Procon-SP notifica Facebook por vazamento de dados de usuários

Segundo a revista Business Insider, dados de mais de 500 milhões de pessoas do mundo inteiro foram parar em fóruns de hackers

Por: Gabrielle Gonçalves | 06 abril - 19:39

O Procon-SP notificou o Facebook pelo vazamento de dados de mais de 500 milhões de usuários do mundo inteiro. Só no Brasil, foram 8 milhões de pessoas que tiveram suas informações expostas em fóruns de hackers. Esses dados incluem número de telefone, nome completo, data de nascimento e, no caso de algumas contas, endereço de e-mail.

(Foto: Reprodução/Reuters)

A rede social deverá confirmar ao Procon-SP se a informação do vazamento é verdadeira e, se sim, explicar quais os motivos que o desencadearam. O órgão também pede que o Facebook detalhe qual a finalidade e a base legal para o tratamento de dados dos brasileiros e como obtém o consentimento para acesso a eles.

Além disso, a empresa terá que informar quais as medidas adotadas para cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados, sobre a política de descarte dessas informações e o tempo de armazenamento delas. Se confirmado o incidente, o Facebook deverá esclarecer o que foi feito para contê-lo e o que pretende fazer para reparar os danos e evitar que isso ocorra novamente.

O Procon-SP deu até a próxima sexta-feira, 9 de Abril, para que o Facebook responda à notificação. Caso contrário, a empresa de Mark Zuckerberg poderá vir a ser multada.

LEIA MAIS:

Vazam dados pessoais de meio bilhão de usuários do Facebook

LG é notificada pelo Procon-SP sobre o fim da fabricação de smartphones

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

Deixe seu comentário

BOMBOU!

Recomendadas para você