente de carro. Na vida após a morte, Joe descobre que seu anjo guardião o tirou de seu corpo prematuramente, e ele ainda tem mais anos para viver na Terra. Incapaz de retornar para seu corpo, Joe assume a forma de um ganancioso multimilionário, Leo Farnsworth. Como Farnsworth, Joe tenta retornar para o futebol e se apaixona pela ativista ambiental, Betty Logan.”
O Céu Pode Esperar está disponível para aluguel digital.
Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos (1988), 2001 – Uma Odisseia no Espaço (1968) e His Girl Friday (1940)
“‘Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos’: a forma como [Pedro Almodóvar] sobrepõe as cores. ‘2001: Uma Odisséia no Espaço’; Acho que todos nós sabemos o porquê. ‘His Girl Friday’, por causa da rapidez com que falam”, explicou Greta Gerwig sobre a influência dos três filmes.
Em Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos, “mulher é deixada por amante, mas não se conforma e tenta entrar em contato com ele através de sua esposa, que também não sabe de seu paradeiro. Enquanto isso, sua amiga acha que está sendo perseguida pela polícia por causa do seu namorado terrorista.”
Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos está disponível na Netflix.
Em 2001 – Uma Odisseia no Espaço, “Uma estrutura imponente preta fornece uma conexão entre o passado e o futuro nesta adaptação enigmática de um conto reverenciado de ficção científica do autor Arthur C. Clarke. Quando o Dr. Dave Bowman e outros astronautas são enviados para uma misteriosa missão, os chips de seus computadores começam a mostrar um comportamento estranho, levando a um tenso confronto entre homem e máquina que resulta em uma viagem alucinante no espaço e no tempo.”
2001 – Uma Odisseia no Espaço está disponivel na HBO Max.
Em His Girl Friday, “na noite de seu novo casamento, a repórter Hildy Johnson é convencida a fazer mais uma pauta por seu editor e ex-marido, Walter Burns. Enquanto entrevista um homem condenado, Hildy percebe que seu enforcamento é uma armação para conseguir votos. Espontaneamente ela ajuda o homem a escapar.”
His Girl Friday está disponível para aluguel digital.
Núpcias de Escândalo (1940)
“Acho que Cary Grant poderia fazer qualquer coisa funcionar, com certeza. ‘His Girl Friday’ é um dos melhores filmes de fala rápida de todos os tempos”, disse Gerwig confirmando que Cary Grant seria o Ken perfeito. “Então, para ‘Núpcias de Escândalo’, uma das razões pelas quais adorei — e disse a Margot [Robbie] para assistir para Barbie porque Katharine Hepburn se descreve como uma estátua grega ou algo assim — é que ela é imperturbável e então ela começa a desmoronar, e isso é realmente onde ela se encontra. Na verdade, já era um dos filmes favoritos de Margot; ela já tinha isso no bolso de trás, por assim dizer.”
Em Núpcias de Escândalo, “uma herdeira entediada, destinada a se casar com um executivo chato, vê seus planos de casamento frustrados com a chegada de seu ex-marido playboy. E família então gradualmente começa a perceber a importância da integridade e dos verdadeiros valores.”
Núpcias de Escândalo está disponível na Prime Video.
Suprema Conquista (1934) e O Terror das Mulheres (1961)
“‘Suprema Conquista’ porque, para mim, Margot me lembra Carole Lombard e Ryan me lembra John Barrymore em como ele é engraçado. Há cenas em que eles estão apenas gritando um com o outro”, disse Gerwig. “‘O Terror das Mulheres’, o filme de Jerry Lewis, por causa da abertura: eles construíram essa casa que foi recortada, e depois eles se movimentaram pelos quartos com uma câmera nessa tomada contínua com todas essas garotas se preparando. É incrível. Foi daí que tive a ideia do espelho que não tem nada nele pelo qual você olha, e é só ela.”
Em Suprema Conquista, “um extravagante empresário da Broadway que passou por tempos difíceis tenta fazer com que sua ex-amante, agora uma diva de Hollywood, volte e ressuscite sua carreira fracassada.”
Suprema Conquista só está disponível na mídia física.
Em O Terror das Mulheres, “rejeitado por seu grande amor, Herbert decide recomeçar a sua vida, de preferência longe das mulheres. Ele aceita um emprego de zelador em uma pensão sem saber que o estabelecimento só hospeda jovens solteiras.”
O Terror das Mulheres está disponível na Prime Video.
Janela Indiscreta (1954), E la nave va (1983), Asas do Desejo (1987) e Desejos Proibidos (1953)
“Em seguida, ‘Janela Indiscreta’ para compilações e visualização de tudo. E ‘E la nave va’ tem um grande mar falso. ‘Asas do Desejo’ porque tem conversas com um anjo — foi isso. Então, honestamente, acho que ‘Desejos Proibidos’… está lá porque tem o trabalho de câmera mais bonito — quero dizer, não posso acreditar em algumas dessas fotos. Eles são simplesmente extraordinários; é sempre um lembrete do que todos nós estamos buscando”, explicou Gerwig sobre como os filmes influenciaram em Barbie.
Em Janela Indiscreta, “Jeffries, um fotógrafo profissional, está confinado em seu apartamento por ter quebrado a perna enquanto trabalhava. Como não tem muitas opções de lazer, vasculha a vida dos seus vizinhos com um binóculo, quando vê alguns acontecimentos que o fazem suspeitar que um assassinato foi cometido.”
Janela Indiscreta está disponível para aluguel digital.
Em E la nave va, “o ano é 1914 e o funeral de uma famosa cantora de ópera reúne artistas e nobres a bordo de um luxuoso navio.”
E la nave va só está disponível em mídia física.
Em Asas do Desejo, “um anjo se cansa de supervisionar a atividade humana e deseja se tornar humano quando se apaixona por um mortal.”
Asas do Desejo está disponível na Prime Video.
Em Desejos Proibidos, “quando uma mulher aristocrática conhecida apenas como ‘Madame de…’ vende um par de brincos que o marido lhe deu para pagar algumas dívidas, ela desencadeia uma reação em cadeia de consequências financeiras e carnais que só podem terminar em desespero.”
Desejos Proibidos está disponível somente em mídia física.
Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977), Tempos Modernos (1937), As Grandes Aventuras de Pee-Wee (1985) e Grease: Nos Tempos da Brilhantina (1978)
“‘Contatos Imediatos do Terceiro Grau’ também é um dos meus filmes favoritos. Isso aconteceu porque foi sobre essa crença maníaca em algo que parecia meio maluco, mas, na verdade, era verdade, que pensei ter captado algo sobre a Barbie para mim. ‘Tempos Modernos’ por causa de todo o humor físico, é claro”, acrescentou Gerwig. “Além disso, o ritmo de ‘As Grandes Aventuras de Pee-Wee’: tem aquela parte em que ele entra no trem e é um vagabundo no trem e canta canções, então ele se cansa disso e cai do trem e leva 60 segundos. É hilário, mas é apenas uma coisa muito curta. ‘Grease: Nos Tempos da Brilhantina’, porque Grease é ótimo: é um musical sobre os anos 1950, mas feito nos anos 1970 e todo mundo tem 30 anos.”
Em Contatos Imediatos do Terceiro Grau, “um grupo de pessoas tenta entrar em contato com uma inteligência alienígena. Roy Neary não apenas viu um objeto voador não identificado: ele tem uma marca de queimadura para provar. Roy se recusa a aceitar uma explicação para o que viu e está disposto a dar a sua vida para descobrir a verdade sobre OVNIs.”
Em As Grandes Aventuras de Pee-Wee, “o esquisitão Pee-Wee é um homem excêntrico que possui um comportamento infantil. Ele embarca na maior aventura de sua vida quando parte em busca do seu bem mais precioso: sua bicicleta vermelha, que fora roubada em plena luz do dia. Pee-Wee percorre a imensidão do país para achá-la, e no meio do caminho se depara com pessoas e situações bizarras, como um caminhão fantasma, um cowboy, uma garçonete sonhadora e seu namorado invejoso, além de uma gangue de motoqueiros.”
Contatos Imediatos do Terceiro Grau e As Grandes Aventuras de Pee-Wee estão disponíveis para aluguel digital.
Em Tempos Modernos, “Vagabundo está empregado em uma fábrica, onde as máquinas inevitável e completamente o dominam e vários percalços o levam para a prisão. Entre suas passagens pela prisão, ele conhece e faz amizade com uma garota órfã. Ambos, juntos e separados, tentam lidar com as dificuldades da vida moderna, o Vagabundo trabalhando como garçom e, eventualmente, um artista.”
Em Grease: Nos Tempos da Brilhantina, “a boa moça Sandy e o metido Danny se apaixonam e aproveitam um verão inesquecível na praia. Quando voltam às aulas, eles descobrem que frequentam a mesma escola. Danny lidera a gangue dos T-Birds, um grupo que gosta de jaquetas de couro e muito gel no cabelo, e Sandy fica com as Pink Ladies, lideradas pela firme e sarcástica Rizzo. Quando os dois se reúnem, Sandy percebe que Danny não é o mesmo por quem se apaixonou, e ambos precisam mudar caso queiram ficar juntos.”
Tempos Modernos e Grease: Nos Tempos da Brilhantina estão disponíveis na Prime Video.
O Show de Truman – O Show da Vida (1998)
“Eu tive que incluir The Truman Show porque eu assisti de novo antes de fazer este filme, e porque Peter Weir muito generosamente ligou para mim antes de eu começar a filmar, e ele conversou comigo por um longo tempo sobre como ele filmou. E como eles fizeram isso funcionar”, garantiu Gerwig.
Em O Show de Truman – O Show da Vida, “Truman Burbank é um pacato vendedor de seguros que leva uma vida simples com sua esposa Meryl Burbank. Porém, algumas coisas ao seu redor fazem com que ele passe a estranhar sua cidade, seus supostos amigos e até sua mulher. Após conhecer a misteriosa Lauren, ele fica intrigado e acaba descobrindo que toda sua vida foi monitorada por câmeras e transmitida em rede nacional.”
O Show de Truman – O Show da Vida está disponível para aluguel digital.
Playtime – Tempo de Diversão (1967)
“Também ‘Meu Tio’ – e ‘Playtime – Tempo de Diversão’, que não está nesta lista”, acrescentou Gerwig. “Jacques Tati é o rei da piada lenta. A maneira como esses filmes se desenrolam é tão perfeita. Sempre pensei na Mattel como existindo um pouco no mundo de Jacques Tati.”
Em Playtime – Tempo de Diversão, “Monsieur Hulot passeia por uma Paris tecnológica, paralelamente a uma viagem com um grupo de turistas americanos. Enquanto isso, uma boate prepara sua noite de abertura, mas ainda está em construção.”
Playtime – Tempo de Diversão estáo disponíveis em mídia física.
O Poderoso Chefão (1972)
“Eu falei neles todos [filmes], exceto em ‘O Poderoso Chefão’. Todos sabemos por que ‘O Poderoso Chefão’ estava lá, porque é um triunfo do gênio estético de Robert Evans e [Francis Ford] Coppola”, explicou Gerwig. “Foi tão divertido assistir de novo. É o melhor de todos; é uma obra-prima.”
Em O Poderoso Chefão, “uma família mafiosa luta para estabelecer sua supremacia nos Estados Unidos depois da Segunda Guerra Mundial. Uma tentativa de assassinato deixa o chefão Vito Corleone incapacitado e força os filhos Michael e Sonny a assumir os negócios.”
O Poderoso Chefão está disponível na Netflix, Paramount+ e Star+.
Splash – Uma Sereia em Minha Vida (1984)
“‘Splash – Uma Sereia em Minha Vida’ é outro filme que é absolutamente encantador e funciona emocionalmente, mesmo que seja um conceito tão alto e dependa de Daryl Hannah e Tom Hanks, que são ótimos”, acrescentou a diretora. “Tenho certeza de que o slogan era algo como ‘Peixe fora d’água’. Parecia um filme de mundos cruzados… É um filme que eu também adoro desde criança.”
Em Splash – Uma Sereia em Minha Vida, “um garoto que foi salvo de afogamento por uma linda sereia se apaixona por ela vinte anos mais tarde, quando se reencontram. Antes que possam decidir se viverão em terra firme ou nas profundezas do oceano, o casal é interrompido por um cientista malvado.”
Splash – Uma Sereia em Minha Vida estádisponível na Disney+.
Os Embalos de Sábado à Noite (1977)
“Então, ‘Os Embalos de Sábado à Noite’, sempre tive a sensação de querer que este fosse um filme com uma trilha sonora incrível. ‘Os Embalos de Sábado à Noite’ obviamente tem essa trilha sonora incrível dos Bee Gees. Há um documentário sobre os Bee Gees , e eu o vi e fiquei tão emocionado com os Bee Gees, e pensei que a Barbie parecia tão disco para mim em seu coração”, concluiu Gerwig. “Porque a Barbie é meio que — e vou dizer isso como uma amante de Barbie e disco — um pouco idiota da melhor maneira. Os ‘Embalos de Sábado à Noite’ foi um filme movido pela música, mas não um musical. Acho que somos metade de um musical.”
Os Embalos de Sábado à Noite está disponível na Prime Video.
Barbie estreia na próxima quinta-feira, 20, nos cinemas brasileiros.
Saiba mais sobre Barbie:
+ Barbie: Ken surta e tem crise de identidade em novo teaser da comédia; confira
+ ACLAMAÇÃO! Primeiras impressões de “Barbie” cravam: “Dê a Ryan Gosling uma indicação ao Oscar”
+ Barbie: Issa Rae já assistiu ao corte final do filme de Greta Gerwig: “Achei brilhante”