Faustão era o segundo na lista de transplante; Entenda como o apresentador recebeu um coração tão rápido
Em menos de uma semana na fila para o transplante de coração, Faustão conseguiu um órgão e operou neste domingo (27), no entanto, o apresentador só conseguiu um transplante tão rápido porque o primeiro da fila negou o órgão. Ao que se sabe, a equipe médica do famoso recebeu um sinal verde após os responsáveis pelo primeiro da lista prioridade recusarem a oferta.
As informações são do G1 e confirmadas pela Central de Transplante do Estado de São Paulo e Faustão recebeu um coração de um doador de 35 anos. Para escolher a pessoa que vai receber o órgão, o ministério da saúde leva em consideração o tipo sanguíneo, além da compatibilidade genética e tamanho do órgão. “A seleção gerada para oferta do coração deste receptor, através do sistema informatizado de gerenciamento do sistema estadual de transplantes, trouxe 12 pacientes que atendiam os requisitos”, explica a Central de Transplantes do Estado de São Paulo.
🚨A cirurgia de transplante de coração de Fausto Silva foi um sucesso segundo o Hospital Albert Einstein. pic.twitter.com/STKVSUK5pg
— eplay (@forumeplay) August 27, 2023
Confira o comunicado completo do Ministério da Saúde sobre a prioridade de Faustão na fila da cirurgia do transplante cardíaco
O comunicado aconteceu pelo twitter na noite deste domingo (27) e aproveitou para explicar algumas dúvidas que surgiram durante toda a preocupação com a saúde do apresentador. Confira todo o comunicado:
Toda a estrutura é gerenciada pelo Ministério da Saúde, que assegura que cirurgias de alta complexidade sejam realizadas para pacientes da rede pública e privada, em situação de igualdade.
— Ministério da Saúde (@minsaude) August 27, 2023
Quando os critérios técnicos são semelhantes, a ordem cronológica de cadastro, ou seja, a ordem de chegada, funciona como critério de desempate. Pacientes em estado crítico são atendidos com prioridade, em razão de sua condição clínica.
— Ministério da Saúde (@minsaude) August 27, 2023
Além dele, só na última semana, entre 19 e 26 de agosto, foram realizados 11 transplantes de coração no país, sendo sete no estado de São Paulo, unidade da federação com maior volume de transplantes.
— Ministério da Saúde (@minsaude) August 27, 2023
Todos os pacientes que realizam transplantes por meio do SUS recebem assistência integral, equânime, universal e gratuita, incluindo exames preparatórios, cirurgia, acompanhamento e medicamentos pós-transplante.
— Ministério da Saúde (@minsaude) August 27, 2023
Fique por dentro de todas as notícias da TV e dos famosos:
+ Com baixa audiência e sem previsão de melhora, direção do SBT detona trabalho de Daniela Beyruti