Alan Rickman: Relembre os principais papéis do eterno ‘Professor Severus Snape’
O Google Doodles escolheu homenagear neste domingo (30) Alan Rickman, o ator britânico que deu vida ao Professor Severus Snape na Saga Harry Potter (2001 – 2011) faleceu em 14 de janeiro de 2016 vítima de um câncer pancreático.
+ Confira as principais estreias de maio dos cinemas e streamings
Relembre os principais papéis de Alan Rickman:
Hans Gruber (Duro de Matar – 1988)
Em Duro de Matar, Rickman interpretou o antagonista Hans Gruber. No filme, “durante as festividades de Natal, o policial nova-iorquino John McClane vai visitar a esposa Holly Gennero em Los Angeles. Lá chegando, dirige-se à festa de Natal da empresa onde ela trabalha, a Nakatomi Trading, no edifício da multinacional, o Nakatomi Plaza. É apresentado a diversas pessoas, entre elas o CEO da companhia, Joe Takagi. Entretanto, durante as festividades, um grupo de terroristas alemães, liderados por Hans Gruber, invadem o prédio e seqüestram todos os convidados, com a intenção de roubar US$ 640 milhões em ações. McClane escapa de ser aprisionado pelo grupo de Gruber e é o único que pode combater os terroristas”.
Xerife de Nottingham (Robin Hood – O Príncipe dos Ladrões – 1991)
Em Robin Hood – O Príncipe dos Ladrões, Rickman interpreta o terrível Xerife de Nottingham. No filme, “o lendário arqueiro fica sabendo que seu pai foi assassinado pelo xerife de Nottingham e, com a ajuda de um bando de ladrões da Floresta de Sherwood, inicia uma campanha de guerrilha para combater a tirania e proteger o trono do rei”.
Coronel Brandon (Razão e Sensibilidade – 1995)
Em Razão e Sensibilidade, Rickman interpreta o Coronel Brandon. Na comédia romântica, “quando o pai de Elinor Dashwood morre, as finanças de sua família vão mal das pernas. Após a mudança dos Dashwood para um chalé em Devonshire, a irmã de Elinor, Marianne, fica dividida entre o belo John Willoughby e um coronel mais velho, Brandon. Enquanto isso, as esperanças românticas de Elinor com Edward Ferrars são prejudicadas devido ao seu compromisso”.
Harry (Simplesmente Amor – 2003)
Em Simplesmente Amor, Rickman interpreta Harry. A comédia romântica apresenta “nove histórias que se entrelaçam mostrando as complexidades da emoção que nos conecta a todos: o amor. Entre os personagens, o belo recém-eleito primeiro-ministro britânico, David, que se apaixona por uma jovem funcionária. Uma desenhista gráfica, Sarah, cuja devoção a seu irmão, doente mental, complica sua vida amorosa. Harry, um homem casado tentado por sua atraente nova secretária. São vidas e amores que se misturam na romântica Londres, e atingem o seu clímax na noite de Natal”.
Juiz Turpin (Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet – 2007)
Em Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet, Rickman interpreta o cruel Juiz Turpin. No musical, “Benjamin Barker passou 15 anos afastado de Londres após ser obrigado a deixar sua esposa e sua filha. Ele retorna à cidade como Sweeney Todd e decide ir à sua antiga barbearia, que agora é uma loja de fachada para vender as tortas feitas pela sra. Lovett. Com seu apoio, Todd volta a trabalhar como barbeiro na sala acima da loja. Porém, o grande objetivo de Todd é se vingar do juiz Turpin, que o enviou para a Austrália sob falsas acusações para que pudesse roubar sua mulher Lucy e sua filha”.
A Lagarta Azul (Alice no País das Maravilhas – 2010 e Alice Através do Espelho – 2016)
Em Alice no País das Maravilhas e Alice Através do Espelho, Rickman interpretou a filósofa Lagarta Azul. No live-action, “Alice segue o coelho branco e cai em um buraco, indo parar em um mundo estranho: o País das Maravilhas. Lá, ela reencontra personagens que estavam guardados em sua memória através dos sonhos”.
Em Alice Através do Espelho, “Alice retorna após uma longa viagem pelo mundo, e reencontra a mãe. No casarão de uma grande festa, percebe a presença de um espelho mágico. A jovem atravessa o objeto e retorna ao País das Maravilhas, onde descobre que o Chapeleiro Maluco e sua família correm risco de morte. Para salvar o amigo, Alice deve conversar com o Tempo para voltar às vésperas de um evento traumático e mudar seus destinos cruéis”.
Luís XIV de França (Um Pouco de Caos – 2014)
Em Um Pouco de Caos, Rickman interpretou o Rei Luís XIV. No drama, “o famoso arquiteto André Le Nôtre é escolhido pelo Rei Luís XIV para projetar os jardins do Palácio de Versalhes. Ao mesmo tempo, Sabine é contratada para auxiliá-lo, mesmo tendo um estilo mais arrojado e oposto ao seu. Com o tempo as diferenças desaparecem, e a relação, que era profissional, começa a ficar mais íntima, chegando ao conhecimento da mulher do arquiteto, a popular Le Notre”.
Severus Snape (Saga Harry Potter)
Na Saga Harry Potter, Rickman interpretou o temido professor de poções Severus Snape. Por sua interpretação no último filme da saga (Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2), Rickman foi pré-selecionado ao Oscar na categoria de Melhor Ator Coadjuvante.
Saiba mais sobre Séries e Filmes:
+ Guardiões da Galáxia Vol. 3: Relembre quais filmes do MCU os heróis mais desajustados participaram
+ Peter Pan & Wendy: Crítica | “Eu acho mesmo que crescer pode ser a maior aventura de todas”