Asteroid City: Crítica | “Mas a noção de tempo de vocês é completamente distorcida”
Dois meses após o lançamento nos cinemas internacionais, Asteroid City finalmente poderá ser visto nos cinemas brasileiros. Dirigido e roteirizado por Wes Anderson, a comédia dramática é inspirada em uma história criada por Anderson e Roman Coppola.
Asteroid City tem um elenco estelar composto por Jason Schwartzman, Scarlett Johansson, Tom Hanks, Jeffrey Wright, Tilda Swinton, Bryan Cranston, Edward Norton, Adrien Brody, Liev Schreiber, Hope Davis, Stephen Park, Rupert Friend, Maya Hawke, Steve Carell, Matt Dillon, Hong Chau, Willem Dafoe, Margot Robbie, Seu Jorge, Tony Revolori, Jake Ryan e Jeff Goldblum.
+ Asteroid City: Saiba a data de estreia do filme de Wes Anderson no Brasil
“Não pode morrer se não adormecer.” Asteroid City é mais uma obra-prima de Wes Anderson, o diretor cria cenários e diversas histórias dentro da história para falar sobre as relações humanas.
Vida, morte, existencialismo, narcisismo, ingenuidade, simplicidade, paixão e caos, está tudo no roteiro da comédia dramática exemplificada em uma antologia de uma peça e em seus bastidores. Pode até parecer uma viagem e, realmente, é uma viagem para o que significa viver e se relacionar.
Visualmente cativante, Anderson utiliza tons preto e branco/sépia para contar sobre os bastidores da peça Asteroid City e tons saturados para contar a peça que se passa no meio do nada dos EUA.
Com um elenco estelar, Anderson soube aproveitar o melhor de cada um. Bryan Cranston é o narrador da antologia, ele conversa diretamente com o público e é o responsável por apresentar Edward Norton como roteirista de Asteroid City e Adrien Brody como o diretor da peça. Jason Schwartzman interpreta Augie Steenbeck na peça, um fotógrafo de guerra e pai de Woodrow (Jake Ryan) e três meninas, um viúvo que não contou aos filhos sobre a morte da esposa, e Jones Hall, um ator que faz o necessário para conseguir um papel nos bastidores.
Scarlett Johansson interpreta Midge Campbell em Asteroid City, uma atriz com talento para comédia e a mãe de Dinah (Grace Edwards), e Mercedes Ford, uma atriz que termina o relacionamento e consegue pôr o personagem de Jake Ryan na peça.
Tom Hanks interpreta o sogro de Augie Steenbeck, um homem rico apaixonado por seus quatro netos e suporta o genro. Ella Faris, Gracie Faris e Willan Faris interpretam Pandora, Andrômeda e Cassiopeia, as netas de Augie Steenbeck. As atrizes trazem a ingenuidade e leveza à trama, além delas, a incursão escolar sob a responsabilidade de June Douglas (Maya Hawke) é responsável por um dos melhores momentos da comédia dramática.
E esse momento se chama Dear Alien (Who Art in Heaven), com Montana (Rupert Friend) e seu grupo de cowboys (incluindo Seu Jorge), acompanhando Dwight (Preston Mota), um aluno de June Douglas, em uma música para o alienígena. Porque tudo em Asteroid City é focado no espaço, meteoro e em como a aparição de um alienígena, interpretado divinamente por Jeff Goldblum, muda completamente o que eles sabem e o que querem da vida.
A vida se torna mais colorida em Asteroid City porque a criatividade e a genialidade deixa tudo com cor. Enquanto, nos bastidores, as cores não fazem muito sentido, porque o processo de criação é que vai criando as cores. A obra de Anderson é completamente dependente se sua trilha-sonora, Alexandre Desplat retorna em sua sexta parceria com o diretor e entrega um dos seus melhores trabalhos.
Assim como as relações humanas, Asteroid City é complexo, mas é simples. Todas as respostas para as inúmeras perguntas são respondidas por Anderson. Ele não deixa nenhum fio solto, tornando a experiência completa. O luto e o primeiro amor, a genialidade e a ingenuidade, medo e curiosidade, Asteroid City é sobre isso, mas é também sobre começos e fins, sobre vida e morte. Wes Anderson entregou um dos melhores filmes da temporada.
NOTA: 10/10
Saiba mais sobre Séries e Filmes:
+ Outlander: Teaser da Mid-Season Finale da sétima temporada promete lágrimas e combates
+ Red, White & Royal Blue: Saiba a classificação indicativa do novo romance da Prime Video