Critics Choice Awards: Confira a lista completa dos vencedores

Critics Choice Awards: Confira a lista completa dos vencedores - Metropolitana FM

No último domingo (15) ocorreu no Fairmont Century Plaza em Los Angeles, Califórnia, EUA, o Critics Choice Awards, a premiação teve como anfitriã a comediante Chelsea Handler (Hello, Privilege. It’s Me, Chelsea). A 28ª edição da premiação teve como grande vencedor da noite Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, no Brasil, o Critics Choice Awards foi transmitido no TNT e HBO Max.

+ Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo: Conheça o filme queridinho da crítica

Confira a lista dos vencedores:

Critics Choice Movie Awards

Melhor Filme: Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo

A produção dirigida e roteirizada por The Daniels (Um Cadáver Para Sobrevier) venceu a categoria mais importante da noite. Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo competia com Avatar: O Caminho da Água, Babilônia, Os Banshees de Inisherin, Elvis, Os Fabelmans, Glass Onion: Um Mistério Knives Out, RRR, Tár, Top Gun: Maverick e Women Talking.

Melhor Ator: Brendan Fraser, por The Whale

A atuação impecável de Brendan Fraser como Charlie rendeu ao ator o prêmio de Melhor Ator. Austin Butler (Elvis), Tom Cruise (Top Gun: Maverick), Colin Farrell (Os Banshees de Inisherin), Paul Mescal (Aftersun) e Bill Nighy (Living) foram indicados à categoria que consagrou Fraser.

Em seu discurso, Fraser se emocionou ao elogiar a atuação de Sadie Sink (Stranger Things) no drama, “seu talento (Sink) é algo que demorei 30 anos para desenvolver”. O ator concluiu emocionando a plateia e os fãs com um recado direto: “Se você, como Charlie – quem eu interpreto neste filme – luta contra obesidade, ou sente que está em um mar sombrio… Se você tiver a força de ficar de pé e seguir a luz, coisas boas acontecerão”.

Melhor Atriz: Cate Blanchett, por Tár

Cate Blanchett venceu a categoria de Melhor Atriz do prêmio por sua atuação como Lydia Tár, a atriz concorria com Viola Davis (A Mulher Rei), Danielle Deadwyler (Till), Margot Robbie (Babilônia), Michelle Williams (Os Fabelmans) e Michelle Yeoh (Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo).

Ao receber o prêmio, Blanchett criticou a estrutura de premiação dizendo: “Adoraria que mudássemos toda essa maldita estrutura. É como esta pirâmide patriarcal na qual somente uma pessoa é reconhecida. Por que não podemos dizer simplesmente que houve toda uma leva de atuações de mulheres e falássemos sobre isso?

Porque, posso dizer a vocês, cada mulher solteira com uma televisão, filme, publicidade, comerciais de absorventes internos, o que quer que seja, vocês estão, por aí, fazendo um trabalho incrível que me inspira continuamente. Obrigado. Compartilho isso com todos vocês”, concluiu a atriz.

Melhor Ator Coadjuvante: Ke Huy Quan, por Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo

O vencedor da categoria de Melhor Ator Coadjuvante foi Ke Huy Quan, o ator interpretou Waymond Wagn em Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo. Concorria na categoria com o ator: Paul Dano (Os Fabelmans), Brendan Gleeson (Os Banshees de Inisherin), Judd Hirsch (Os Fabelmans), Barry Keoghan (Os Banshees de Inisherin) e Brian Tyree Henry (Causeway).

Quan agradeceu a crítica por seu retorno em seu discurso: “Quando penso nisso, minha história de retorno poderia ter sido muito diferente se não fosse pelas críticas. Você não apenas ajudou o público a encontrar nosso pequeno filme, mas também ajudou o público a se lembrar de quem eu sou. Por isso, sou muito grato a você”.

Melhor Atriz Coadjuvante: Angela Bassett, por Pantera Negra: Wakanda Para Sempre

Bassett venceu o primeiro Critics Choice Awards de sua carreira, a atriz foi consagrada pela crítica por sua atuação como Rainha Ramonda. Jessie Buckley (Women Talking), Kerry Condon (Os Banshees de Inisherin), Jamie Lee Curtis (Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo), Stephanie Hsu (Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo) e Janelle Monáe (Glass Onion: Um Mistério Knives Out) foram indicadas à categoria que consagrou Bassett.

Sem você não faríamos história”, disse Bassett ao citar e relembrar de Chadwick Boseman em seu discurso emocionante. A atriz também a oportunidade de estar em um filme com representatividade: “Mostramos ao mundo que poderíamos criar e liderar um sucesso de bilheteria de bilhões de dólares. E minha oração é que essa porta permaneça aberta e o céu seja o limite para que outros criadores e contadores de histórias negros de todo o mundo se juntem a nós”.

Melhor Jovem Ator Ou Atriz: Gabriel LaBelle, por Os Fabelmans

Melhor Elenco: Glass Onion: Um Mistério Knives Out

Melhor Direção: Daniel Kwan & Daniel Scheinert, por Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo

Os diretores concorriam na categoria com James Cameron (Avatar: O Caminho da Água), Damien Chazelle (Babilônia), Todd Field (Tár), Baz Luhrmann (Elvis), Martin McDonagh (Os Banshees de Inisherin), Sarah Polley (Women Talking), Gina Prince-Bythewood (A Mulher Rei), S.S. Rajamouli (RRR) e Steven Spielberg (Os Fabelmans).

Melhor Roteiro Original: Daniel Kwan & Daniel Scheinert, por Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo

Melhor Roteiro Adaptado: Sarah Polley, por Women Talking

Melhor Fotografia: Claudio Miranda, por Top Gun: Maverick

Melhor Design De Produção: Florencia Martin & Anthony Carlino, por Babilônia

Melhor Edição: Paul Rogers, por Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo

Melhor Figurino: Ruth E. Carter, por Pantera Negra: Wakanda Para Sempre

Melhor Cabelo E Maquiagem: Elvis

Melhores Efeitos Visuais: Avatar: O Caminho da Água

Melhor Comédia: Glass Onion: Um Mistério Knives Out

Melhor Animação: Pinóquio de Guillermo del Toro

A animação em stop-motion concorria com Marcel the Shell with Shoes On, Gato de Botas 2: O Último Pedido, Red: Crescer é uma Fera e Wendell & Wild. Em seu discurso, del Toro afirmou que “a animação não é um gênero para crianças. É um meio para abordar questões mais importantes”.

Melhor Filme Em Língua Estrangeira: RRR (Índia)

Melhor Canção Original: “Naatu Naatu” – M.M. Keeravaani (RRR)

Melhor Trilha Sonora: Hildur Guðnadóttir, por Tár

Critics Choice Television Awards

Melhor Série De Drama: Better Call Saul

A última temporada de Better Call Saul foi a escolhida pela crítica como Melhor Série de Drama. A série criada por Vince Gilligan e Peter Gould concorria com Andor, Mal de Família, The Crown, Euphoria, The Good Fight, A Casa do Dragão, Ruptura e Yellowstone.

Melhor Ator Em Série De Drama: Bob Odenkirk, por Better Call Saul

Bob Odenkirk foi consagrado pela crítica por sua atuação como James Morgan “Jimmy” McGill/Saul Goodman/Gene Takovic em Better Call Saul. Bob Odenkirk (Bob Odenkirk ), Sterling K. Brown (This Is Us), Diego Luna (Andor), Adam Scott (Ruptura) e Antony Starr (The Boys) também foram indicados à categoria.

Essa foi a primeira vez que Odenkirk venceu o Critcs Choice Awards, o ator foi indicado à categoria em 2016, 2017, 2018 e 2021.

Melhor Atriz Em Série De Drama: Zendaya, por Euphoria

Zendaya venceu o seu primeiro Critics Choice Awards por sua atuação como Rue em Euphoria, ela foi a atriz mais jovem a ganhar o prêmio. Christine Baranski (The Good Fight), Sharon Horgan (Mal de Família), Laura Linney (Ozark), Mandy Moore (This Is Us) e Kelly Reilly (Yellowstone) foram as outras atrizes indicadas à categoria.

Melhor Ator Coadjuvante Em Série De Drama: Giancarlo Esposito, por Better Call Saul

Esposito ganhou o prêmio por sua atuação como Gustavo Fring em Better Call Saul, o ator já tinha ganhado o prêmio pelo mesmo papel, mas por Breaking Bad, em 2012. Andre Braugher (The Good Fight), Ismael Cruz Córdova (O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder), Michael Emerson (Evil), John Lithgow (The Old Man) e Matt Smith (A Casa do Dragão) concorreram com Esposito ao prêmio.

Melhor Atriz Coadjuvante Em Série De Drama: Jennifer Coolidge, por The White Lotus

Jennifer Coolidge venceu a categoria por sua atuação como Tanya McQuoid em The White Lotus, a atriz concorreu com Milly Alcock (A Casa do Dragão), Carol Burnett (Better Call Saul), Julia Garner (Ozark), Audra McDonald (The Good Fight) e Rhea Seehorn (Better Call Saul).

Em seu discurso, Coolidge emocionou com um discurso sobre esperança: “Quero dizer a todos que estão por aí, a todos que podem ter perdido a esperança: espero que isso traga isso de volta para vocês… Nada está acabado até que acabe. Nada termina até que você morra”.

Melhor Série De Comédia: Abbott Elementary

A série criada por Quinta Brunson venceu o prêmio entregue a Ted Lasso no ano passado. Barry, The Bear, Better Things, Ghosts, Hacks, Reboot e Reservation Dogs foram as outras séries indicadas à categoria.

Melhor Ator Em Série De Comédia: Jeremy Allen White, por The Bear

White foi escolhido pela crítica por sua atuação como Carmy Berzatto em The Bear. O ator concorreu com Matt Berry (What We Do in the Shadows), Bill Hader (Barry), Keegan-Michael Key (Reboot), Steve Martin (Only Murders in the Building) e D’Pharaoh Woon-A-Tai (Reservation Dogs).

Melhor Atriz Em Série De Comédia: Jean Smart, por Hacks

A atriz venceu o prêmio por sua atuação como Deborah Vance em Hacks, as atrizes Christina Applegate (Disque Amiga Para Matar), Quinta Brunson (Abbott Elementary), Kaley Cuoco (The Flight Attendant), Renée Elise Goldsberry (Girls5eva) e Devery Jacobs (Reservation Dogs) foram indicadas a mesma categoria que Smart.

Melhor Atriz Coadjuvante Em Série De Comédia: Sheryl Lee Ralph, por Abbott Elementary

Melhor Ator Coadjuvante Em Série De Comédia: Henry Winkler, por Barry

Melhor Minissérie: The Dropout

A minissérie criada por Elizabeth Meriwether teve oito episódios, a minissérie concorreu com Gaslit, The Girl from Plainville, The Offer, Pam & Tommy, Station Eleven, This Is Going to Hurt e Em Nome do Céu.

Melhor Filme Para TV: Weird: The Al Yankovic Story

Melhor Ator Em Minissérie Ou Filme Para TV: Daniel Radcliffe, por Weird: The Al Yankovic Story

Melhor Atriz Em Minissérie Ou Filme Para TV: Amanda Seyfried, por The Dropout

Melhor Ator Coadjuvante Em Minissérie Ou Filme Para TV: Paul Walter Hauser, por Black Bird

Melhor Atriz Coadjuvante Em Minissérie Ou Filme Para TV: Niecy Nash-Betts, por Dahmer: Um Canibal Americano

Melhor Série Estrangeira: Pachinko

Melhor Série Animada: Harley Quinn

Saiba mais sobre Séries e Filmes:

+ Sharper: Suspense psicológico protagonizado por Julianne Moore ganha trailer inédito na Apple TV+

+ Echo 3: Série dramática protagonizada por Michiel Huisman é a mais assistida na Apple TV+

+ Elementos: Conheça a comédia romântica da Pixar protagonizada por Leah Lewis e Mamoudou Athie