Oppenheimer: Neto de físico assume que removeria uma cena do épico de Christopher Nolan

Em entrevista a Time, Charles Oppenheimer, o neto de J. Robert Oppenheimer, disse que removeria somente uma cena de Oppenheimer. Segundo o neto do físico, a cena em questão ocorre logo no início do épico de Christopher Nolan e seria somente “um boato sem fundamento” sobre o seu avô.
+ Oppenheimer: Crítica | “Eu me tornei a morte, o destruidor de mundos”
“Quando conversei com Chris Nolan, a certa altura ele disse algo mais ou menos como: ‘Eu sei contar uma história sobre esse assunto. Haverá partes que você terá que dramatizar um pouco e partes que serão alteradas. Como membros da família, acho que vocês vão gostar de alguns papéis e não gostar de outros.’ Isso provavelmente me levou a aceitar o filme, embora eu o tenha visto muito tarde, logo quando foi lançado”, disse Charles Oppenheimer. “Como uma representação dramatizada da história, foi realmente preciso. Há partes das quais discordo, mas não por causa de Nolan.”
A sequência que o neto de J. Robert Oppenheimer se refere é a cena da maça envenenada. No épico, um ainda estudante Oppenheimer (Cillian Murphy) é obrigado a ficar para trás na aula de química do Prof. Patrick Blackett (James D’Arcy) e acaba perdendo uma parte da palestra do físico Niels Bohr (Kenneth Branagh), um ídolo para o estudante. Em um momento de raiva, o jovem envenena uma maça, entretanto no dia seguinte, ele retorna à sala de aula correndo e joga fora a maça.

James D’Arcy é Patrick Blackett e Kenneth Branagh é Niels Bohr em “Oppenheimer” (Foto: Reprodução/Universal Pictures)
“A parte que eu menos gosto é essa referência à maçã envenenada, que era um problema no ‘American Prometheus’. Se você ler o ‘American Prometheus’ com bastante atenção, os autores dizem: ‘Não sabemos realmente se isso aconteceu.’ Não há registro dele tentando matar alguém. Essa é uma acusação muito séria e é uma revisão histórica. Não há um único inimigo ou amigo de Robert Oppenheimer que tenha ouvido isso durante sua vida e considerado verdadeiro”, explicou o neto.
“Às vezes, os fatos são arrastados por um jogo de telefone. No filme, é tratado vagamente e você realmente não sabe o que está acontecendo, a menos que conheça essa história incrivelmente profunda. Então, honestamente, não me incomodou”, disse Charles Oppenheimer. “Incomoda-me que estivesse na biografia com essa ênfase, não uma isenção de responsabilidade, este é um boato sem fundamento que queremos colocar em nosso livro para torná-lo interessante. Mas eu gosto de um pouco da dramatização. Achei a conversa de Einstein com Oppenheimer no final muito eficaz, embora não fosse histórica.”
Oppenheimer é baseado na biografia American Prometheus: The Triumph and Tragedy of J. Robert Oppenheimer de Kai Bird e Martin J. Sherwin, a biografia foi publicada em 2005 e, no ano seguinte, venceu do Prêmio Pulitzer.

Tom Conti é Albert Einstein em “Oppenheimer” (Foto: Reprodução/Universal Pictures)
“Eu teria definitivamente removido a coisa da maçã. Mas não consigo me imaginar dando conselhos sobre filmes para Nolan. Ele é um especialista, ele é o artista e um gênio nessa área. Mas uma história familiar divertida é que, se eu me convidasse para o set, eles me receberiam, o que fiz duas vezes”, explicou Oppenheimer.
“E então uma vez, eu visitei o set no Novo México. Eu os vi no filme e, naquela cena em particular, Cillian Murphy entra em uma sala e parte de sua fala era chamar alguém de ‘idiota’. E quando voltei para Santa Fé e contei ao meu pai [Peter Oppenheimer], ele ficou horrorizado. Ele disse: ‘Robert Oppenheimer nunca jurou. Ele era uma pessoa tão formal. Ele nunca, jamais faria isso’. E eu fiquei tipo, ‘Bem, é uma dramatização’”, concluiu Charles Oppenheimer. “Mas eu estava preocupado de que no filme ele fosse um cara abusivo e xingador. De qualquer forma, acho que ele disse um palavrão no filme e eu estava na sala.”

Cillian Murphy é J. Robert Oppenheimer em “Oppenheimer” (Foto: Reprodução/Universal Pictures)
Oppenheimer está em cartaz nos cinemas brasileiros.
Saiba mais sobre Séries e Filmes:
+ Banido? ‘Oppenheimer’ pode não ser lançado nos cinemas japoneses; entenda
+ Cheirinho de Oscar! ‘Oppenheimer’ é aclamado pela crítica no Rotten Tomatos e Metacritic
+ Oppenheimer: Filmes que você precisa conferir antes de assistir ao épico de Christopher Nolan