Shakira vai parar na cadeia? MP espanhol pede prisão da cantora por motivo polêmico

Por: David Mesquita | 29/07/22 - 14:53

OMG! O Ministério Público espanhol pediu 8 anos e dois meses de prisão para Shakira, por acusações de fraude fiscal no valor de 14,5 milhões de euros do Tesouro espanhol entre os anos de 2012 e 2014. O órgão também exigiu que a estrela colombiana pague multa de 24 milhões de euros.

+ Shakira sofre grave acusação, situação é exposta e causa polêmica

O documento com a sentença foi apresentado nesta sexta-feira (29) após a cantora, que se declara inocente, rejeitar um acordo com o Ministério Público na última quarta-feira (27) e informar estar disposta a ser levada a julgamento.

Agora, o Tribunal de Barcelona deve decidir se vai abrir um julgamento para a dona do hitLa Tortura“, que poderia chegar a um acordo com o Ministério Público até o último momento.

Denunciando “uma total violação de seus direitos”, Shakira informou em nota que “o Ministério Público tem insistido em recolher o dinheiro ganho em [suas] turnês internacionais e no ‘The Voice'”- programa de televisão americano em que ela foi juíza – quando a artista ainda não morava na Espanha.

Por que Shakira está envolvida nessa polêmica?

O Ministério Público espanhol acusa Shakira de ter usado uma “estrutura corporativa” criada anos antes para evitar o pagamento de impostos na Espanha entre 2012 e 2014, apesar de já residir no país por mais que os 183 dias por ano estipulado por lei.

O desentendimento entre as partes é, no entanto, quase total por enquanto. A decisão do MP vem à tona dois dias após a artista rejeitar um acordo. O caso corre na Justiça desde 2017, quando a cantora já morava na Espanha com seu então marido, o jogador de futebol Gerard Piqué. Na ocasião, ela ainda não estaria regularizada como moradora do país.

Segundo a investigação conhecida como ‘Pandora Papers’, que está relacionada aos milhares de dados vazados publicamente em 2021 pelo Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos, documentos revelaram que a artista teria registros de domicílio nas Bahamas, lugar apontado como “paraíso fiscal”.

A denúncia indica que Shakira começou a morar na Espanha em 2012, mas a residência fiscal nas Bahamas ficou registrada até 2015. Em maio de 2022, ela apresentou um recurso, mas foi negado, para o arquivameno da investigação.

SAIBA AS ÚLTIMAS POLÊMICAS SOBRE SHAKIRA:

+ Separação de Shakira e Gerard Piqué: quem deu o ponto final no relacionamento?

+ Separação de Shakira e Gerard Piqué: quem ficará com a guarda das crianças?

+ Após separação, Shakira e Gerard Piqué são flagrados no mesmo local por motivo especial

BOMBOU: LÉO SANTANA recebe BRINQUEDO ADULTO de FÃ e TOMA ATITUDE INUSITADA