O Sétimo Guardião: Aguinaldo Silva é desmentido e Justiça confirma que aluno é o autor original da novela

O Sétimo Guardião: Aguinaldo Silva é desmentido e Justiça confirma que aluno é o autor original da novela - Metropolitana FM

Aguinaldo Silva, um dos escritores mais conceituados da televisão brasileira acaba de ser desmentido durante uma audiência. O caso ganhou fama após a exibição da novela ‘O Sétimo Guardião’ na Globo, já que um ex-aluno de Aguinaldo afirmou ser o autor original da trama.

+ Veja mais notícias sobre novelas

De acordo com o juri, Silvio Cerceau e outros 25 alunos de uma masterclass ministrada pelo ex-funcionário da emissora são as pessoas que devem ser creditadas pela sinopse da produção. O primeiro capítulo de ‘O Sétimo Guardião’ também é considerado dos 26 autores.

Além disso, o juiz também afirmou que Cerceau tem o direito intelectual da obra e da trama como um todo, uma vez que o grupo ajudou Aguinaldo a desenvolver as partes iniciais da novela em um workshop em 2015.

Foto: :Divulgação/Globo

Silvio ainda pedia um recebimento de R$ 5 milhões pelos direitos intelectuais e morais do roteiro da novela, porém como a emissora e Aguinaldo já haviam creditados 26 alunos como co-autores, a justiça entendeu isso já era o suficiente.

“Assim, apesar da ambiguidade da redação contratual, fica claro, pela racionalidade subjacente ao negócio jurídico, que foram cedidos os direitos sobre a sinopse. Mesmo assim, e ainda que se fosse desconsiderar o uso consentido em atribuição funcional, não haveria qualquer ilicitude a se apontar. A uma, porque os direitos morais foram respeitados”, afirmou Cerceau.

Silvio ainda completou sua fala e disse que vai recorrer para receber o pagamento. “Fiquei feliz com o reconhecimento, porque muita gente disse que eu estava mentindo. Mas este processo é complicado, meu advogado está estudando pontos, e vamos recorrer dessa parte de não receber. Já que houve reconhecimento do trabalho, nada mais justo”.

Vale lembrar que depois da aprovação da sinopse pela Rede Globo, um novo acordo foi enviado para os inscritos no workshop de Aguinaldo, no qual a emissora propunha devolver todo o valor pago pela masterclass desde que os alunos concordassem com a “cessão de direitos gratuita, total, irrevogável, irretratável e exclusivamente” à Casa Aguinaldo Silva de Artes.

LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE AGUINALDO SILVA E OUTROS AUTORES:

+ Aguinaldo Silva comenta estado de saúde de Paulo Gustavo e se revolta: ‘Só ataca gente do bem’

+ Walcyr Carrasco e Rede Globo são acusados de plágio em novela, mas Justiça absolve

+ Fernanda Montenegro sofre acidente, quebra costelas e preocupa fãs: “Doendo muito”

BOMBOU: JUJU SALIMENI REBATE fã que CHAMOU sua ROUPA de VULGAR