Para proteger os participantes, Globo dá puxão de orelha e proíbe jornalistas de comentarem sobre o ‘BBB 24’
Deu ruim! Segundo informações de Gabriel Vaquer, do portal Folha de São Paulo, a Globo teria ido atrás de alguns jornalistas que estariam expondo opiniões controversas sobre os participantes do “Big Brother Brasil” nas redes sociais, reforçando a medida da emissora de tentar “proteger” o elenco do reality show.
Desde 2022, a emissora teria orientado seus jornalistas a não comentarem sobre o programa em suas redes sociais particulares, evitando conflitos com o próprio alto escalão. No entanto, segundo Gabriel Vaquer, a Globo voltou a ter problemas com as opiniões pessoais dos jornalistas recentemente, o que acabou causando burburinho.
Segundo a publicação, repórteres da GloboNews teriam feito críticas às participantes Giovanna e Wanessa Camargo nas redes sociais, no entanto, a emissora precisou intervir e pediu que as publicações fossem deletadas o quanto antes de seus perfis no X, o antigo Twitter.
Por conta do ocorrido, os funcionários, novamente, teriam recebido um “puxão de orelha” da emissora para não expressarem quaisquer comentários sobre o reality show, sejam eles positivos ou negativos. Além disso, outro caso acabou acontecendo na Bahia, onde textos e publicações de apresentadores da TV local precisaram ser deletados a pedido da Globo. Os textos publicados, teriam sido críticas diretas ao comportamento de Wanessa Camargo no reality show.
Segundo as normas e diretrizes da emissora, os funcionários, especialmente os jornalistas que aparecem no vídeo, são orientados a não expressarem qualquer tipo de opinião que possa ser vinculada com o canal, por isso, a emissora pede que todos tenham posicionamento neutro em suas redes sociais. Isso vale desde posicionamento político, até opiniões pessoais.
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Globo coleciona críticas após transmissão de Carnaval
Recentemente, a Federação Nacional dos Jornalistas emitiu um comunicado onde falava sobre a atuação de influenciadores para a cobertura do Carnaval de 2024. Não é de hoje que a emissora está investindo em “rostos famosos” para trazer mais audiência ao canal, deixando os jornalistas de lado na transmissão da folia.
“Erros na transmissão, entrevistadores despreparados e desinformados e falta de detalhes foram algumas das reclamações feitas nas redes sociais pelo público que acompanhou os desfiles das escolas de samba pela televisão aberta em rede comercial neste Carnaval de 2024. Ao abrir mão de repórteres, a emissora detentora do direito comercial de transmissão deixou as/os espectadores sem informações cruciais sobre a festa. A Federação Nacional dos Jornalistas enfatiza a importância essencial do trabalho jornalístico na cobertura deste evento tão importante para a cultura nacional, pois os/as jornalistas trazem uma perspectiva histórica e social para o trabalho, enriquecendo a compreensão pública do Carnaval“, dizia o comunicado emitido pela FENAJ.