Consequências graves! Justiça toma atitude, emite sentença severa à youtuber e motivo viraliza
Nesta quarta-feira (14), o ministro Alexandre de Moraes emitiu uma sentença que proíbe o youtuber Monark de espalhar falsas notícias envolvendo o Supremo Tribunal Federal (STF) ou do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Caso a regra seja descumprida, a multa é de até R$ 10 mil.
+ Consequências graves! Nova lei do Esporte promete penalidades chocantes e decisão gera tumulto
Isto porque, após a divulgação da PL 2630/2020, também conhecida como ‘Lei das Fake News‘ ou ‘Lei da Desinformação‘, o influenciador passou a fazer acusações contra a medida, afirmando que tudo se trataria de uma tentativa de censura.
No entanto, a real intenção da proposta é responsabilizar as redes sociais pelo conteúdo de seus usuários, o que significa que as plataformas vão precisar tomar medidas contra publicações criminosas, como por exemplo, as fake news.
Quem é Monark?
O youtuber Monark comandava o podcast ‘Flow’, lançado em 2018, na companhia de Igor Coelho, também conhecido como Igor 3k.
No entanto, em fevereiro de 2022, o youtuber foi demitido do canal, após defender a existência de um partido nazista, que são proibidos por lei no país. Na ocasião, ele alegou o direito da liberdade de expressão.
Com a onda de críticas, Monark usou suas redes sociais horas depois do ocorrido para se desculpar e revelou que ‘estava bêbado quando o comentário foi feito’.
Fique por dentro de TUDO que está rolando no cotidiano:
+ Preço despencou! Montadoras anunciam barateamento de carros e mercado vira de cabeça para baixo
+ Escândalo na moda: Bolsa inusitada é lançada por grife famosa e motivo gera espanto generalizado