TikTok adiciona legendas automáticas aos vídeos com objetivo de inclusão as pessoas com deficiência auditiva

Os primeiros lançamentos do recurso são com idiomas em inglês americano e japonês

Por: Aline Rocha Lemos | 06 abril - 12:28

TikTok, é um aplicativo de mídia para criar e compartilhar vídeos curtos, que está cada vez mais popular no Brasil e em diversos países, nele existe diversos vídeos que os usuários podem reproduzir, fazendo um remix, e você pode duetar reproduções de vídeos. Com isso, para uma inclusão social em que a maioria da população possa participar do aplicativo e entender de fato os vídeos que são produzidos e postados, o aplicativo irá disponibilizar legendas automáticas a todos os vídeos.

Os criadores do TikTok poderão adicionar legendas geradas automaticamente, a medida que o aplicativo se torna cada vez mais acessível. A opção de legendas aparecerá assim que for gravado ou enviado. De início, o recurso está disponível apenas no inglês americano e japonês, mas a companhia planeja adicionar demais idiomas nos próximos meses, afirma porta voz do TikTok.

TikTok adiciona novo recurso a sua plataforma para pessoas com deficiência auditiva

Imagem: Divulgação/TikTok

O maior objetivo é adicionar pessoas com deficiência auditiva ou surda no aplicativo também, para que eles possam interagir e participar dos vídeos, compreendendo tudo. Uma caixa de diálogo do TikTok diz que o recurso é útil para qualquer pessoa que assista a vídeos “quando for difícil ou inconveniente para ouvir o áudio.”

Diversas plataformas estão adicionando os serviços a seus softwares para tornar o conteúdo mais acessível, o Google incorporou o recurso ao Chrome, permitindo gerar legendas para o áudio reproduzido pelo navegador, o sistema Live Caption da empresa também está disponível como um recurso de todo o sistema para dispositivos Android selecionados, serviços de chat nos aplicativos Zoom e Google Meet, podem gerar legendas automaticamente durante as chamadas, e o Instagram também está testando um recurso semelhante para seus vídeos, afirma The Verge.

No entanto, o recurso do TikTok já está disponível, porém com restrições de legendas, mas a empresa confirma que logo estará disponível em diversos idiomas.

LEIA MAIS:

EUA: Youtube lança rival do TikTok, o Youtube Shorts

TikTok planeja disponibilizar grupos de bate-papo

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo: