Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania: Crítica | “Você poderia ter ido para casa”

Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania: Crítica | “Você poderia ter ido para casa” - Metropolitana FM

Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania estreou nos cinemas brasileiros na última quinta-feira (16) e está sendo considerado o segundo pior filme da Marvel Studios segundo o Rotten Tomatoes. A terceira aventura do Homem-Formiga não agradou à crítica especializada, o longa dirigido por Peyton Reed está atualmente com 48% de aprovação no agregador de críticas.

O filme só está um ponto a frente de Eternos (2021), entretanto, ao invés de seguir o consenso da crítica, a audiência curtiu ambos os filmes. Segundo a audiência, Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania tem 84% e Eternos conquistou 77% de aprovação no Rotten Tomatoes.

+ Quantumania: Novo filme da Marvel Studios tem a segunda menor avaliação do Rotten Tomatoes

Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania segue “os super-heróis Scott Lang (Paul Rudd) e Hope van Dyne (Evangeline Lilly) como Homem-Formiga e a Vespa. Com os pais de Hope, Janet van Dyne (Michelle Pfeiffer) e Hank Pym (Michael Douglas), e a filha de Scott, Cassie Lang (Kathryn Newton), a família explora o Reino Quântico, interagindo com novas criaturas estranhas e embarcando em uma aventura que irá empurrá-los além dos limites do que eles pensaram ser possível”.

Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania tem duas cenas pós-crédito!

Confira o trailer oficial de Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania:

CRÍTICA

A terceira aventura do pequeno/grande super-herói começa mostrando como Scott Lang, Hope van Dyne, Janet van Dyme, Hank Pym e Cassie Lang estão após o Blip realizado por Hulk (Mark Ruffalo) em Vingadores: Ultimato (2019). Scott se tornou um escritor famoso e Hope é uma empresária de sucesso e Cassie, se preocupa com as pessoas em condição de vulnerabilidade e, por causa disso, é detida, algumas vezes. Mas quando não está salvando os fracos e oprimidos, a filha de Scott se mostra uma pesquisadora do Reino Quântico e, com a ajuda de Hope e Hank, cria um dispositivo de busca para o Reino.

Se tem uma coisa que não pode ser criticada no primeiro filme da Fase 5 do MCU é a atuação de Jonathan Majors como Kang, O Conquistador, o principal antagonista da Saga do Multiverso foi apresentado na primeira temporada de Loki (2021). Majors, quando em cena, conquista com se carisma e dá a dose certa de apreensão quando lembramos que todos os heróis do MCU terão que se unir para destruí-lo.

Com mais de 30 produções integrando o MCU, todos sabem que assistir às produções antigas ou pelo menos saber o que acontece é necessário. Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania está ligado a Loki, Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (2022), Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (2021), Vingadores: Ultimato e, obviamente, a Homem-Formiga (2015) e Homem-Formiga e a Vespa (2018).

Outro ponto alto na primeira produção da Fase 5 é o relacionamento entre Cassie e Scott Lang, Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania explora o relacionamento da dupla e como o sumiço de cinco anos de Scott é o motivo para Cassie criar o seu dispositivo. Aliás, Cassie, se integra perfeitamente também a Hope, Hank e Janet.

Sempre há espaço para crescer” é uma das frases ditas no filme e que claramente a Marvel Studios está utilizando na Saga do Multiverso. Entretanto, ainda falta ao estúdio assumir o risco, assim como nas maiorias das produções do MCU, Quantumania segue a risca a fórmula do estúdio: apresentação + situação + caos + final feliz. Somente quatro filmes do MCU saíram um pouco dessa fórmula: Guerra Civil (2016), Guerra Infinita (2018), Eternos (2021) e Homem-Aranha: Sem Volta para Casa.

Como todo filme do Homem-Formiga há o elemento bizarro e muito alívio cômico que na terceira aventura do herói fica por conta de MODOK. E num recado claro aos fãs tóxicos e aos críticos do MCU, Quantumania deixa explícito que “nunca é tarde para ser deixar de ser otário”.

A Saga do Multiverso chegou para mudar tudo no MCU e os fãs e críticos precisam entender isso.

Nota: 7,5/10

Saiba mais sobre Séries e Filmes:

+ TOP 15: Relembre os melhores filmes da carreira de Bruce Willis

+ One True Loves: Estrela de “Hamilton” protagoniza comédia romântica com Simu Liu e Luke Bracey

+ A Pequena Sereia: Novo teaser mostra primeiro vislumbre de Ursula e Eric; confira