Mãe aos 50: ginecologista tira dúvidas sobre gravidez após os 50 anos

Mãe aos 50: ginecologista tira dúvidas sobre gravidez após os 50 anos - Metropolitana FM

Conversamos com o ginecologista, Dr. Mauricio Abrão, para esclarecer as dúvidas sobre gravidez aos 50 anos. Depois que a atriz, Claudia Raia, anunciou que está grávida aos 55 anos, o assunto não sai dos mais comentados da internet e também levantou várias dúvidas entre as mulheres.

+ A Miss Grand Brasil, Isabella Menin, já está na Indonésia onde disputará o título de “Miss Grand Internacional 2022”

O que mais impressionou a todos foi que Claudia Raia, engravidou de forma natural. Essa foi a principal pergunta que a maioria das pessoas fizeram: É POSSÍVEL ENGRAVIDAR IDADE NATURALMENTE APÓS OS 50 ANOS?

Dr. Mauricio Abrão: As chances de engravidar após os 50 anos, de forma natural, são extremamente baixas. É importante ressaltar que com o passar do tempo, a qualidade dos óvulos das mulheres caem bastante, dificultando a gestação. Dos 18 aos 35, um casal saudável tem maiores chances de engravidar e manter a gestação até o final, sem complicações. Após esse período, as chances são menores, ainda mais se a mulher tiver comorbidades, como, por exemplo, diabetes e  hipertensão.

QUAIS SÃO OS MÉTODOS MAIS COMUNS PARA ENGRAVIDAR APÓS OS 50 ANOS?

A paciente pode recorrer à estimulação de óvulos, coito programado, reprodução humana assistida para a realização de uma fertilização in vitro, inseminação intrauterina e até mesmo o uso de óvulos doados por uma mulher mais jovem. Já a indicação do procedimento mais eficaz para cada caso fica por conta do médico, pois só ele poderá dizer, com base no histórico de saúde da paciente, o que é melhor para ela (ou o casal).

É POSSÍVEL OPTAR PELO PARTO NORMAL?

Sim, é possível. Mas, no caso de uma gestação de alto risco, na qual a gravidez após os 50 anos se enquadra, é preciso estar preparado para o fazer uma cesárea. Nesse sentido, a mãe pode se preparar para ter o parto natural, mas é bom ter em mente que se talvez ele não ocorra, principalmente se ele oferecer algum tipo de risco à vida a ela e ao bebê.

QUAIS SÃO OS RISCOS DE UMA GRAVIDEZ TARDIA PODE TRAZER PARA A MÃE E PARA O BEBÊ?

Os principais riscos que envolvem uma gestação nessa faixa etária são as alterações cromossômicas no DNA do bebê, que é identificado no início da gestação por meio de testes genéticos e de ultrassom. E também o Parto prematuro, diabetes gestacional, sangramentos e até mesmo um aborto.

QUAIS SÃO OS CUIDADOS QUE A GESTANTE PRECISA TOMAR NESSES PERÍODO? EXISTEM CUIDADOS DIFERENTES PARA CADA FAIXA ETÁRIA?

Hoje, a saúde das mulheres de 50+ é muito melhor do que há 20, 30 anos. Então, é evidente que elas se cuidem mantendo hábitos saudáveis, como alimentação adequada e a prática de atividade física, assim terão mais chances de sucesso na concepção e evolução da gravidez. De qualquer forma, elas não estão isentas do desenvolvimento de alguns problemas, como o diabetes gestacional e a hipertensão. Importante fazer um pré-natal com todos os exames sugeridos pelo médico.

img_CLAUDIARAIA_outubro_2022

Claudia Raia, está grávida aos 55 anos. (Fotos/Reprodução/Instagram)

A GESTANTE PODE MANTER A SUA ROTINA DE ATIVIDADES FÍSICAS?

Depende do tipo de atividade que ela pratica. Nesse período, é muito importante prezar pela mobilidade e força, existem atividades que são excelentes, como yoga, pilates e alguns tipos de fisioterapia. Mas, em todo caso, é importante alinhar com o médico quais dessas atividades podem ser mantidas durante a gestação.

QUAIS AS DICAS PARA MULHERES COM MAIS DE 50 ANOS QUE DESEJAM SER MÃES?

Primeiro, procurar um médico para saber se existe essa possibilidade da concepção. Fazer exames para avaliar a função do órgão reprodutor, além de outros exames, como o de sangue, para saber como está o diabetes e o colesterol. Aliás, até o parceiro precisa passar por alguns exames, dependendo da idade, para entender a motilidade dos espermatozoides. Esse acompanhamento é fundamental para dar início a esse sonho. Depois, com os exames em mãos, o médico pode indicar a melhor forma de concepção, que pode ser a concepção natural, com doação de óvulo ou fertilização in vitro. É importante que a mulher cuide muito bem da sua saúde, como descrito na resposta anterior

Aqui na Metropolitana FM, você fica por dentro de tudo o que acontece na vida dos famosos:

+ A Fazenda 14: Rosiane Pinheiro é eliminada com 21,28% dos votos

+ Deborah Secco vira sexóloga e dá dicas quentes: “É muito bom pra mim”

+ Mudou o sotaque? Cena de Jade Picon em ‘Travessia’ vaza e detalhe choca fãs: “Que diferença!”