Ozempic: entenda a polêmica do remédio para emagrecer usado por Jojo Todynho

Ozempic: entenda a polêmica do remédio para emagrecer usado por Jojo Todynho - Metropolitana FM

Recentemente, a cantora Jojo Todynho compartilhou um vídeo em seu perfil no Instagram, para seus mais de 25 milhões de seguidores, em que exibe uma caneta de Ozempic (semaglutida), que faz parte, como ela já havia dito em outra ocasião, de um protocolo para perder peso.

+ Médica especialista analisa o ‘novo rosto’ da cantora Paula Fernandes e expõe os perigos dos procedimentos

“Sabe o que é isso aqui, gente? Meu Ozempic, que eu tomo, né, duas vezes na semana”, disse a artista com o remédio na mão.

Logo após a publicação do vídeo, a fabricante do medicamento, a farmacêutica Novo Nordisk, emitiu uma nota em que esclarece que o único uso aprovado para o Ozempic em todo mundo é para o tratamento de diabetes tipo 2.

“A Novo Nordisk esclarece que o Ozempic (semaglutida) é um medicamento indicado, em conjunto com dieta e exercícios, exclusivamente para o tratamento de pacientes adultos com diabetes tipo 2 não satisfatoriamente controlada (ou seja, quando o nível de açúcar no sangue permanece muito alto). A posologia recomendada em bula é de uso uma vez por semana, com prescrição e acompanhamento médicos. É importante ressaltar que a companhia não endossa nem apoia a promoção de informações de caráter off-label, ou seja, em desacordo com a bula de seus produtos”, afirma o comunicado.

No entanto, o Ozempic virou febre mundial entre pessoas que desejam emagrecer de forma rápida, já que contribui para a diminuição do apetite. Mesmo com o preço alto do medicamento – custa mais de R$ 900 –, a explosão na demanda resultou na escassez do remédio nas farmácias. Assim, muitos pacientes que realmente precisam do medicamento têm enfrentado dificuldades para encontrá-lo.

Jojo Todynho

Cantora disse que aplica o medicamento duas vezes por semana (Foto: Reprodução/Instagram)

Ozempic é perigoso?

Para esclarecer as dúvidas e polêmicas a respeito deste remédio, a Metropolitana FM conversou com exclusividade com a Dra. Fernanda Nichelle, médica especialista na área estética.

Segundo a Dra. Fernanda, aderir ao Ozempic sem orientação médica pode ser perigoso pois o remédio pode apresentar riscos para a saúde. Se medicar com o Ozempic sem uma avaliação correta e sem indicação profissional pode acarretar em consequências a longo prazo – como por exemplo, o corpo poderá ficar “dependente” da medicação, e se este for o único método para emagrecimento, quando for suspendido, o paciente provavelmente retornará ao peso anterior, causando um “efeito sanfona”.

“Por isso, pode se fazer necessária uma intervenção multidisciplinar, onde até o psiquiatra poderá auxiliar o paciente na orientação psíquica do tratamento”, afirma a doutora. “Penso que essa medicação deva ser indicada apenas em casos isolados e com acompanhamento médico frequente, sempre”, enfatiza.

Ainda de acordo com a médica especialista, o remédio é um análogo de um hormônio que retarda o esvaziamento gastrointestinal, por isso dá uma sensação de saciedade quase que permanente.

O Ozempic também pode causar efeitos colaterais. Os mais comuns são os gástricos, como: enjoo, vômitos, alterações intestinais, constipação (prisão de ventre) e diarreia.

“Rosto de Ozempic”: entenda possível efeito colateral da semaglutida

Desenvolvido originalmente para controlar a diabetes tipo 2, mas que agora está sendo frequentemente adaptado de forma off-label (fora da bula) para a perda de peso, o princípio ativo semaglutida tem se tornado cada vez mais visado, estando presente no Ozempic.

Na web, muito tem se falado sobre o “rosto de Ozempic”, um efeito adverso indireto. Embora esteja associado com o nome comercial do medicamento da indústria farmacêutica Novo Nordisk, não existe uma ligação direta. Na verdade, a condição no rosto é causada pelo emagrecimento acelerado, podendo também ser ocasionado por outros remédios, por dietas excessivamente restritas, cirurgias, procedimentos estéticos, etc.

Qual é a causa do “rosto de Ozempic”?

“O Ozempic é uma medicação que normalmente é prescrita para quem possui diabetes tipo 2. Em alguns casos específicos, tem sido prescrito também para auxiliar na perda de peso. A grande questão é que este medicamento promove uma perda de peso muito rápida, e junto disso, acontece também a perda de gordura facial”, contextualiza a Dra. Fernanda Nichelle.

“Muitos pacientes que se medicaram com o remédio relatam que, junto dessa perda de gordura facial, há uma sensação de envelhecimento da face. Isso acontece porque justamente se perde o compartimento de gordura facial, que promove uma sustentação no rosto. Quando este compartimento é esvaziado, o rosto desaba, cai, e por isso o paciente relata ter uma impressão de que envelheceu muito rápido”, explica.

“Isso, na verdade, é consequência de uma perda de peso rápida, não diretamente da medicação. É uma relação indireta com o uso do Ozempic”, finaliza ela.

Fique por dentro de todas as notícias sobre os famosos, moda e beleza:

+ Rodrigo Faro aposta em cropped e causa polêmica na web: “Até tu?”

+ Sydney Sweeney deixa seguidores babando ao posar de biquíni: “Deusa”

+ Após ser comparada com Fofão, Gretchen nega procedimentos estéticos e rebate críticas