Spotify vai dedicar espaço para dar visibilidade aos podcasts

Os novos “charts” vão apresentar categorias, região e os últimos lançamentos mais escutados

Por: Adriane Garotti | 14 abril - 19:10

O Spotify anunciou que, a partir de agora, terá um local em sua plataforma destinado exclusivamente aos podcasts que estão inseridos no serviço de streaming de música. Os novos “charts” serão capazes de proporcionar uma busca mais direcionada e dar visibilidade aos principais lançamentos de conteúdo de áudios. 

As divisões dessa nova “aba” dentro do Spotify vão apresentar os principais podcasts por região, estilos, os mais escutados pelas pessoas e diversos assuntos – como culinária, música, esporte, política e muitas outras categorias. O novo recurso já está disponível para o Brasil, Alemanha, Reino Unido, Austrália, México e Suécia a partir desta quarta-feira (14).

Parte dos podcasts aberta no spotify

(Foto: Divulgação/Spotify)

O Spotify também acaba entrando em uma disputa por um lugar nesse mercado de podcasts que só está crescendo nos últimos anos. Uma das principais concorrentes, a Apple Podcasts, já possui uma forma de categorizar esse conteúdo de áudio e dar especificações necessárias para facilitar a navegação dos ouvintes. 

Outro ponto positivo nessa proposta da plataforma de streaming é fazer com que mais produtores de podcasts comecem a ter interesse em disponibilizar seus conteúdos no Spotify. A partir do momento que a visibilidade é garantida pela marca, muitos autores vão ver a possibilidade de divulgação dentro do Spotify. “O Spotify quer facilitar que podcasters façam dinheiro do seu trabalho”, disse a empresa. 

Como vai funcionar

Esses “charts” vão estar na seção “Top podcasts por categoria”. Lá vai ser possível observar cada uma das listas disponíveis e categorizadas previamente pela plataforma. Também vai ser possível ter acesso a categorias de outros países, o que facilita esse processo de imersão dos ouvintes em outros idiomas e culturas.

“Os charts são um passo à frente para uma indústria que coloca podcasters em primeiro lugar — criativa e financeiramente. Quanto mais forem encontrados, maior o potencial de monetização e melhores oportunidades para anunciantes”, comentou o Spotify no lançamento da novidade.

LEIA MAIS:

Spotify lança recurso de comando de voz “Ei Spotify”

Spotify lança novo recurso que traz playlists personalizadas

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:


Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você