Febre entre famosos: como é a colocação e os cuidados com as lentes de contato dental

Por: Rosy Canci | 28/05/22 - 01:59

A internet parou nos dois últimos dias para comentar sobre a queda das “Lentes de Contato Dental”, ou também conhecidas como “Facetas”, de duas celebridades brasileiras. Muitas perguntas e dúvidas surgiram, sobre o por que e como as lentes caíram; e ainda se isso é normal acontecer.

+ Tudo sobre Beleza & Estilo, você encontra aqui

De forma super humorada a influencer, Gkay, e o jogador de futebol do Fortaleza, Lucas Lima, compartilharam em suas redes sociais, durante esta semana, que perderam as lentes de contato dos dentes frontais. A humorista contou aos seguidores que a “Faceta” caiu devido ao problema que ela tem, o “Bruxismo”; já o jogador perdeu o dente em um lance contra o jogador do time chileno, “Cola-Cola”.

Será que é normal acontecer isso com quem adere as lentes de contato!? Para tirar as dúvidas de vocês leitores da Metropolitana FM, fomos conversar com uma especialista no assunto. Atenção aí para os detalhes do procedimento estético que virou febre entre os famosos, além da Gkay e do Lucas Lima, personalidades como: Neymar, Grazi Massafera, Carlinhos Maia, Gusttavo Lima e muitos outros, aderiram as lentes de contato e mudaram o sorriso.

faceta de famosos cai

Fotos/Reprodução

Lentes de Contato Dentais: Saiba detalhes sobre o procedimento mais querido entre os famosos

Vamos ao bate-papo com a “Dra. Patrícia Almeida”, ela é dentista, especialista em reabilitação oral e estética, idealizadora da “Odontologia Almeida” e integrante da “Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD)”.

Metropolitana FM: Por que as “Lentes de Contato”, são tão procuradas, principalmente pelos famosos? Elas auxiliam apenas na estética ou para tratamento odontológico?

Dra. Patrícia Almeida: “Além de harmonizarem as formas, tamanho e cor, elas também servem para reabilitar dentes fragilizados. Ou seja, dentes que quebraram, que foram restaurados diversas vezes, ou tem restaurações muito profundas, podem ter as lentes como uma alternativa para protegê-los como uma película protetora.”

facetas Gusttavo Lima

Fotos/Reprodução

Metropolitana FM: Como é o processo de colocação das Lentes de Contato/Facetas?

Dra. Patrícia Almeida: “Existem duas formas de colocar as lentes de contato. A feita em consultório, com resina composta, que é moldada pelo próprio dentista sobre o dente, leva cerca de 5 a 6 horas para ser feita em toda a boca. O dentista habilita o dente, escolhe a cor junto ao paciente e faz tudo no mesmo dia. Já para fazer e aplicar a versão feita à base de porcelana, é necessário tirar o molde, enviá-las para o protético produzir uma a uma e após a prova, elas são cimentadas sobre os dentes naturais. Esse procedimento demanda mais tempo para ser feito, cerca de duas semanas.”

facetas Grazi Massafera

Fotos/Reprodução

Metropolitana FM: O paciente sente dor na colocação ou pós-procedimento?

Dra. Patrícia Almeida: “Não. Independentemente da alternativa escolhida, nenhuma delas causa dor ao paciente.”

Metropolitana FM: É necessário desgastar os dentes para colocar as lentes de contato?

Dra. Patrícia Almeida: “Sim, para se aplicar a lente de contato em porcelana é preciso desgastar um pouco os dentes, para que o resultado final não fique volumoso. Raramente esse processo é feito quando o material escolhido é a resina composta, exceto quando o paciente tem os dentes manchados em um tom de cinza escuro, demandando mais material claro, sendo necessário um pouco de desgaste para evitar relevos.”

facetas Carlinhos Maia

Fotos/Reprodução

Metropolitana FM: Depois de quanto tempo o paciente pode se alimentar e voltar à rotina normal?

Dra. Patrícia Almeida: “Após a aplicação das lentes de resinas é indicado aguardar, pelo menos, duas horas, para que o processo de cromatização seja finalizado. Esse intervalo também é preciso para que os dentes não manchem. Já no caso das lentes de porcelana, o paciente pode se alimentar após uma hora da finalização da aplicação.”

Metropolitana FM: As lentes de contato podem manchar se o paciente consumir muitos alimentos que liberem coloração?

Dra. Patrícia Almeida: “As lentes de porcelana não mancham. Já os pacientes que usam as de resina e fumam, tomam muito café, vinho e consomem outros alimentos que possuam corantes ou cor intensa, a resina pode sim ficar um pouco pigmentada, mesmo que raro, pode acontecer.”

facetas Lucas Lima

Fotos/Reprodução

Metropolitana FM:  Como é a manutenção das lentes de contato? E de quanto em quanto tempo deve ser feita?

Dra. Patrícia Almeida: “O paciente deve retornar ao dentista a cada 6 meses, para que o estado das lentes sejam avaliados. Isso é, o dentista analisa se há rachaduras, trincamentos, manchas, se está descolando etc. As lentes de porcelana demandam de menos manutenção, exceto pelo polimento e pela cola, por isso é muito importante sempre voltar ao dentista, para não correr o risco da lente cair. Os pacientes adeptos da versão de resina devem fazer raspagem e limpeza a cada 3 meses, e a cada 6 meses o polimento.”

facetas Neymar

Fotos/Reprodução

Metropolitana FM: As lentes de contato podem descolar? Se sim, quais os principais motivos que fazem elas caírem?

Dra. Patrícia Almeida: “Pode sim. Se o paciente tem bruxismo e não trata, elas podem cair e também fraturar os dentes naturais. O hábito de abrir embalagens com a boca ou morder objetos duros, como a tampa de canetas, contribuem para a fragilização e a quebra da resina, ou o descolamento da porcelana. Então, pare já. E se você, assim como a influenciadora, Gkay, tem bruxismo, o uso das plaquinhas é essencial para manter os seus dentes intactos.”

facetas Gkay

Fotos/Reprodução

Metropolitana FM: Se o paciente decidir tirar as lentes de contato no futuro, tem possibilidade? 

Dra. Patrícia Almeida: “Pode. As de resina são mais fáceis de remover, pois não é necessário realizar desgastes. Já as de porcelana, até podem ser removidas, entretanto, não dá para recuperar o dente 100% após o desgaste.”

Metropolitana FM: Qual o valor de investimento para ter o sorriso como o dos famosos, perfeitinho com as lentes de contato?

Dra. Patrícia Almeida: “O valor pode variar de acordo com diversos fatores, desde a região, escolha do profissional e até o tipo de material. Geralmente, o valor gira em torno de R$ 3.000,00 até R$ 80.000,00.”

facetas famosos capa

Fotos/Reprodução

Saiba tudo sobre a vida dos famosos brasileiros e internacionais:

+ Fátima Bernardes tem passado exposto ao vivo e momento choca jornalista: “Foi um momento”

+ Jade Picon atriz global! Descubra quanto a ex-BBB vai receber por mês da emissora

+ A fila andou!? Bianca Andrade beija João Guilherme, notícia viraliza e enlouquece fãs

Confira tudo que está rolando no mundo dos famosos!