Estilista japonês Issey Miyake, criador do estilo de Steve Jobs, morre aos 84 anos

Estilista japonês Issey Miyake, criador do estilo de Steve Jobs, morre aos 84 anos - Metropolitana FM

O estilista japonês Issey Miyake, famoso por criar a icônica camisa preta de gola alta de Steve Jobs, faleceu na manhã desta terça-feira (9) devido a um câncer no fígado. A fatalidade foi divulgada na Kyogo, agência de notícias japonesa. A imprensa asiática também informou que o funeral já aconteceu, reservado apenas para familiares e não haverá mais nenhuma homenagem pública ao estilista.

+ Gkay usa capacete high-tech de R$ 30 mil no tapete vermelho do MTV MIAW; entenda o porquê tão caro

Issey Miyake, que sobreviveu à bomba de Hiroshima em 1945, se tornou um grande nome no mundo fashion, produzindo peças atemporais e materiais inovadores. A maioria das suas coleções estão expostas no Victoria and Albert Museum, em Londes, e no Museu de Arte Moderna de Nova York, o MoMa.

Issey Miyake na apresentação do prêt-à-porter Outono-Inverno de 1985/1986

Issey Miyake na apresentação do prêt-à-porter Outono-Inverno de 1985/1986 (Foto: Reprodução/Pierre Guillaud)

Por ora, o Miyake Design Studio e Issey Miyake Group publicaram um comunicado em homenagem ao designer. “Sempre um pioneiro, Miyake abraçou o artesanato tradicional, mas também olhou para a próxima solução: a mais nova tecnologia impulsionada pela pesquisa e desenvolvimento. Ele nunca se afastou de seu amor, do processo de fazer as coisas. Ele continuou a trabalhar com suas equipes, criando novos designs e supervisionando todas as coleções sob as várias marcas Issey Miyake. Seu espírito de alegria, empoderamento e beleza será continuado pelas próximas gerações”, escreveram.

Carreira de Issey Miyake

Ao lado de Rei Kawakubo e Yohji Yamamamoto, Issey Miyake revolucionou a moda na década de 1980 ao promover a desconstrução da silhueta, mas de uma forma bem diferente da proposta do Punk. O objetivo era oferecer roupas confortáveis de alta tecnologia, deixando um pouco de lado o glamour da alta costura.

Na década de 1980, Issey Miyake começou a ousar em seus projetos com o uso de materiais como plástico, metal, arame e até mesmo papel artesanal japonês. Além disso, Miyake se tornou muito famosos por seus plissados, dobras feitas nos tecidos com pregas, conhecidas como pleats please. O estilista tinha uma técnica única que consistia em envolver os tecidos entre camadas de papel e, em seguida, os colocava numa prensa térmica.

Peças do último desfile de Issey Miyake para o Fashion Week Paris de inverno

Peças do último desfile de Issey Miyake para o Fashion Week Paris de inverno (Foto: Reprodução/FFW)

Miyakei sempre foi muito atento às questões sustentáveis, por isso, investe em materiais sustentáveis em suas peças. O ‘Dough Dough‘ é um tecido criado por ele e feito a partir do polietileno, porém, diferente do mercado, não é trato no vapor, permitindo ser mais maleável.

“É como massa de modelar. Depois de me concentrar por cinco anos em materiais muito técnicos, como o Steam Stretch, eu queria encontrar a sensação do toque e do trabalho manual que desapareceu em nosso mundo tecnológico. Isso dá liberdade total para quem veste a roupa, dando a ela a oportunidade de criar a forma que ela quiser”, revelou Miyake, antes do falecimento, ao portal Fashion Network.

Além disso, o estilista ainda foi responsável pelo guarda-roupa de Steve Jobs. O dono da Apple se inspirou na organização da empresa Sony e decidiu produzir um uniforme para os seus funcionários. Por isso, Jobs contratou Miyake para a produção de um colete para a Apple, só que ninguém abraçou a ideia. No entanto, isto não o abalou e pediu para que o designer criasse para ele uma espécie de assinatura: a icônica camiseta preta de gola alta.

Issey Miyake ficou responsável pelo gurda-roupa de Steve Jobs

Issey Miyake ficou responsável pelo guarda-roupa de Steve Jobs (Foto: Reprodução/Instagram)

Fique por dentro de tudo o que acontece no mundo dos famosos:

+ Bruna Marquezine revela próximos passos para a carreira após filme da DC

+ Gêmeas? Após mudança, Larissa Manoela é comparada à Rafa Kalimann

+ Gkay se emociona após ser reconhecida por marca de luxo italiana