Entre Mulheres: Conheça a história que inspirou o drama indicado a Melhor Filme no Oscar 2023

Entre Mulheres: Conheça a história que inspirou o drama indicado a Melhor Filme no Oscar 2023 - Metropolitana FM

A trama de Entre Mulheres é baseada no romance homônimo de Miriam Toews lançado em 2018 e a história do romance é inspirada nos eventos reais que ocorreram na comunidade menonita ultraconservadora remota e isolada na Bolívia entre 2005 e 2009.

+ Cidade Invisível: Netflix divulga trailer oficial da segunda temporada; confira

Os menonitas são um movimento cristão evangélico que surgiu na Europa no século XVI a partir dos escritos e ensinos do teólogo frísio Menno Simons (1496-1561). Toews cresceu em uma comunidade em Steinbach que é descende da comunidade de Molotschna, atualmente na Ucrânia, a mesma colonizou a região de Manitoba, local onde ocorreram os crimes na Bolívia.

Senti uma obrigação, uma necessidade, de escrever sobre essas mulheres… Sou parente deles. Eu poderia ter facilmente sido uma delas”, disse a autora canadense em entrevista ao The Guardian em 2018.

Entre 2005 e 2009, aproximadamente 300 mulheres da comunidade menonita ultraconservadora foram sedadas e estupradas. Os crimes ocorriam durante a noite, não por forasteiros, mas por jovens e homens que viviam na comunidade de aproximadamente 2000 pessoas.

Os estupradores costumavam dopar a vítima e a família com um spray narcótico e depois abusavam sexualmente da vítima. As vítimas da comunidade eram mulheres que tinham entre cinco e 65 anos.

Os crimes começaram a ser descobertos quando diversas mulheres começaram a acordar com dores e sem lembrar de nada que ocorrera na noite anterior. Uma das vítimas disse que “só consegue se lembrar da dor e de ter visto a luz de uma tocha uma noite”.

Os anciões da comunidade começaram a acreditar nas mulheres quando perceberam um dos homens estava levantando tardiamente para trabalhar e, ao investigar, o pegaram prestes a invadir uma casa. Este homem deu o nome de outros envolvidos nos crimes, estes homens ficaram dias trancados em um depósito até que os anciões escolheram denunciá-los as autoridades.

Normalmente, os crimes que ocorrem nas comunidades menonitas são julgadas e punidas pelo conselho local, entretanto, devido à gravidade do crime cometido na comunidade em Manitoba, as autoridades da Bolívia foram notificadas e assumiram o caso.

Isso era muito grande para lidarmos. Por isso entregamos essas pessoas às autoridades bolivianas. Não as queremos de volta”, disse Johann Klassen, um ancião da comunidade em entrevista ao The Guardian em 2009.

O grupo responsável por dopar e estuprar as mulheres da comunidade menonita foram condenados a 25 anos de prisão em 2011.

Qual a trama de Entre Mulheres?

Entre Mulheres segue as mulheres da comunidade religiosa que lutam para conciliar sua fé com a realidade. Em 2010, as mulheres da comunidade isolada seguem a religião da igreja Menonita, e acabam descobrindo um segredo chocante sobre os homens da comunidade que controlaram suas vidas e fé.

É revelado que os homens usaram anestésicos para drogar e estuprar mulheres e meninas durante a noite por muitos anos, às vezes resultando em gravidez. É tradição da comunidade quase menonita manter a mulher em um estado sem educação, sem escolaridade e analfabetismo, com o objetivo de ajudá-la a ser totalmente subserviente aos membros masculinos da comunidade e às suas necessidades”.

O drama dirigido e roteirizado por Sarah Polley é estrelado por Rooney MaraFrances McDormand, Claire Foy, Jessie Buckley e Ben Whishaw. Entre Mulheres foi indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Filme e Melhor Roteiro Adaptado. A premiação ocorrerá em 12 de março a partir das 21 horas.

Entre Mulheres já está disponível nos cinemas brasileiros. Confira o trailer oficial:

Saiba mais sobre Séries e Filmes:

+ Only Murders in the Building: Confira os atores confirmados na terceira temporada

+ O Urso do Pó Branco: Saiba a data de estreia do novo filme de Elizabeth Banks

+ Peter Pan e Wendy: Trailer oficial é divulgado pela Disney+; confira