Ana Maria Braga conta pela primeira vez sobre seu diagnóstico de câncer de mama

Ana Maria Braga conta pela primeira vez sobre seu diagnóstico de câncer de mama - Metropolitana FM

Com o “Outubro Rosa” chegando ao fim, Ana Maria Braga conversou na manhã desta quinta-feira (27) com os seus médicos pessoais Fernando Maluf e Antonio Carlos Buzaid sobre tratamentos e prevenção contra o câncer. A apresentadora aproveitou o momento para dar o seu depoimento sobre a doença. O “Mais Você” ainda deu um demonstrativo de como as mulheres devem realizar o autoexame.

+ Fernanda Motta recorda luta contra câncer de mama: “Me deixou abatida de várias formas”

“É um depoimento muito importante para vocês. Tive vários tipos de câncer e tive um câncer de mama também. Por que não teve assim uma repercussão? Porque eu descobri pelo autoexame, tomando banho, senti com exame de toque. Você faz uma apalpação, você conhece o seu corpo. Quando eu toquei, no meu caso, senti um nódulo durinho que não estava ali um tempo atrás”, comentou.

Ana Maria Braga fala sobre diagnóstico de câncer de mama

Ana Maria Braga fala sobre diagnóstico de câncer de mama (Foto: Reprodução/Instagram)

Ana Maria Braga é uma sobrevivente de câncer! A apresentadora foi diagnosticada pela primeira vez com câncer de pele em 1991 e, cerca de dez anos depois, foi descoberto um tumor colorretal, que atinge reto e virilha. Em 2015, a apresentadora do “Mais Você” teve que enfrentar o câncer de pulmão. Na época, Ana Maria foi submetida a algumas sessões de imunoterapia.

Diagnóstico precoce do câncer

Em seguida, o médico Antonio Carlos Buzaid explicou a importância da combinação de exames para o diagnostico precoce da doença. “É importante enfatizar que a mamografia é mais sensível, em geral. A maioria não é tão superficial. O autoexame ajuda, mas a mamografia é superior. Na mama jovem, onde a mama é mais densa, o ultrassom complementa o exame na detecção de tumores pequenos”, explicou.

Nas mulheres abaixo dos 50 é útil a realização da ultrassonografia uma vez por ano, mesmo que não seja encontrado nada no autoexame. Em mulheres acima dos 50 anos, é importante a realização das mamografias. Conforme o Instituto de Oncoguia, diagnosticar o câncer em seus estágios iniciais garante a cura total do paciente em 95% dos casos. É importante que as mulheres mantenham uma rotina de exames médicos para o reconhecimento dos sinais e sintomas, assim como o autoexame das mamas.

Fique por dentro de tudo o que acontece no palco do “Mais Você”:

+ Após rumores de clima tenso no “Mais Você”, Ana Maria Braga da patada em Louro Mené

+ Fátima Bernardes surpreende Ana Maria Braga no “Mais Você” e público reage: “Encontro de milhões”

+ Internautas reparam “climão” entre Fátima Bernardes e Patrícia Poeta durante “Encontro”