“Born This Way”: Álbum de Lady Gaga completa 10 anos com um legado importante para a música pop

A partir desse disco, a cantora virou a 'Mother Monster'

Por: David Mesquita | 23 maio - 15:27

A carreira da cantora Lady Gaga ganhou outros ares após introduzir a próxima era musical depois dos sucessos meteóricos de “The Fame” (2008) e “The Fame Monster” (2009).

Para isso, a cantora rompeu de forma brutal (e até ofensiva) com as expectativas da moda, para ser a Mother Monster dos seus Little Monsters em “Born This Way”, álbum que completa 10 anos neste domingo (23).

Tanto na capa do single, quando no vídeo musical, Lady Gaga aparece literalmente como um “monstro”.

Seis ossos saltam como chifres do seu rosto e dos ombros, implante estético que a cantora utilizaria nas aparições públicas para criar uma imagem sempre “monstruosa”, principalmente, para fundamentar o orgulho de “ser diferente”, característica comum dos fãs da artista.

O que faz “Born This Way” ser um disco tão expressivo é a forma como o desejo de liberdade da cantora se manifesta de maneira natural em todos os singles.

A começar por “Born This Way”, faixa-título do álbum, que pode ser considerado como um hino LGBTQIA+: “Não importa se você é gay, hétero ou bi, lésbica, transgênero… Eu estou no caminho certo, eu nasci para sobreviver”.

“Born This Way” é, sobretudo, uma glorificação da estranheza pessoal da cantora em composições que relembram os principais acontecimentos de sua vida, sua trajetória na infância, na escola, na família, na indústria musical, no amor e na própria individualidade feminina, sendo uma referência para os demais.

O álbum, do gênero electropop, mistura também vários outros estilos musicais entre o metal, disco, rock, techno e dance dentro da estrutura comum da carreira da cantora, a música pop.

O disco de “Born This Way” chega à conclusão tão singela quanto sincera de que tudo o que resta a Lady Gaga é comemorar o orgulho – e ser diferente não é problema nenhum, cada um é especial de sua maneira. É como se fosse o processo de autoaceitação contra a intolerância.

Confira os demais hits desse álbum:

MAIS DE LADY GAGA:

Cantora britânica confirma participação em álbum de Lady Gaga; saiba quem é

Série documental com Lady Gaga ganha trailer; confira!

Confira tudo que rolou no mundo dos famosos:


Inscreva-se no BOMBOU!