Caso gravíssimo: Maior pedra no rim do mundo é exposta e recorde apavora população do mundo inteiro
Nesta quarta-feira (14), uma imagem publicada pelos médicos do Exército do Sri Lanka viralizou nas redes sociais em todo o mundo. Isto porque, na ocasião, eles retiraram a maior e mais pesada pedra no rim do planeta. O paciente Canistus Coonge, aposentado de 62 anos, foi operado no dia 1º de junho.
+ Preço despencou! Montadoras anunciam barateamento de carros e mercado vira de cabeça para baixo
Com 801 gramas e 13,37 centímetros, o exorbitante cálculo renal foi indicado ao ranking de recordes do ‘Guinness Book’. Vale lembrar que a pedra representa cinco vezes o peso de um rim masculino, além de tomar quase todo o espaço possível do órgão, que costuma ter de 10 a 12 centímetros.
Segundo informações do ‘Guinness World Records’, o último recorde tinha registrado um cálculo de 13 centímetros, após ser encontrada em um paciente na Índia, em 2004. Enquanto a mais pesada, possuía 620 gramas, e havia sido registrada no Paquistão, em 2008.
Como evitar pedra nos rins?
O problema de pedras nos rins atingem quase 5% da população, mas pode ser evitado caso os pacientes adotem hábitos simples, a menos que a causa seja um fator genético. Isto porque, com exceção sobre esses casos, evitar o baixo consumo de água e maus hábitos alimentares pode ser um caminho, conforme explica a médica nefrologista Tamara Cunha.
“A hidratação é um dos pilares básicos no processo de prevenção de cálculos renais. No entanto, beber água em excesso não é benéfico para desfazer ou diluir cálculo renal. É importante beber quantidades suficientes de líquidos para manter a urina diluída e esta quantidade é melhor ajustada de acordo com o peso de cada um”, disse ela.
Fique por dentro de TUDO que está rolando no cotidiano:
+ Colapso financeiro! Dólar despenca, valor promete lucros estratosféricos e gera tumulto no mercado
+ Fim da rivalidade! Gigante concorrente do McDonald’s encerra operações no Brasil e choca clientes