Envelhecimento do olhar: especialista dá dicas de como prevenir e tratar

Por: Rosy Canci | 21/06/22 - 22:23

A região dos olhos tem uma pele mais fina e sensível, naturalmente mais propícia a ter os primeiros sinais do envelhecimento.

+ Beleza & Estilo: saiba mais clicando aqui

São várias as causas do envelhecimento das áreas dos olhos, desde a falta de cuidados até doenças que aceleram o processo que faz cair as pálpebras.

Durante o período da pandemia, a região dos olhos ficou em evidência, devido ao uso da máscara. Aprendemos a sorrir com os olhos, mas isso fez com que déssemos mais atenção à essa região. Muitas pessoas perceberam nesse período, o surgimento de olheiras e sinais de expressão, e a procura por produtos e tratamentos para prevenir e corrigir o envelhecimento da área dos olhos, teve um aumento significativo.

[amp-ad]

área dos olhos

Fotos/Reprodução

Dicas do especialista para melhorar o aspecto da área dos olhos

Se vocês queridas leitoras e queridos leitores da Metropolitana FM, estão nessa lista de pessoas que querem melhorar o aspecto da área dos olhos, fique atento às dicas que o Dr. Marcelo Sampaio, nos deu, ele é especialista em cirurgia geral e cirurgia plástica pelo Hospital das Clínicas (USP), faz parte do corpo clínico do Hospital Sírio-Libanês e é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e correspondente internacional da American Society of Plastic Surgeons.

Metropolitana FM: O que causa o envelhecimento no olhar?

Dr. Marcelo Sampaio: O envelhecimento da região é multifatorial e pode ser causado pela falta de cuidados adequados, como a exposição solar sem protetor, o consumo de tabaco e uso de outras substâncias que influenciam a saúde da pele, fatores genéticos e até doenças que levam à queda das pálpebras.

área dos olhos proteção

Fotos/Reprodução

Metropolitana FM: Quais são os principais traços de envelhecimento dessa região?

Dr. Marcelo Sampaio: Rugas, olheiras e escurecimento da região, variação de peso corporal/efeito sanfona e a flacidez. Problemas funcionais também podem dar a impressão de olhar cansado, como no caso do ectrópio, que acontece quando a pálpebra inferior cai, expondo a conjuntiva (aquela mucosa avermelhada); o entrópio, que é ocasionado pela flacidez da pálpebra inferior, fazendo com que os cílios virem em direção aos olhos; a blefarocalase, que também deixa os olhos caídos, mas é acompanhada de processos inflamatórios; e a “ptose”, conhecida como “olho de peixe morto”, que é causada pelo enfraquecimento do músculo da pálpebra ou por paralisias dos nervos oculares, que fazem com que a pálpebra caia por cima dos olhos, reduzindo o campo visual. A cantora Britney Spears e a modelo Paris Hilton, sofrem de “ptose”, que não se restringe a um mal que afeta apenas a estética e a autoestima, mas pode causar danos maiores e até cegueira.

famosas com ptose

Fotos/Reprodução

Metropolitana FM: Quais são os tratamentos indicados para cada um deles?

Dr. Marcelo Sampaio: Para os casos mais superficiais, como rugas finas e olheiras, o preenchimento com ácido hialurônico pode resolver. Entretanto, com o avanço da idade, o excesso de pele, e sobretudo, para as doenças funcionais, o mais indicado é recorrer à cirurgia plástica, pois assim é possível resolver definitivamente o problema.

cuidados com a área dos olhos ok

Fotos/Reprodução

Metropolitana FM: Além da parte estética, os tratamentos podem trazer alguma melhoria em relação à saúde (funcional)?

Dr. Marcelo Sampaio: Sim. Geralmente os problemas funcionais quando tratados com a cirurgia, além de terem o olhar renovado, também melhoram as funções da visão. Um bom exemplo é a blefaroplastia, que remove o excesso de pele da região, e em alguns casos restabelece a qualidade da visão, pois alguns pacientes podem ter essa função afetada pelo excesso de flacidez. Várias famosas já recorreram ao procedimento, como as atrizes Letícia Spiller e Luiza Brunet, vejam o antes e depois das artistas.

letícia spiller blefaroplastia

Fotos/Reprodução

luiza brunet blefaroplastia

Fotos/Reprodução

Metropolitana FM: Como identificar se eu preciso recorrer a uma cirurgia plástica?

Dr. Marcelo Sampaio: Se você tem algum problema funcional ou excesso de pele nas pálpebras, talvez a cirurgia plástica seja indicada para você. Mas, o ideal é procurar um cirurgião plástico para uma consulta, assim o profissional pode realizar uma avaliação e definir qual é o melhor tratamento para o seu caso.

cuidados com a área dos olhos

Foto/Reprodução

Fique por dentro de tudo o que acontece no mundo dos famosos:

+ Rico muda o corpo com procedimento estético: “Minhas amigas fizeram, resolvi fazer”

+ Cachê de milhões! Whindersson revela quanto ganha no Instagram e valor choca: “Absurdo!”

+ Larissa Manoela é uma das mais bem pagas da Globo e salário vaza na web

Confira tudo que está rolando no mundo dos famosos!