WhatsApp está sendo usado como parte de um golpe para vagas de emprego em Curitiba (PR)

Os candidatos acabam acreditando nas falsas vagas e cursos de capacitação

Por: Adriane Garotti | 10 abril - 18:57

Uma reportagem publicada pelo jornal Plural, mostrou que um golpe de WhatsApp está acontecendo na cidade de Curitiba (PR) nos últimos meses. De acordo com as informações, os indivíduos utilizam o aplicativo de troca de mensagens rápidas para fazer o contato com a vítima que acabou de acreditar que conseguiu a tão sonhada vaga de emprego.

Tudo começa através de falsas publicações de vagas, através de grupos no aplicativo ou de sites oficiais das empresas, que tentam ser bem discretas e pontuais no mundo digital, porém todas possuem grandes reclamações no site Reclame Aqui. 

Aplicativos abertos no celular

(Foto: Reprodução/Pixabay)

Após a vítima se inscrever em determinada oportunidade de emprego, o grupo golpista faz contato através do email ou pelo próprio WhatsApp informando o resultado, mas existe um porém, eles afirmam que é necessário que a vítima realize um curso preparatório para poder iniciar na vaga. 

Em alguns casos, pessoas que já são capacitadas e com anos de experiência na área, também são informadas sobre a necessidade de pagar por um curso antes de começar a trabalhar. É nesse momento que o golpe acontece, os indivíduos cobram valores em torno de R$ 50,00 a R$ 180,00 para o cadastramento no curso falso. Após a vítima realizar o pagamento, todo o esquema de roubo é concluído e a pessoa acaba sem o curso e a vaga de emprego falsa. 

Até o momento da reportagem divulgada pelo jornal Plural, algumas vítimas haviam realizado o boletim de ocorrência, porém nenhuma autoridade comentou sobre o caso dos golpes no aplicativo WhatsApp.

Fonte: jornal Plural

LEIA MAIS:

Procon-SP notifica Facebook para uma reunião sobre a nova política de privacidade do WhatsApp

Instituto de Defesa do Consumidor questiona nova política de privacidade do WhatsApp

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo: