Mulheres: especialista dá dicas de como cuidar da região íntima no inverno

Mulheres: especialista dá dicas de como cuidar da região íntima no inverno - Metropolitana FM

Com a chegada do inverno, as temperaturas caem bastante e a umidade do ar também fica mais baixa, a tendência é que fiquemos mais frágeis e nosso sistema imunológico é abalado com o clima frio. Nesse período devemos ficar mais atentos e redobrar os cuidados com a saúde, principalmente da região íntima.

+ Aqui na Metropolitana FM você encontra todas as novidades sobre Beleza & Estilo

As regiões íntimas são áreas mais sensíveis do nosso corpo. Durante os meses frios do ano devemos aumentar os cuidados para evitar infecções e problemas mais graves na região.

Queridas leitoras da Metropolitana FM, para ajudar vocês a manterem a saúde íntima, buscamos dicas de como cuidar corretamente da região, para isso conversamos com o ginecologista, Dr. Mauricio Abrão, ele é professor de Ginecologia da Faculdade de Medicina da USP e presidente da Associação Americana de Ginecologia Laparoscópica (AAGL), o primeiro médico de fora dos EUA a assumir a posição global.

img_regiaointima_julho_2022

Fotos/Reprodução

Evite usar roupas apertadas

Dr. Mauricio Abrão: Usar peças justas abafa a região íntima da mulher, que já é úmida. Com isso, a Candida albicans – fungo natural presente no organismo – se manifesta em forma de coceira, vermelhidão, corrimento e ardor ao urinar. Então, priorize roupas de algodão, inclusive a calcinha, que aumenta a transpiração da região, já que fica em contato direto.

img_roupasapertadas_julho_2022

Fotos/Reprodução

Dormir sem calcinha: um hábito que ajuda a manter a saúde íntima da mulher

Dr. Mauricio Abrão: Dormir sem calcinha é muito saudável também, pois evita a proliferação dos micro-organismos que desencadeiam as infecções vaginais e essa dica vale para o verão também!

img_cuidadosintimos_julho_2022

Fotos/Reprodução

Sabonetes neutros: a encolha certa para higienizar as regiões íntimas

Dr. Mauricio Abrão: No banho, evite lavar a região com sabonetes aromáticos e em barra. Os líquidos e sem perfume são menos propensos a provocar alergias, coceiras e vermelhidão. Além disso, seque muito bem a região após o banho, pois isso também contribui para aumentar a umidade local.

img_cuidadosintimos2_julho_2022

Fotos/Reprodução

Equilíbrio é tudo: higienizar a região íntima em excesso também faz mal

Dr. Mauricio Abrão: Tudo bem lavar de manhã e à noite, por exemplo. Após relações sexuais também é importante. Ou quando você está menstruada, a higiene pode ser mais frequente. Mas, ficar lavando ou usando lenço umedecido a cada hora pode alterar o PH, ressecar e ainda aumentar a proliferação de fungos e bactérias.

img_cuidadosintimos1_julho_2022

Fotos/Reprodução

Beba água frequentemente

Dr. Mauricio Abrão: É normal não sentir sede no inverno, mas isso pode acarretar em problemas urinários. Existem aplicativos que te ajudam a lembrar de tomar água e, assim, evitar esses problemas.

img_bebaagua_julho_2022

Fotos/Reprodução

Consulte o médico regularmente

É importante ir ao médico e fazer os exames regulamente para manter a saúde em dia e evitar maiores problemas com a saúde.

Se você tiver coceira, vermelhidão, corrimento com odor ou coloração, marque uma consulta com o seu ginecologista. Só após uma avaliação ele pode indicar o melhor medicamento e tratamento para o seu caso.

img_cuidadosnaregiaointima_julho_2022

Fotos/Reprodução

Saiba tudo sobre a vida dos famosos aqui na Metropolitana FM: 

+ Sônia Abrão rasga o verbo sobre Patrícia Poeta: “Convencida, nariz empinado”

+ Adryana e Albert, Brenda e Matheus e Eliza e Hadballa estão na DR do Power Couple

+ Climão! Christian Figueiredo rebate Dynho Alves após ameaça: “Ia me quebrar? Tá louco?”

BOMBOU: EX-BBB JAQUELLINE é OBRIGADA a TIRAR MEGA HAIR após pegar PIOLHO