Escritora amadora acusa TV Globo de plágio na novela “Um Lugar ao Sol”
A TV Globo está enfrentando um processo de plágio movido por uma autora amadora. A notícia dada pela colunista Fábia Oliveira, do site “Em Off”, revela que Débora Palumbo da Costa, mulher que escreve novelas amadoras para a internet, está acusando Lícia Manzo de copiar uma de suas histórias na novela “Um Lugar ao Sol“, transmitida entre 2021 e 2022.
+ Geisy Arruda esquece que sua lingerie é transparente e foto vai parar no Insta: “Postei”
A escritora está processando o canal com uma ação de reconhecimento de direitos autorais, com o pagamento de indenização por danos morais, materiais e lucros cessantes. Segundo a colunista, que teve acesso ao processo com exclusividade, Débora percebeu que a história de Lícia tinha muitas similaridades com uma trama sua chamada “Falso Amor“, que foi ao ar em 2016 e foi registrada em 2020.
A autora amadora alega que personagens como Renato, de Cauã Reymond, teria as mesmas atitudes com sua mãe, Elenice, de Ana Beatriz Nogueira, que o personagem principal de sua obra, Henrique tem com sua mãe, Cristina. Ela ainda viu igualdade na tatuagem de Renato, que tinha um gavião nas costas, com uma fênix que Henrique tinha no mesmo lugar em sua história. Débora afirmou que viu similaridades entre as duas obras até nos banners promocionais da novela, além de uma música que está presente nas duas obras.
Para resolver o embólio, Débora pede que um perito especialista em novelas avalie as duas obras. Além disso, ela pede que a TV Globo seja impedida de usar a obra, condenando a emissora ao pagamento de indenização de pelo menos R$ 5 milhões.
O juízo entendeu que existem elementos suficientes que indiquem os argumentos de Débora e que ficou muito difícil de provar as igualdades entre as duas tramas. Ou seja, para resolver o problema, serão necessárias as elaborações de provas periciais.
Relembre a sinopse de “Um Lugar ao Sol”
A trama de Lícia Manzo conta a história de dois irmãos, Christian e Christofer que foram separados ainda quando pequenos. Os dois crescem em realidades completamente diferentes, sem saber da existência um do outro.
Quando completa 18 anos, Christian descobre a existência do irmão e sai de Góias em direção ao Rio de Janeiro para encontrar o irmão que agora se chama Renato.
Após anos tentando achar o irmão, em uma noite fatídica, os dois acabam se encontrando. Entretanto, para defender o irmão que acabou de conhecer Renato acaba morrendo e Christian abandona completamente sua vida para viver como o irmão rico. A partir disso, inúmeras histórias são criadas, mudando completamente a vida de todos a sua volta.
LEIA MAIS SOBRE TV E FAMOSOS:
+ Lívia Andrade desmente ida ao BBB 23 mostrando seu bumbum molhado na praia: “Acreditam agora?”
+ BBB 23: Daniel Lenhardt dá detalhes sobre Casa de Vidro e expõe bastidores
+ Vitão nega ida ao “BBB23”, mas não descarta convite da TV Globo: “Não sei se posso falar”