Twitter libera formulário de verificação de conta para todos os usuários

Após três anos de congelamento, plataforma retoma a verificação com regras mais transparentes

Por: Gabriel Figueiredo Monteiro. | 21 maio - 15:21

Depois de mais de três anos fora do ar, os formulários para verificação de contas do Twitter finalmente retornam à plataforma nesta quinta-feira (20).

Segundo a empresa, os formulários foram retrabalhados para dar mais transparência ao processo de verificação de contas. O Twitter diz que o famoso “Selinho azul” é importante para ajudar seus usuários a reconhecerem a autenticidade de contas de “alto interesse público”.

Para isso, o Twitter estipulou novas regras e dividiu aqueles que podem conseguir o benefício nas seguintes categorias:

  • Governo e poder público
  • Empresas, marcas e organizações
  • Veículos de imprensa e jornalistas
  • Entretenimento
  • Esportes e jogos
  • Ativistas, organizações e outros indivíduos influentes

Cada uma dessas categorias tem seus próprios critérios para verificação, mas todas seguem uma mesma regra geral. A conta deve estar ativa nos últimos seis meses e completa com: nome, foto, imagem de capa e endereço de e-mail ou número de telefone confirmados.

O usuário também não pode ter sofrido nenhum tipo de punição do Twitter nos últimos 12 meses por ter descumprido as regras da comunidade.

Além das citadas anteriormente, a empresa confirmou que a plataforma deve receber novas categorias elegíveis para a verificação nos próximos meses. O texto publicado menciona cientistas, acadêmicos e líderes religiosos como os próximos a receberem o benefício.

O formulário está sendo liberado aos poucos para os usuários de todo o mundo. Para checar se já está disponível, basta entrar na aba “Configurações e Privacidade” e procurar pela opção “Verificar conta”. A rede social alerta que o recurso deve demorar algumas semanas para chegar a todos os usuários.

Para tentar aqueles interessados no benefício, a redação da Metropolitana FM preparou um passo a passo de como submeter contas à verificação na plataforma.

Os requerimentos para verificação de contas estavam suspensos desde novembro de 2017, quando a plataforma foi acusada de conceder o selo a supremacistas brancos. Desde então, perfis eram verificados por iniciativa da própria rede por métodos pouco transparentes com os usuários.

Veja também:

Veja como pedir o selo de conta verificada no Twitter

Rumor aponta versão paga do Twitter com assinatura de U$ 2,99 por mês

Twitter melhora recorte de imagens no Feed para IOS e Android

Índia pede que Twitter remova posts que criticam o governo em relação à pandemia de COVID-19

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo: