BBB21: Deputado denuncia participantes do reality por intolerância religiosa e Polícia abre inquérito
A Decradi (Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância) instaurou inquérito para investigar caso de intolerância religiosa no BBB21.
O deputado estadual Átila Nunes (MDB-RJ) abriu uma denúncia contra Nego Di, Projota, Lumena e Karol Conká ao Ministério Público do Rio de Janeiro, afirmando que os quatro confinados haviam praticado o crime. De acordo com a Polícia Civil, imagens do programa serão solicitadas para análise.
O quarteto teria zombado de uma entidade religiosa de matriz africana e atrelado cunho sexual a ela.
“Não me restou outra opção do que encaminhar uma denúncia ao Ministério Público dos participantes do BBB Nego Di, Projota, Karol Conká e Lumena por vilipêndio religioso, crime caracterizado no Código Penal. E pedir à DECRADI [Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância] para requisitar as gravações”, escreveu o político em suas redes sociais nesta quinta-feira (11).
O ARTIGO 208 DO CÓDIGO PENAL
Esta é a cópia da representação que fiz ao Ministério Público (MP-RJ), com cópia à DECRADI (Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância) denunciando os quatro participantes do Big Brother Brasil, Nego Di, Projota, Karol Conká e Lumena pic.twitter.com/ZhLVAzYshd
— Átila Nunes (@depatilanunes) February 11, 2021
“As referências extremamente ofensivas acompanhadas de chacotas dos quatro participantes a uma entidade das religiões de matrizes africanas estimulam o preconceito e os ataques à Umbanda e ao Candomblé. Dificilmente eles se refeririam dessa forma a Nossa Senhora ou à Bíblia”, completou na publicação.
Em uma outra publicação o deputado descreve a cena em que o ato acontece: “‘Eu xangôzei’, disse o humorista (Nego Di), arrancado gargalhadas dos colegas. ‘Cheguei a xangôzar no quarto, véi’, completou. Depois, foi a vez de Karol Conká fazer o deboche. ‘Você falando é muito engraçado'”.
E completou: “‘Eu chamei Xangô, véi’, disse a rapper, imitando os trejeitos de Lumena. Apesar de estarem ridicularizando uma religião de matriz africana, Lumena caiu na gargalhada e ainda lembrou uma conversa que teve com Lucas. ‘Eu xangozei. Eu estou pelo certo com meu orixá, você está pelo errado. Ele está te abandonando’, disse a baiana”.
Já o deputado Anderson Moraes (PSL-RJ) apresentou uma notícia-crime contra a participante Lumena, também na Decradi, a acusando de praticar “racismo contra pessoas brancas”. A Delegacia confirmou a presença do deputado. Leia Mais.
MAIS DE BBB21:
BBB21: Música de Chico César viraliza na web após ser cantada por Juliette
BBB21: Após fala polêmica de Nego Di, equipe de Carla Diaz pede respeito