As Tartarugas Ninja: Caos Mutante: Crítica | “A adrenalina está pulsando nas minhas veias”

As Tartarugas Ninja: Caos Mutante: Crítica | “A adrenalina está pulsando nas minhas veias” - Metropolitana FM

As Tartarugas Ninja: Caos Mutante é um acerto da Nickelodeon Animation Studio, a animação foi feita para os fãs mais antigos dos heróis, entretanto, ela também pode ganhar o coração da nova geração que só conhece Leonardo, Michelangelo, Donatello e Raphael de reprises na televisão.

+ As Tartarugas Ninja: Caos Mutante: Paramount oficializa sequência antes da estreia

Dirigido por Jeff Rowe, As Tartarugas Ninja: Caos Mutante acerta em potencializar o ambiente caótico e acolhedor da relação entre irmãos e a preocupação intensa parental. Apesar de ser uma animação, o diretor também retratou o preconceito e o bullying de uma forma certeira e como essas duas atitudes pode levar ao ódio e ao medo.

A trama de Brendan O’Brien é recheada de referências — desde da Marvel Studios à Adele — é uma animação leve e divertida e, mesmo assim, consegue passar algumas lições valiosas sobre irmandade, aceitação, amizade e proteção. April O’Neil consegue enxergar em Leonardo, Michelangelo, Donatello e Raphael o mesmo que ela passa e acaba se tornando um quinto membro importante do grupo.

Por ser uma história de origem — tanto das Tartarugas Ninja quanto do principal vilão da trama, o Supermosca — o roteiro falha ao deixar de lado a história de Cynthia Utrom, que deverá ser melhor abordada na sequência.

As Tartarugas Ninja: Caos Mutante estreia em 31 de agosto nos cinemas brasileiros (Foto: Reprodução/Paramount Pictures)

As Tartarugas Ninja: Caos Mutante estreia em 31 de agosto nos cinemas brasileiros (Foto: Reprodução/Paramount Pictures)

As Tartarugas Ninja continuam caóticas, ingênuas sobre o mundo acima do esgoto e com uma vontade absurda de serem normais, apesar de serem tartarugas, Leonardo, Michelangelo, Donatello e Raphael são típicos adolescentes: Leonardo quer uma namorada, Raphael quer ir à escola e tanto Michelangelo quanto Donatello querem viver a vida que os humanos vivem.

A animação tem um design claramente influenciado por Homem-Aranha no Aranhaverso (2018). Os contornos dos vilões são mais borrados, enquanto o dos heróis, Mestre/Pai Splinter e April O’Neil são mais definidos.

A dublagem brasileira, como sempre, é um elogio a parte. As Tartarugas Ninja: Caos Mutante PRECISA ser vista dublada tanto pelas referências como pela qualidade, Rodrigo Ribeiro, Victor Hugo Fernandes, Enzo Dannemann, Arthur Carneiro, Marco Ribeiro, Any Gabrielly, Alexandre Moreno e Jorge Lucas merecem toda aclamação que a animação receber, a experiência fica diferenciada por causa deles.

As Tartarugas Ninja: Caos Mutante estreia em 31 de agosto nos cinemas brasileiros (Foto: Reprodução/Paramount Pictures)

As Tartarugas Ninja: Caos Mutante estreia em 31 de agosto nos cinemas brasileiros (Foto: Reprodução/Paramount Pictures)

A gente é meio diferentinho, mas é gente boa.As Tartarugas Ninja: Caos Mutante é uma animação para crianças, adolescentes e adultos e, mais uma vez, apresenta a importância do gênero para entreter, mas também para ensinar, seja sobre inclusão, respeito às diferenças ou até mesmo mostrar que às vezes na intenção de proteger, o medo acaba se sobressaindo ao invés de resolver o problema.

NOTA: 9,0/10

Saiba mais sobre Séries e Filmes:

+ As Tartarugas Ninja: Caos Mutante: Any Gabrielle é confirmada como April O’Neil na versão brasileira

+ As Tartarugas Ninja: Caos Mutante: Trailer inédito é disponibilizado pela Paramount; confira

+ As Tartarugas Ninja, Caos Mutante: Léo Santana revela participação inusitada no filme e dá spoiler