Barbie: Greta Gerwig se torna a diretora com a maior estreia da história do cinema
“Alô? É do Guinness World Records?” Com a estreia de Barbie, Greta Gerwig se tornou a diretora com a maior estreia da história do cinema. Anteriormente, o recorde de maior estreia de um filme dirigido por uma mulher pertencia à Anna Boden que co-dirigiu Capitã Marvel em 2019.
+ Barbenheimer: ‘Barbie’ supera ‘Super Mario Bros. O Filme’; ‘Oppenheimer’ conquista público
A estreia de Barbie arrecadou 155 milhões de dólares nos cinemas norte-americanos, a comédia de Gerwig se tornou a maior estreia de 2023 nos EUA, superando a animação Super Mario Bros. O Filme. Em 2019, Capitã Marvel arrecadou 153,4 milhões de dólares em sua estreia nos cinemas norte-americanos e 1,131 bilhão de dólares durante o tempo que ficou em cartaz mundialmente.
Além de Gerwig e Boden, outra diretora que fez história foi Patty Jenkins, a diretora foi a responsável por Mulher-Maravilha (2017). A primeira aventura da heroína da DC Studios arrecadou 103,2 milhões de dólares em sua estreia nos cinemas norte-americanos e fez 822,8 milhões de dólares durante o tempo que ficou em cartaz mundialmente.
Até o momento, Barbie já arrecadou 337 milhões de dólares mundialmente, o filme de Greta Gerwig caminha para conseguir o seu 1 bilhão de dólares em arrecadação. Antes da comédia protagonizada por Margot Robbie e Ryan Gosling, Adoráveis Mulheres (2019) era o filme de maior sucesso da diretora. O drama romântico protagonizado por Saoirse Ronan arrecadou mundialmente 218,8 milhões de dólares de bilheteria.
Lady Bird (2017) foi o primeiro filme dirigido somente por Gerwig e, apesar de ser aclamado pelos críticos, a comédia dramática teve uma singela arrecadação de 78,9 milhões de dólares. Na estreia, o filme protagonizado por Saoirse Ronan arrecadou 364,4 mil dólares nos cinemas norte-americanos.
Lady Bird e Adoráveis Mulheres garantiram que Greta Gerwig entrasse no radar das grandes premiações. Gerwig foi indicada ao Oscar três vezes e ao BAFTA duas vezes, a diretora foi indicada a categoria de Melhor Direção e Melhor Roteiro Original do Oscar em 2018 e, em 2020, Gerwig conseguiu a indicação de Melhor Roteiro Adaptado. No BAFTA, a diretora foi indicada a categoria de Melhor Roteiro Original em 2017 e Melhor Roteiro Adaptado em 2019.
Atualmente em pós-produção, Gerwig assina o roteiro do live-action Branca de Neve, o filme inspirado na clássica animação da Disney deve estrear em 2024. O retorno como diretora ocorrerá com As Crônicas de Nárnia, os dois primeiros livros da série de C.S.Lewis serão dirigidos e roteirizados por Greta Gerwig, os filmes não tem previsão para estrear na Netflix.
Saiba mais sobre Séries e Filmes:
+ Percy Jackson e os Olimpianos: Cartazes de protagonistas são divulgados na SDCC
+ Interview with the Vampire: Teaser trailer da segunda temporada é revelado; confira