Veja como pedir o selo de conta verificada no Twitter

Plataforma voltou a permitir que todos os usuários se inscrevam para a verificação, agora, com regras mais transparentes

Por: Gabriel Figueiredo Monteiro. | 21 maio - 15:17

Finalmente, os formulários de verificação de contas voltaram às mãos dos usuários do Twitter. Com uma nova metodologia de análises que promete ser mais transparente, a rede social retoma atividade pausada desde 2017, quando a possibilidade de solicitar o famoso selo azul foi tirada do Ar.

Inicialmente, a verificação só estará disponível para os seguintes grupos:

  • Governo e poder público
  • Empresas, marcas e organizações
  • Veículos de imprensa e jornalistas
  • Entretenimento
  • Esportes e jogos
  • Ativistas, organizações e outros indivíduos influentes

O usuário terá de atender a todos os requisitos básicos necessários como perfil completamente configurado, 12 meses sem punições na rede social e conta ativa nos últimos seis meses.

Para começar o requerimento é necessário entrar no menu da rede social e selecionar a opção “Configuração e Privacidade”. Dentro dessa aba, será incluída uma nova opção para “Verificar Conta”.

Captura de tela do aplicativo do Twitter

Foto: reprodução/Twitter

Ao clicar na nova opção, o usuário deverá selecionar qual dos grupos acima mencionados o perfil integra. Cada um deles terá regras específicas, mas, no geral, a rede pedirá uma pequena descrição do perfil e o envio de documentos que provem sua identidade.

Após essa etapa de confirmação, a plataforma exigirá comprovação da ligação da conta com veículos de imprensa, governos ou organizações. As opções apresentadas são: foto de documento oficial, um e-mail oficial com domínio relevante à categoria escolhida, ou o link de um site oficial que mencione diretamente a conta da rede social.

Captura de tela do aplicativo do Twitter

Foto: reprodução/Twitter

Após finalizado e enviado o requerimento, a resposta será encaminhada para o e-mail cadastrado em até quatro semanas. Caso negativa, o usuário poderá tentar novamente após 30 dias. A quantidade de requerimentos por usuário é ilimitada.

Segundo o Twitter, a verificação é feita por moderadores humanos com um pequeno auxílio de ferramentas automatizadas e algoritmos.  O método é o mesmo que era utilizado antes de o recurso sair do ar.

Veja também:

Twitter libera formulário de verificação de conta para todos os usuários

#EuMeCuido: redes sociais se reúnem em ação inédita de prevenção contra COVID-19

Rumor aponta versão paga do Twitter com assinatura de U$ 2,99 por mês

Twitter melhora recorte de imagens no Feed para IOS e Android

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo: