Exclusiva: Foco! Pietra Quintela fala sobre sua paixão pela moda e dramaturgia, ‘Não desistir dos sonhos!’

Exclusiva: Foco! Pietra Quintela fala sobre sua paixão pela moda e dramaturgia, ‘Não desistir dos sonhos!’ - Metropolitana FM

Pietra Quintela veio para mostrar que a arte está no sangue! Filha de Deborah e Marcos Quintela, a menina já nasceu acostumada com os holofotes e mostrou todo seu talento natural com apenas 2 anos, quando brilhou nas passarelas pela primeira vez. Desde então, Pietra não parou mais!

+ Poliana Moça: O amor está no ar! João toma coragem e pede Poliana em namoro

Agora, com 15 anos, a modelo e atriz possuí trabalhos de sucesso, como o desfile na São Paulo Fashion Week em 2014 e a personagem Lorena, em ‘Poliana Moça’. Além de apoiar causas sociais, sendo uma das embaixadoras da IKMR Brasil (I Know My Rights), uma ONG responsável pelo cuidado de crianças refugiadas.

Em entrevista exclusiva para Metropolitana FM, Pietra falou sobre sua paixão pela moda e como concilia esse amor com o mundo da dramaturgia. Pietra também falou sobre suas inspirações e planos para carreira de atriz, além de focar em si e nos estudos.

Pietra é uma menina que se destaca, desde muito pequena, no mundo artístico. Então, qual seria a origem desse carinho pela arte?

– Acho que é uma coisa que realmente nasceu comigo. Desde pequena, com meus cinco ou seis anos, eu pegava o iPad e ficava gravando vídeos falando que ia mostrar minha rotina e agradecia aos seguidores mesmo sem ter Instagram ou algum canal. Sempre fui apaixonada por câmera, extrovertida mesmo. Nunca tive problema para ser filmada, tirar foto e essas coisas… isso, claro, além do lado familiar. Meu pai e minha mãe passaram pelo meio artístico, os dois já fizeram novelas e meu pai foi do grupo Dominó por 10 anos, então, talvez, seja uma coisa de geração também.

Mesmo tendo começado sua carreira profissional no mundo das passarelas, Pietra já se destacou no seu primeiro trabalha na TV, em Aventuras de Poliana. Como foi trabalhar nessas diferentes áreas?

– Sempre falo que sou apaixonada pela arte no geral. E quando digo geral, é tv, streaming, cinema, teatro musical… seja participando de algo, ou assistindo, sou apaixonada por todo processo. Ao mesmo tempo, gosto muito da moda e comecei a me interessar ainda mais por esse universo após a quarentena. São coisas que andam em paralelo, não vejo a moda como um plano B, mas algo que anda lado a lado com minha carreira de atriz. Sou apaixonada pelas duas coisas, experiências diferentes que me atraem muito.

Tendo como referência Bruna Marquezine, Pietra já mostrou que tem vontade de seguir carreira internacional. O que você está fazendo para sua carreira ultrapassar as fronteiras do Brasil?

– A carreira internacional é um dos meus maiores sonhos. Quero muito cursar a faculdade de cinema no exterior, até porque, é algo que pode me abrir muitas portas, além da experiência de morar fora, que é uma vontade que tenho há um tempo. A inspiração em Bruna Marquezine vem disso, ela é uma atriz brasileira maravilhosa, que atua desde pequena e ultrapassou barreiras, sendo reconhecida internacionalmente, está fazendo um filme internacional… Ela também tem valores humanos incríveis, é embaixadora da IKMR, assim como eu. E falando de sonho, tenho feito minha parte e me aprimorado ao máximo em tudo que conseguir. Sou fluente em inglês, desde pequena frequento aulas, também falo um pouco de alemão e espanhol, porque sei que são coisas que podem me abrir portas.

O que você faz para conciliar sua paixão pela moda com o mundo da dramaturgia?

– Então, como falei antes, nunca vi a moda como um plano B, mas sim como algo que anda junto com a minha profissão. Sempre fui apaixonada pela moda e, mais ainda, pela dramaturgia. Eu comecei na moda. Depois da quarentena, me interessei ainda mais por esse assunto pois foi quando comecei a crescer, me interessar pelo meu estilo e entender que a roupa que visto também é uma forma de expressar minha verdadeira essência. De lá para cá, passei a procurar referências, me interessar sobre semanas de moda, ver tendências, combinações… é algo que hoje em dia sou muito fã. Espero que consiga levar a moda e a dramaturgia juntas como profissão.

Agora que as gravações de Poliana Moça acabaram, você pensa em focar no mundo da moda ou na carreira de atriz?

– Primeiramente, pensei em focar em mim mesma (risos). Foram cinco anos gravando uma novela, uma experiência gratificante e incrível, mas a gente acaba fazendo muita coisa junta e aí sobra menos tempo para nós mesmos. Parei um tempo para me curtir, para sair com minhas amigas, fui viajar, cuidei da minha saúde mental e comecei a fazer terapia e foquei muito nos estudos. Foi um período muito importante para mim. Sobre o futuro, penso em manter a moda e a atuação caminhando juntas. Tenho projetos futuros como atriz, mas sempre estou fazendo coisas na moda.

Depois de passar 5 anos interpretando a Lorena, como foi para você se despedir da personagem?

– Foi uma mistura de sensações. Foram cinco anos interpretando a mesma personagem, cresci e amadureci com ela e tenho certeza que a conheço melhor do que ninguém (risos). A Lorena foi realmente um presente. Nossa despedida foi triste e, ao mesmo tempo, emocionante. Fica o sentimento de orgulho, de trabalho cumprido. Despedidas são necessárias… não fiquei triste porque acabou, mas, sim, feliz porque aconteceu e deu muito certo. Foi algo que mudou minha vida. Lorena vai ficar marcada para sempre em meu coração.

Tem alguma característica que você levaria da Lorena para a vida? E alguma característica que você não levaria?

– Entre as coisas que mais admiro na Lorena é a paixão que ela tem pelos animais e pelo meio ambiente, o quanto ela se preocupa em cuidar deles e a importância de conscientizar sobre isso. Me deixou mais engajada ainda nessas causas. E o que eu não levaria não é nem uma característica, mas, sim, uma fase dela, que é quando ela começou a se sentir extremamente insegura com a própria imagem, quando as meninas mais velhas começam a zombar dela e ela começa a mudar pelos outros. Se tem uma coisa que eu nunca fiz é mudar meu jeito por alguém. Se alguém quiser ser minha amiga, tem que gostar de mim como eu sou.

Durante todos esses anos atuando em Aventuras de Poliana e, depois, em Poliana Moça, qual foi a lição mais valiosa que você aprendeu com a novela?

– Realmente, foi muito tempo fazendo parte desse elenco que virou uma família para mim. Tenho certeza que aprendi mais coisas do que consigo lembrar, até porque, o período que gravei a novela foi durante minha transição da infância para adolescência. Acho que se pudesse escolher apenas um aprendizado, seria responsabilidade. Sinto que me tornei muito responsável por começar a trabalhar ainda mais jovem. Também aprendi a não desistir dos meus sonhos, porque a partir do momento que você entra para o mundo da arte, sua vida fica exposta. Vai ter muita gente que vai criticar, que vai falar coisas sem nem te conhecer, e isso não pode te fazer desistir das coisas que você quer conquistar.

Em várias entrevistas, você já deixou claro que gosta do ship Marena. Agora que a novela acabou, há alguma possibilidade desse ship se tornar real?

– Na verdade, o ship Marena é sobre Mário e Lorena, nossos personagens na novela. Então, real não tem como se tornar (risos). Nossos personagens já tiveram seu desfecho e eu realmente espero que todos tenham gostado, estava muito ansiosa por isso, era o que a gente queria para eles. Agora, na vida real, eu e o Théo temos o ship PiThéo, que ganhou uma super força. Nós somos muito amigos e muito próximos. Agora que as gravações acabaram, a gente se vê menos, mas nunca deixaremos de ser próximos, nos falamos todos os dias… então vocês podem ir acompanhando a gente pelas redes sociais (risos).

Apesar de declarar apoio ao ship Marena, como você lida com o ship Pitheo? Esse ship já causou algum tipo de desconforto entre você e o Theo?

– Não, somos grandes amigos. Eu e o Théo estamos juntos desde a primeira fase da novela e esse ship sempre foi uma coisa muito do público, que nos incentivava, dizia que combinávamos e que tínhamos que ficar juntos. Depois de tanto tempo, começamos a gostar da ideia e até falamos com a produção para tentar mexer no roteiro (risos). O Théo é muito especial em minha vida e sabe disso. Quando entramos na novela, em 2018, éramos mais novinhos, então, passamos por muitas coisas juntos, crescemos e continuamos juntos nessa segunda fase. Espero muito fazer outros trabalhos com ele. Théo é um amigo incrível e é um excelente ator.

Em relação as redes sociais, Pietra tem uma forte presença na maioria dos aplicativos. Como você lida com a toda a exposição?

– Acho que faz parte da profissão que escolhi e eu entendi que, na arte, parte da minha vida estará exposta. Tenho a sorte de, graças a Deus, ter pouquíssimos comentários negativos. Embora eu saiba que na internet nem todo mundo é bom, a maioria dos meus fãs são maravilhosos, os fã clubes sempre me defendem, interagem. Amo ver as reações deles!

Você é considera uma das maiores influenciadoras digitais para sua idade. Como é compartilhar a sua vida para o público infanto-juvenil?

– É uma grande responsabilidade, sempre busco passar mensagens positivas, dar um bom exemplo, mas, claro, sem deixar de mostrar quem eu sou de verdade. Costumo postar o meu dia a dia, as dificuldades na escola… Acho importante mostrar a vida real e não só a parte do glamour.

Você é uma das embaixadoras do IKMR Brasil. Como você pensa em utilizar sua imagem para ajudar causas sociais?

– Me sinto emocionada e muito feliz por integrar uma corrente social tão nobre. A instituição faz um trabalho incrível com crianças refugiadas e eu acho maravilhoso poder usar minha imagem para valorizar isso. Adoro fazer trabalhos sociais e espero que de alguma forma possa continuar contribuindo para outras causas.

Agora que as gravações de Poliana Moça acabaram, você já está com algum projeto a caminho? Qual?

– Muitas novidades vindo aí! Estou ansiosa para poder falar e divulgar, mas, por conta dos contratos, eu ainda não posso. Por enquanto, o que posso adiantar é a estreia do filme “Conversando com Einstein”, que deve chegar aos cinema em breve! É meu segundo longa e estou super ansiosa para que todos vejam o resultado. Minha personagem é a Maria e eu me apaixonei por ela nas gravações. É minha primeira vilã, algo totalmente diferente do que já fiz.

Mesmo com apenas 15 anos, você se mostrou bem madura para a sua idade. Poderia nos passar algumas dicas de como conciliar a vida profissional com a pessoal?

– Acho que sempre tive um equilíbrio muito saudável com isso e quem me ajuda a manter esse ritmo é a minha família, que me dá um apoio muito grande. Não tenho do que reclamar. Jamais diria que perdi minha infância enquanto estava gravando novela, por exemplo. Pelo contrário, sinto que ganhei muito com tudo isso.

Saiba o que está rolando na TV e no mundo dos Famosos:

+ BBB 23: Última eliminada, Larissa revela com qual participante não quer contato fora do jogo

+ No chuveiro, Virginia rebola só de fio-dental ao som da nova música de Zé Felipe

+ Fuzuê: Arthur Aguiar ou Chay Suede? Ator de ‘Rebelde’ é cotado para nova novela da Globo